Gabriel Bortoleto conquistou a pole position em uma sessão de qualificação agitada em Imola, impactada por violações dos limites da pista. O piloto da Invicta Racing completou sua volta em 1:27.056 para garantir o primeiro lugar, à frente de Oliver Bearman, da PREMA Racing, e Isack Hadjar, da Campos Racing.
Após a preparação dos pneus, os primeiros tempos começaram a surgir, e Bortoleto liderou com uma volta de 1:28.044, superando Hadjar por apenas 0.026s.
O piloto da Invicta Racing então baixou o tempo para 1:27.739 na sua próxima volta rápida. Zane Maloney, da Rodin Motorsport, subiu para segundo, embora 0.271s atrás do tempo líder.
Depois de voltar aos boxes para um novo conjunto de pneus Pirelli Supermacios, os pilotos retornaram à pista com 12 minutos restantes, e dessa vez Bearman foi para o topo da tabela de tempos.
O tempo de 1:27.111 do piloto da PREMA o colocou no topo, brevemente empurrando seu companheiro de equipe Andrea Kimi Antonelli para o segundo lugar. Hadjar dividiu a dupla momentos depois, subindo para P2.
Mas então veio Bortoleto em sua última volta rápida, e o novato da Invicta marcou um tempo de 1:27.056 para garantir a pole position.
Bearman e Antonelli tiveram suas voltas finais provisoriamente deletadas por exceder os limites da pista, embora os Comissários tenham reintegrado seus tempos, junto com vários outros, após a conclusão da sessão.
Joshua Duerksen fez uma sessão forte para levar o P5 para a AIX Racing, à frente do líder do Campeonato, Maloney. Roman Stanek terminou em P7 para a Trident, à frente de Paul Aron, da Hitech Pulse-Eight, em oitavo.
Franco Colapinto, da MP Motorsport, qualificou-se em nono, à frente do segundo carro da Hitech, de Amaury Cordeel, o que significa que o piloto belga começará na pole invertida na Sprint de amanhã.
Os pilotos agora farão a análise da corrida e voltarão para a Sprint de Imola, que está marcada para começar às 14:15 no horário local amanhã.