Daniel Ricciardo estava cheio de sorrisos após marcar seus primeiros pontos em um Grande Prêmio de 2024, em uma corrida cheia de ação, com mudanças de condições de pista de molhada para seca, no Circuito Gilles Villeneuve no domingo, dizendo que ele “precisava disso” após um início difícil de temporada.
Ricciardo foi consistentemente superado por seu companheiro de equipe da RB, Yuki Tsunoda, nas primeiras etapas da temporada, com um dos poucos destaques para o australiano sendo uma corrida até a quarta posição nas sessões de qualificação e corrida Sprint em Miami.
No entanto, muito trabalho duro nos bastidores valeu a pena no Canadá, onde Ricciardo mostrou um ritmo forte ao longo do fim de semana, qualificando-se em quinto e terminando em oitavo – adicionando à pontuação da RB na sexta posição no campeonato de construtores.
Isso apesar de receber uma penalidade de cinco segundos por uma largada queimada e cair das posições que davam pontos em uma corrida frenética que começou em condições de pista molhada e eventualmente terminou em pista seca, com vários outros momentos de chuva ao longo da prova.
Questionado sobre o resultado e se foi agridoce terminar em oitavo após largar em quinto, Ricciardo começou: “Sim, eu diria isso. Um pouco de alívio no final por voltar aos pontos – por um tempo, caímos fora.”
“Por alguns motivos… Foi estranho, porque fui informado de que tinha uma penalidade de cinco segundos por uma largada queimada, mas sei que não pulei os sinais, então fiquei um pouco confuso.”
“Obviamente questionei isso, mas depois me lembrei… Sinto que quando estava encontrando as rotações para a largada, senti que – e estou observando os sinais – talvez o carro estivesse se movendo. Talvez a embreagem ou algo assim.”
“Isso obviamente foi um pequeno retrocesso e então, quando paramos para colocar um pneu intermediário, perdemos algumas posições para os carros que permaneceram na pista, e então realmente não conseguimos tirar muito proveito daquele novo pneu intermediário.”
“A corrida estava meio que escapando de nós e, à medida que secava no final, conseguimos ultrapassar alguns carros. Estou feliz por terminar com quatro pontos e conseguir isso. Nunca seria perfeito, essas condições são tão difíceis de acertar para todos.”
“Obviamente, continuaremos tentando melhorar, mas acho que, em geral, para uma corrida assim, saímos com alguns pontos. No geral, um fim de semana bastante bom do começo ao fim e não vou reclamar – definitivamente foi bom.”
Ao ser questionado se foi seu fim de semana mais limpo e completo da temporada até agora, Ricciardo admitiu que o desempenho serve como um impulso de confiança para as próximas corridas – enquanto também rebateu algumas críticas.
“Tem sido bom,” refletiu. “Sinto que esses fins de semana às vezes são os mais difíceis, especialmente quando as coisas não estão indo tão bem ou você está sem impulso. Tivemos todas as condições neste fim de semana.”
“Foi bom, do começo ao fim, manter o carro na pista, manter constante, manter suave. Precisávamos disso, claro que eu precisava. Não direi mais nada para os outros! Está bem, vamos manter isso quieto. Estou feliz.”
Tsunoda também estava na disputa para marcar pontos nas condições difíceis e mistas, mas um erro na chicane das Curvas 8/9 nas etapas finais fez com que ele deslizasse para fora da pista e caísse na ordem – o piloto recentemente renovado terminou em 14º lugar.