Fórmula-1: Russell lamenta ‘oportunidade perdida’ no Canadá, mas celebra o primeiro pódio da Mercedes na temporada

George Russell ficou desapontado ao perder posições no Grande Prêmio do Canadá, passando de líder para cruzar a linha na terceira posição. No entanto, o britânico também celebrou o progresso demonstrado pela Mercedes em um fim de semana forte para a equipe.

Após começar da pole position pela segunda vez em sua carreira, Russell fez uma boa largada e manteve a P1 no segmento inicial da corrida. No entanto, ele foi logo ultrapassado por um rápido Lando Norris e, em seguida, perdeu uma posição para Max Verstappen devido às condições variáveis da pista.

Enquanto cometeu alguns erros e enfrentou batalhas ao longo do caminho com Oscar Piastri – além de um duelo no final da corrida com o companheiro de equipe Lewis Hamilton – Russell acabou conquistando o terceiro lugar, marcando o primeiro pódio dele e da Mercedes na temporada. Apesar disso, o jovem de 26 anos teve emoções mistas ao refletir sobre sua tarde movimentada.

“Parece que foi uma oportunidade perdida, para ser honesto,” comentou Russell após a corrida. “Fomos realmente rápidos no início da corrida com os pneus intermediários, e então, obviamente, Lando veio muito rápido e depois mudamos para os slicks.”

“[Eu] cometi alguns erros lá fora apenas empurrando os limites, paguei o preço por isso, mas, no entanto, primeiro pódio do ano. Tivemos um carro realmente rápido este fim de semana, e estar de volta à disputa pela vitória foi realmente divertido.”

“É disso que se trata a Fórmula 1 e é por isso que corremos.”

Com Verstappen mantendo a liderança na segunda metade da corrida, Russell conseguiu retomar a P2 de Norris após a segunda parada nos boxes, antes de um erro permitir que o McLaren passasse novamente.

Questionado se, antes do seu erro, ele sentia que poderia haver uma oportunidade de alcançar Verstappen, Russell respondeu: “Acho que sim. Tivemos o ritmo. Max estava muito forte naquele ponto da corrida, mas quando colocamos os médios no final, fomos realmente, realmente rápidos.”

“Acho que aquele erro com o Oscar, quando tentei ultrapassá-lo [e] perdi a posição para o Lewis, nos custou pelo menos a P2 e talvez pudéssemos ter lutado com o Max mais tarde na corrida.”

“Mas vamos levar todos os pontos positivos deste fim de semana – primeiro pódio, primeira pole position do ano, e é emocionante seguir em frente.”

A disputa de Russell com Piastri resultou em ambos sendo chamados aos comissários após a corrida. Dando sua opinião sobre a luta – e sua batalha com Hamilton – o piloto da Silver Arrows disse: “Foi bem apertado lá fora com o Oscar, e depois com o Lewis no final também.”

“Acho que foi uma corrida dura e justa. É muito difícil quando há apenas uma linha seca, então você tem que ser comprometido e confiar nos seus rivais.”