Colton Herta (Andretti Global) venceu o GP de Toronto, no Exhibition Place, 12ª etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória no ano, e a primeira desde 2022, no Traçado misto do Indianápolis Motor Speedway. Kyle Kirkwood completou a dobradinha da Andretti Global. O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) fechou o pódio.
Em uma prova com muitos acidentes, incluindo uma bandeira vermelha, Herta alinhou na pole e liderou 81, das 85 voltas disputadas. Vencendo com 0s3469 de vantagem sobre Kirkwood. Dixon foi o terceiro.
Líder do campeonato o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing) terminou em quarto, seguido pelo neozelandes Marcus Armstrong (Chip Ganassi Racing) e o norte-americano David Malukas (Meyer Shank Racing).
A Penske fez uma prova para esquecer. O norte-americano Josef Newgarden terminou na 11ª posição, seguido pelo australiano Will Power, que recebeu um drive-though nas voltas finais, por um contato evitável com o parceiro de equipe, o neozelandês Scott McLaughlin, que terminou a prova no muro. E saiu muito irritado com Power, chegando a ir para a beira de pista, aplaudir o australiano, quando ele passou.
O mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren) provocou o maior acidente da prova, após rodar na curva 2, na 73ª volta. O carro ficou atravessado na curva, iniciando uma sucessão de batidas. Logo após o brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan Racing) passar por cima do bico do carro de O’Ward, o norte-americano Santino Ferrucci (A.J.Foyt Racing) também passou, sendo catapultado em direção ao muro, não caindo sobre as arvores devido a tela de proteção. O carro voou em direção ao carro de Fittipaldi, e caiu de cabeça para baixo. A equipe de resgate desvirou o carro com cuidado, com Ferrucci saindo ileso, assim como os demais envolvidos no acidente. Que espalhou destroços pela pista, provocando a bandeira vermelha.
Palou lidera o campeonato com 411 pontos, seguido por Power com 362 e Dixon com 358.
A próxima etapa acontece no dia 17 de agosto, no World Wide Technology.
Final:
1 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 85 voltas
2 – Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 0″3469
3 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 0″968
4 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 1″6911
5 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Ganassi – 2″7719
6 – David Malukas (Dallara-Honda) – MSR – 3″0853
7 – Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 3″8925
8 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 4″6346
9 – Romain Grosjean (Dallara-Chevy) – Juncos Hollinger – 5″6537
10 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 6″1456
11 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 10″4924
12 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 11″5555
13 – Linus Lundqvist (Dallara-Honda) – Ganassi – 1 volta
14 – Theo Pourchaire (Dallara-Chevy) – McLaren – 1 volta
15 – Toby Sowery (Dallara-Honda) – Coyne – 1 volta
Abandono:
Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 77 voltas
Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 73
Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Andretti – 73
Pietro Fittipaldi (Dallara-Honda) – RLL -73
Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 73
Nolan Siegel (Dallara-Honda) – McLaren – 73
Kyffin Simpson (Dallara-Honda) – Ganassi – 67
Felix Rosenqvist (Dallara-Honda) – MSR – 64
Hunter McElrea (Dallara-Honda) – Coyne – 58
Sting Ray Robb (Dallara-Chevy) – Foyt – 14
Agustin Canapino (Dallara-Chevy) – Juncos Hollinger – 5
Christian Rasmussen (Dallara-Chevy) – ECR – 1
Campeonato:
- Palou 411; 2. Power 362; 3. Dixon 358; 4. Herta 354; 5. O’Ward 340.