Copa Hyundai HB20: Nick Monteiro, Thaline Chicoski e Wagner Pontes vencem em domingo de fortes emoções em Goiânia

Prova que fechou a segunda etapa do campeonato só foi definida na última volta. Destaque para a primeira vitória de Thaline Chicoski, que foi às lágrimas com a conquista neste domingo

A Copa Hyundai HB20 teve um belo desfecho de segunda etapa da temporada 2024. Na manhã deste domingo (14), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), a categoria acelerou na Corrida 2 da rodada e novamente proporcionou muita emoção da largada à bandeirada. Nick Monteiro triunfou na classificação geral e também na classe Pro depois de grande duelo travado com Marcus Índio, vencedor no último sábado. Thaline Chicoski alcançou um feito inédito na sua carreira e foi a vitoriosa do dia na categoria Elite, sendo a sexta no geral. E Wagner Pontes levou a primeira posição na divisão Super após reviravolta na volta final.

A prova teve um início acidentado, e um dos grandes prejudicados foi Uli Dias, que abandonou a disputa. A direção de prova interveio com o safety-car antes da retomada da corrida com bandeira verde. Nick Monteiro assumiu a liderança na classe Pro, enquanto Thaline Chicoski manteve a ponta após ter largado na frente na Elite e Cláudio Harmuch era o ponteiro da Super após Filipe Borges ter começado a corrida na primeira posição da divisão.

Em fim de semana de estreia na Copa Hyundai HB20, Nick Monteiro lutou pela vitória, mas não resistiu à maior experiência de um embalado Marcus Índio. Vencedor em Campo Grande e na corrida de sábado em Goiânia, o piloto assumiu a ponta da Pro durante a quinta volta, enquanto Chris Bornemann e Guto Rotta vinham logo atrás. Thaline Chicoski seguia líder na Elite e Harmuch comandava a corrida na Super.

Só que Nick Monteiro estava determinado em vencer a corrida e partiu para cima de Índio para fazer bela manobra de ultrapassagem e retomar o primeiro lugar para passar a abrir vantagem na frente. Thaline Chicoski sustentou a liderança na Elite, tal qual Cláudio Harmuch na Super. Até que o safety-car voltou à pista após incidente que resultou na batida sofrida por Leandro Parizotto.

O suspense durou até o fim, quando o safety-car deixou a pista, e os pilotos tiveram uma volta emocionante para lutar pelas vitórias em jogo em Goiânia. Nick Monteiro segurou a pressão final de Marcus Índio para terminar na frente na categoria Pro, marcando também a volta mais rápida da corrida. Thaline Chicoski confirmou o triunfo na classe Elite e em sexto lugar na geral. E em reviravolta completa, Wagner Pontes deixou Cláudio Harmuch para trás para levar o troféu de primeiro colocado na Elite.

Nick Monteiro destacou os desafios para trilhar os caminhos da sua vitória em Goiânia. “O principal fator foi administrar o carro, ter uma tocada constante, e é um carro que você tem de usar a cabeça durante a corrida inteira. Mas é um carro super divertido de guiar”.

Thaline Chicoski foi às lágrimas com a sua primeira vitória na categoria. “Estou muito emocionada. São cinco anos nessa categoria incrível, e sempre buscando representar as mulheres. Bati na porta várias vezes, conquistei pole position… Nem consigo falar. É um peso que tiramos das costas e mostramos para o mundo o potencial da mulher, que ela tem chance se tiver uma oportunidade. Não tem explicação. Vamos comemorar”, vibrou.

Por fim, Wagner Pontes lembrou a trajetória difícil ao longo da última temporada para escalar o topo do pódio e dar a volta por cima neste domingo. “Ano passado foi bem difícil… Acidente, carro quebrado, várias coisas acontecendo… Aqui, até a última curva de hoje, estava em terceiro, consegui uma brecha e consegui passar. Estou sem acreditar até agora”, disse o piloto, também muito emocionado.

Os canais SporTV transmitem as corridas da etapa deste fim de semana nesta segunda-feira, a partir de 20h. E a RedeTV exibe a íntegra das duas provas de Goiânia na TV aberta neste domingo, às 15h.

A terceira etapa da temporada 2024 da Copa Hyundai HB20 está marcada para os dias 15 e 16 de junho, no Rio Grande do Sul.

Copa Hyundai HB20
Etapa 2, Goiânia
Corrida 1 (sábado), resultado extraoficial (top-5 por categoria)

Pro
1º – Marcus Índio
2º – Vitor Genz
3º – Enzo Falquete
4º – Bruno Testa
5º – Beto Cavaleiro

Elite
1º – Adilson Jr./Gabriel Moura
2º – Pedro Garcia
3º – Rodrigo Vieira/Valmir Jr.
4º – Thiago Lopes
5º – Dudu Taurisano

Super
1º – Gustavo Smozinski
2º – Uli Dias
3º – Bruno Massa
4º – Rafael Smozinski
5º – Leandro Parizotto

Corrida 2 (domingo), resultado extraoficial (top-5 por categoria)
Pro

1º – Nick Monteiro
2º – Marcus Índio
3º – Chris Bornemann
4º – Alberto Cattucci
5º – Felipe Gama

Elite
1º – Thaline Chicoski
2º – Lucas Souza/Antônio Junqueira
3º – Vasco Pedro
4º – Pedro Garcia
5º – Gabriel Moura/Adilson Jr.

Super
1º – Wagner Pontes
2º – Bruno Massa
3º – André Pedrotti
4º – Anderson Borges
5º – Filipe Borges