A estrela da F2, Ollie Bearman, foi promovida à F1 com a Haas em 2025
O júnior da Ferrari, Ollie Bearman, garantiu uma vaga em tempo integral na Fórmula 1 a partir de 2025, depois de fechar um contrato de vários anos com a equipe americana Haas.
O jovem de 19 anos impressionou o mundo da Fórmula 1 quando substituiu Carlos Sainz, que estava doente, na Ferrari, na Arábia Saudita. O britânico marcou pontos na estreia com uma excelente campanha para o sétimo lugar.
Bearman está atualmente competindo na F2 com a PREMA e conquistou sua primeira vitória da temporada e a quarta de sua carreira no último fim de semana na Áustria, na Sprint Race.
Ele combina essas funções com seu papel como piloto reserva da Haas e da Ferrari na Fórmula 1. Ele também está completando seis participações no FP1 com a Haas este ano, a terceira das quais será neste fim de semana em Silverstone.
“É difícil expressar em palavras o quanto isso significa para mim”, disse Bearman. “Dizer em voz alta que serei piloto de Fórmula 1 da Haas F1 Team me deixa imensamente orgulhoso.
“Ser uma das poucas pessoas que consegue fazer aquilo que sonhava quando criança é algo realmente incrível. Ao Gene [Haas, proprietário da equipe], Ayao [Komatsu, chefe da equipe Haas] e a todos na Haas, obrigado por acreditarem em mim e por confiarem em mim para representar sua equipe.
“Gostei muito de trabalhar com todos desde a primeira vez que nos conhecemos no México e mal posso esperar para aproveitar este momento com eles e espero que muitos mais no futuro.
“[Para] todos da Scuderia Ferrari Driver Academy, simplesmente, eu não estaria aqui sem vocês. Obrigado por me preparar desde a F4 para esta oportunidade incrível e sei que darei tudo o que tenho.”
O chefe da equipe Haas, Komatsu, acrescentou: “É emocionante poder dar a um jovem piloto tão talentoso como Oliver Bearman seu primeiro lugar em tempo integral na Fórmula 1.
“Ele se tornou um piloto incrivelmente maduro sob a orientação da Scuderia Ferrari Driver Academy e o mundo viu isso quando ele foi chamado no último minuto para competir no Grande Prêmio da Arábia Saudita.
“Oliver provou que estava mais do que pronto para a tarefa, e vimos isso por nós mesmos rodando-o nos carros Haas em nossas sessões de FP1 nas últimas duas temporadas.
“Estamos ansiosos por desenvolvê-lo ainda mais como piloto e colher os benefícios do seu talento – tanto dentro como fora do carro.
“Oliver é um cara legal e uma adição muito bem-vinda à equipe quando se junta a nós nos finais de semana de TL1. Agora sabemos que o relacionamento será de longo prazo, é algo positivo para todos os envolvidos.”
Com Nico Hulkenberg partindo para a Sauber/Audi no próximo ano e o contrato de Kevin Magnussen expirando no final de 2024, isso deixa uma vaga ainda em disputa na Haas.
Esteban Ocon, da Alpine, é um dos principais candidatos ao assento, com Valtteri Bottas, da Sauber, também considerado sob consideração. Magnussen também pode lutar para manter seu lugar se conseguir repetir consistentemente desempenhos como o da Áustria, onde terminou em oitavo lugar.
Fonte: F1