Fórmula-1: FIA revela os regulamentos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 para 2026 e além

O órgão dirigente da Fórmula 1, a FIA, revelou o conjunto de regulamentos “ágeis, competitivos, mais seguros e mais sustentáveis” que definirão o esporte a partir de 2026.

Os regulamentos aerodinâmicos revistos funcionarão em conjunto com as novas regras para unidades de potência, que incluem o aumento da potência da bateria e a utilização de combustíveis 100% sustentáveis.

A partir de 2026 a Fórmula 1 terá:

Carros mais ágeis, 30 kg mais leves e, portanto, mais capazes de lutar na pista

Uma unidade de potência redesenhada com maior potência da bateria e uma divisão uniforme entre motor de combustão interna e energia elétrica, além do uso de combustíveis 100% sustentáveis

Aerodinâmica ativa na forma de asas dianteiras e traseiras móveis para permitir corridas mais próximas

Maiores oportunidades de ultrapassagem através da introdução de um novo sistema que dá aos condutores uma pequena dose adicional de energia da bateria quando estão a um segundo do carro da frente

Maior segurança através de estruturas mais fortes e testes ainda mais difíceis

Compromisso de um número recorde de seis fabricantes de unidades de potência

Os regulamentos técnicos revisados ​​foram estabelecidos pela FIA, abrindo caminho para que sejam revelados em Montreal, antes do Grande Prêmio do Canadá deste fim de semana.

Os regulamentos de 2026 devem agora ser ratificados pelo Conselho Mundial do Automobilismo em 28 de junho.

O Diretor Técnico de Monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, disse: “Com este conjunto de regulamentos a FIA procurou desenvolver uma nova geração de carros que estejam totalmente em contato com o DNA da Fórmula 1 – carros que são leves, extremamente rápidos e ágeis, mas que também permanece na vanguarda da tecnologia e, para o conseguir, trabalhámos no que chamamos de conceito de “carro ágil”.

“No centro dessa visão está uma unidade de energia redesenhada que apresenta uma divisão mais uniforme entre a energia derivada do elemento de combustão interna e a energia elétrica. Do lado do chassis conseguimos reduzir o tamanho e o peso do carro em 30kg, resultando num carro muito mais dinâmico. Além disso, estamos introduzindo dois novos recursos interessantes para melhorar as corridas – a aerodinâmica ativa para obter um arrasto muito baixo nas retas e o sistema Manual Override que fornecerá aos pilotos uma explosão de energia da bateria sob demanda quando estiverem próximos o suficiente do carro à sua frente. .

“Mais leves, mais potentes e mais focados nas habilidades dos pilotos, os Regulamentos Técnicos da Fórmula 1 da FIA 2026 foram projetados para proporcionar corridas mais próximas entre os pilotos, aumentar a competição entre as equipes e melhorar o espetáculo. Além disso, optámos por uma componente elétrica mais elevada da unidade de potência, um carro mais eficiente em geral e combustíveis totalmente sustentáveis, como parte do nosso esforço em direção a um futuro mais sustentável para o nosso desporto.”

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse: “Hoje, a FIA está definindo um futuro extremamente emocionante para o auge do automobilismo com o lançamento de um novo conjunto abrangente de regulamentos para o Campeonato FIA de Fórmula 1 de 2026 e além.

“Após a publicação dos regulamentos das unidades de potência de 2026, há dois anos, aproveitamos a oportunidade para redefinir os regulamentos do chassi para atender aos requisitos de energia das novas unidades de potência. Colaborar com os nossos parceiros na Fórmula 1 e com a assistência das 10 equipas do desporto e de todos os nossos stakeholders representa uma revisão única que garantirá que o nosso campeonato principal seja ainda mais relevante para o que está a acontecer no mundo.

“Os regulamentos das unidades de potência já resultaram no comprometimento de um número recorde de fabricantes de PU com o esporte. E agora, em conjunto com os regulamentos de chassis que prevêem carros mais leves e ágeis com soluções aerodinâmicas inovadoras, criámos um conjunto de regulamentos concebidos não só para melhorar as corridas, mas também para tornar o campeonato ainda mais atraente para os fabricantes de PU, OEMs e existentes. concorrentes.

“As principais características dos Regulamentos da F1 de 2026 são tecnologia avançada, de sustentabilidade e segurança. Nosso objetivo, juntamente com a Fórmula 1, era produzir um carro adequado para o futuro da categoria de elite do esporte. Acreditamos que alcançamos esse objetivo.”

Unidades de potência configuradas para fornecer mais potência

Embora a potência da unidade híbrida tenha caído de 550-560 kW para 400 kW, o elemento da bateria aumentou significativamente de 120 kW para 350 kW – um aumento de quase 300% na energia elétrica.

A quantidade de energia que pode ser recuperada durante a fase de travagem é duplicada para 8,5 MJ por volta.

Os novos regulamentos levaram a compromissos dos fornecedores existentes Ferrari, Mercedes e Renault – ao mesmo tempo que aliciaram a Honda a regressar e incentivaram a chegada da Audi e da Ford, esta última entrando através de uma parceria com a Red Bull Powertrains.

Os carros serão mais leves e menores

Numa tentativa de criar uma máquina de corrida mais ágil, a distância máxima entre eixos foi reduzida em 200 mm, para 3.400 mm, enquanto a largura foi reduzida em 100 mm, para 1.900 mm.

O peso também foi reduzido, com os carros de 2026 definidos para ter um peso mínimo de 768 kg, uma queda de 30 kg em relação aos seus homólogos de 2022.

A FIA também afirma que o downforce foi reduzido em 30% e o arrasto em 55%.

O tamanho das rodas de 18 polegadas da Pirelli introduzido em 2022 permanecerá, no entanto, a largura dos pneus dianteiros com especificações de 2026 foi reduzida em 25 mm e os traseiros em 30 mm em comparação com a geração anterior de carros.

Novas inovações aerodinâmicas chegando
A FIA afirma que os carros de 2026 poderão ser alternados entre duas configurações, para minimizar o consumo de combustível ou para maximizar o desempenho nas curvas.

Serão introduzidos novos sistemas de aerodinâmica ativa, envolvendo asas dianteiras e traseiras móveis.

Isso permitirá maiores velocidades nas curvas com um ângulo de asa implantado. Menor arrasto e maior velocidade em linha reta serão possíveis quando o segundo ângulo for implantado.

Este novo sistema pode ser utilizado em zonas como as utilizadas para a actual ajuda de ultrapassagem DRS.

A pressão por maior segurança continua
A FIA revisou as regras da estrutura de impacto frontal, introduzindo um design de nariz de dois estágios para mitigar o risco de desprendimento nos impactos iniciais.

As regras de intrusão lateral também são mais rigorosas, enquanto a proteção em torno do condutor e da área da célula de combustível foi melhorada.

A sustentabilidade é um foco principal das regras de 2026
Embora os atuais motores da Fórmula 1 já sejam os mais eficientes do mundo, na F1 e na busca da FIA de atingir o Carbono Zero Líquido até 2030, os motores de 2026 funcionarão com combustíveis totalmente sustentáveis.

Haverá um maior uso de energia elétrica nas unidades de 2026 com uma mudança para uma distribuição de energia 50% elétrica e 50% térmica.

Fonte: Site oficial da F1