Fórmula-1: Max Verstappen vence o GP da China

O holandês Max Verstappen (Red Bull Racing) venceu o GP da China, no Circuito Internacional de Shangai, quinta etapa da temporada. Foi a sua quarta vitória no ano, e 58ª na categoria. O britânico Lando Norris e o mexicano Sergio Pérez (Red Bull Racing) completaram o pódio.

Pole-position Verstappen só perdeu a liderança (entre as voltas 14 e 20) durante a sua primeira parada nos boxes. Ele parou novamente durante o segundo Safety-Car, mantendo a ponta. No final venceu com tranquilos 13s779 de vantagem sobre Norris. Foi a primeira vitória de Verstappen no GP da China.

Com Verstappen tranquilo na frente a disputa pelas duas vagas restantes no pódio foi movimentada, entre Norris, Pérez, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin). Com diversas trocas de posições durante a prova.

Leclerc terminou em quarto, seguido pelo espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari) e o britânico George Russell (Mercedes) e Alonso.

O australiano Oscar Piastri (McLaren) foi o oitavo, seguido pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren), que fez uma grande prova depois de alinhar na 18ª posição. O alemão Nico Hulkenberg (Haas) fechou a zona de pontos.

Alonso marcou a melhor volta da prova, 1m37s810, na 45ª volta.

O primeiro Safety-Car aconteceu na 23ª volta, quando o finlandês Valterri Bottas (Sauber) parou na área de escape da curva 11, duas voltas antes. Vários pilotos, entre eles Verstappen, aproveitaram para a segunda parada nos boxes.

O segundo Safety-Car aconteceu na relargada, na 32ª volta. O dinamarquês Kevin Magnusssen (Haas) bateu na roda traseira direita do japonês Yuki Tsunoda (RB), e o australiano Daniel Ricciardo (RB) tocou no canadense Lance Stroll (Aston Martin).

Verstappen lidera o campeonato com 110 pontos, seguido por Pérez com 85 e Leclerc com 76.

A Red Bull lidera entre os construtores com 195 pontos, seguida pela Ferrari com 151.

A próxima etapa, o GP de Miami, nos EUA, acontece no dia 05 de maio.