Depois de quatro temporadas fora, o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA retorna ao país onde tudo começou, a China, e a série de monopostos totalmente elétricos se prepara para sua primeira visita ao Circuito Internacional de Xangai para as corridas 11 e 12 de sua 10º temporada.
Depois da primeira corrida da Fórmula E há uma década nas ruas de Pequim, todos os olhos estarão voltados para os atuais 22 pilotos que irão recriar a emoção dos últimos dez anos na maior cidade da China, Xangai. Sendo a China o país líder global em mobilidade elétrica e desenvolvimento tecnológico, Xangai se tornará um destino verdadeiramente simbólico para a Fórmula E na sua décima temporada.
Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato, disse:
“É uma honra especial para a Fórmula E retornar à China pela primeira vez desde a quinta temporada, especialmente para uma cidade icônica como Xangai. O E-Prix de Xangai de 2024 é a maneira perfeita de comemorar dez anos do primeiro esporte totalmente elétrico à medida que continuamos superando os limites da mobilidade elétrica, tal como a China faz no desenvolvimento e adoção de veículos elétricos”.
“Embora a corrida em Xangai seja muito simbólica para a Fórmula E, também será um fim de semana de corrida incrível para os fãs. Há uma base de fãs apaixonada no país e mal podemos esperar que os fãs em Xangai experimentem uma experiência completamente nova em um dos locais de automobilismo mais importantes do mundo”.
Na primeira visita da Fórmula E a Xangai, entre os candidatos mais notáveis está Sébastien Buemi, que depois dos seus sucessos na Fórmula E na China, é atualmente o único piloto da grelha que já venceu duas vezes no país. Ele sem dúvida também estará ansioso para conquistar sua primeira vitória da temporada depois de subir ao pódio na Cidade do México pela Envision Racing.
Outro forte candidato é António Félix Da Costa, que há menos de duas semanas conquistou uma vitória em casa para a Tag Heuer Porsche em Berlim. Impulsionado por este sucesso recente, Da Costa abordará a corrida com confiança renovada, apesar dos desafios que enfrentou no início da temporada.
Por outro lado, a equipe chinesa, ERT Formula E Team, participa do campeonato desde a primeira temporada, e depois que o E-Prix de Misano de 2024 deu-lhes o melhor resultado em seis anos, Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara também querem impressionar na terra natal do seu time.
O GEN3 ENTRA NO ASFALTO DO CIRCUITO INTERNACIONAL DE XANGAI
Na nova incursão da Fórmula E na China, o campeonato será disputado no icônico Circuito Internacional de Xangai, uma instalação automotiva de classe mundial conhecida por seu layout único que lembra o caractere chinês “上” (shang), que significa “superior”.
Projetado para eventos de automobilismo global de alto nível, o circuito apresenta uma combinação desafiadora de retas de alta velocidade e curvas fechadas, incluindo o icônico circuito das curvas 1 e 2. Com instalações de última geração, o circuito oferece uma experiência excepcional para as equipes, mídia e espectadores.
O traçado de 3.051 km no sentido horário é uma versão abreviada do circuito tradicional de Fórmula 1, permitindo mais voltas de corrida com os recursos adicionais que compõem um emocionante E-Prix de Fórmula E. A posição de ativação do MODO ATAQUE será na parte externa da curva 2 .
Desde a sua inauguração em 2004, o circuito acolhe corridas icónicas, impulsionando significativamente o turismo e a economia local. Isto também significa que é um local familiar para alguns membros do grid da Fórmula E, já que muitos pilotos já competiram lá no passado. Com traçado modificado para carros de Fórmula E, a pista apresenta um ambiente familiar, porém exigente para as equipes no que se espera ser mais uma luta pela economia de energia até a linha de chegada.
ASSIM ESTÁ O CAMPEONATO DA 10ª TEMPORADA
À medida que a 10ª temporada se aproxima da fase final, o segundo ano da era GEN3 prova ser muito competitivo. As primeiras dez rodadas tiveram oito vencedores de corridas diferentes e onze pilotos no pódio, com sete equipes representadas entre os dez primeiros do campeonato de pilotos.
Enquanto o campeonato se prepara para as últimas seis corridas, a classificação atual é a seguinte: Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, lidera com 140 pontos, seguido de perto por Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, com 124. Estes dois pilotos são os únicos com duas vitórias cada nesta 10ª temporada. Oliver Rowland, da Nissan, com uma vitória e cinco pódios adicionais, está apenas seis pontos atrás de Wehrlein.
O campeão mundial de 2023, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, é o quarto, seguido por Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, e Jean-Éric Vergne, da DS PENSKE, em quinto e sexto, respectivamente. Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, e António Félix Da Costa, da TAG Heuer Porsche, são o sétimo e oitavo. O companheiro de equipe de Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, é o nono após seu melhor desempenho da temporada em Mônaco. Sam Bird, da NEOM McLaren, retorna à ação neste fim de semana após sua lesão e completa as dez primeiras posições.
UM RESUMO DAS CORRIDAS DE FÓRMULA E NA CHINA
A China teve a honra de sediar a primeira corrida de Fórmula E com o E-Prix de Pequim em 2014. Desde então, o campeonato também foi disputado nas ruas de Hong Kong e na cidade de Sanya, no sul do país, de modo que a visita da 10ª temporada a Xangai será o quarto E-Prix disputado em território chinês.
Com sete corridas nos últimos três lugares, houve seis vencedores diferentes na China. Lucas Di Grassi venceu a primeira corrida em Pequim durante a Temporada 1 de 2014. Depois, Sébastien Buemi conquistou a vitória na segunda corrida em Pequim na Temporada 2 e na terceira corrida realizada em Hong Kong durante a temporada 3. Até hoje, ele é o único vencedor da Fórmula E a ter vencido duas vezes na China.
Na quarta temporada, Sam Bird e Felix Rosenqvist conquistaram vitórias cada um na primeira prova dupla na China, realizada em Hong Kong. Na quinta temporada, Edoardo Mortara triunfou em Hong Kong, seguido pela vitória de Jean-Éric Vergne em Sanya, duas semanas depois.
O E-Prix de Xangai de 2024 começará na sexta-feira, 24 de maio, com o treino livre 1 às 17h, horário local.
A ação na pista continuará no sábado, dia 25, com o Treino Livre 2, às 08h00, horário local. A sessão de qualificação acontecerá às 10h20, horário local, e a corrida terá início às 15h, horário local.
A seguir, a ação de domingo começa com o Treino Livre 3 às 08h00 locais, seguido da qualificação e da corrida da Ronda 12 às 10h20 e 15h00 locais, respetivamente.