Fórmula-1: Magnussen deixará a Haas quando o contrato expirar no final da temporada de 2024

Kevin Magnussen deixará sua vaga na Haas quando o contrato do dinamarquês expirar no final da temporada – embora o chefe Ayao Komatsu diga que espera que eles possam “encontrar uma maneira de continuar trabalhando juntos de alguma forma”.

Magnussen está atualmente em sua sétima temporada com a Haas, dividida em duas passagens (2017-2020 e 2022-2024), e marcou cinco pontos contra os 22 do companheiro de equipe Nico Hulkenberg nesta temporada.

O ex-piloto da McLaren e da Renault garantiu o nono lugar na classificação da Haas em 2018, o melhor de sua carreira, quando marcou pontos em 11 das 21 corridas daquela temporada, com a equipe americana terminando em quinto lugar no campeonato de construtores.

Poucas semanas depois de Haas anunciar que Ollie Bearman faria sua estreia em tempo integral com a equipe em 2025, e na véspera do Grande Prêmio da Hungria em Budapeste, eles revelaram que Magnussen não será seu parceiro.

Fontes dizem que Esteban Ocon é o favorito para se juntar à equipe – embora Haas não tenha feito referência aos seus planos para o segundo lugar.

“Gostaria de agradecer a Kevin por tudo que ele nos deu como equipe – dentro e fora da pista”, disse Komatsu. “Ele realmente tem sido a base da nossa formação de pilotos ao longo dos anos. Ninguém fez mais corridas para nós e tivemos alguns destaques memoráveis ​​juntos – entre eles um notável quinto lugar no Grande Prêmio do Bahrein em 2022, quando Kevin voltou para iniciar sua segunda passagem pela equipe.

“Ele não esperava pilotar um carro de Fórmula 1 naquele fim de semana, mas teve um desempenho notável que foi um tremendo impulso para toda a organização e mais uma vez mostrou seus próprios talentos ao volante.”

Ele acrescentou: “Há muitas corridas pela frente este ano, então estou ansioso para ver o que mais podemos alcançar com Kevin enquanto avançamos juntos no campeonato.

“Além disso, e com o relacionamento especial de Kevin com a equipe, espero que possamos encontrar uma maneira de continuar trabalhando juntos de alguma forma.

“Esperamos que possamos definir isso num futuro próximo, mas a sua vasta experiência na Fórmula 1 e o conhecimento das nossas operações de trabalho são, sem dúvida, de valor no nosso crescimento e desenvolvimento contínuos.”

Se Magnussen assumir tal função, isso sugeriria que ele não continuaria a correr na Fórmula 1 – mas poderia competir em outra série de corridas.

“Gostaria de estender os meus agradecimentos a todos da MoneyGram Haas F1 Team – estou orgulhoso de ter corrido por uma equipe tão grande nos últimos anos”, disse Magnussen.

“Em particular, gostaria de agradecer a Gene Haas pelo seu compromisso comigo, nomeadamente por me trazer de volta mais uma vez em 2022, quando pensei, pelo menos naquela altura, que o meu tempo na Fórmula 1 tinha terminado. Vivi ótimos momentos com esta equipe – memórias que nunca esquecerei.

“Embora esteja ansioso pelo próximo capítulo da minha carreira de piloto, continuo totalmente focado em dar tudo o que tenho pelo resto de 2024 com a MoneyGram Haas F1 Team.”