Dennis Hauger fez uma sexta-feira excelente para a MP Motorsport, conquistando a pole position em Melbourne após liderar o Treino Livre mais cedo no dia.
O norueguês superou Andrea Kimi Antonelli, da PREMA Racing, para a pole com sua última volta rápida, registrando 1:28.694, garantindo sua primeira pole na Fórmula 2. Richard Verschoor fez uma melhora tardia para a Trident e acabou em terceiro no geral.
Antes que qualquer volta fosse registrada, as bandeiras vermelhas estavam agitadas após Victor Martins, da ART Grand Prix, parar na Curva 7 após uma rodada na saída da curva. Ele conseguiu evitar as barreiras, mas sua sessão acabou.
A ação recomeçou com 24 minutos para o final, e Kush Maini estabeleceu o tempo de referência inicial com 1:30.359. Paul Aron, da Hitech Pulse-Eight, assumiu a liderança com 1:29.984, enquanto Hauger ficou apenas 0.031s atrás em segundo.
Maini recuperou o topo antes que Antonelli o destronasse em seu carro PREMA #4. Gabriel Bortoleto então liderou por um tempo até Aron recuperar sua vantagem, apenas 0.003s à frente de Hauger após a última volta do norueguês. O tempo de Isack Hadjar levou o piloto da Campos Racing para o terceiro lugar e garantiu uma diferença de apenas 0.085s entre os três primeiros.
Com 14 minutos restantes, os carros voltaram aos boxes para pneus supermacios novos indo para as últimas voltas da sessão.
De volta à pista, Maloney assumiu o topo com 1:29.374 pouco antes da segunda bandeira vermelha da sessão. Jak Crawford perdeu o controle de seu DAMS Lucas Oil e bateu nas barreiras na Curva 12. Ele saiu do cockpit ileso, mas isso interrompeu as voltas de vários pilotos com o momento da parada.
A qualificação recomeçou com 4:14 no relógio e os quatro primeiros separados por menos de um décimo de segundo.
Bortoleto estava prestes a melhorar, mas saiu da pista na Curva 12. Seu companheiro de equipe Maini estava logo atrás e conseguiu evitar o carro para assumir a pole provisória.
Antonelli então registrou 1:29.038, mas Hauger arrancou a pole no final, indo para 1:28.694.
Verschoor levou sua Trident para o terceiro lugar em toda a drama final, enquanto Maini e Maloney completaram os cinco primeiros.
Aron foi sexto no final, à frente da dupla da Campos, Josep María Martí e Hadjar, enquanto Bortoleto e Roman Stanek completaram o top 10.