Carros da Fórmula Vee escoltam o cortejo da última volta em Interlagos e Levi Simões conquista vitória histórica na 1ª etapa do Campeonato Paulista
Homenagem a Wilson Fittipaldi Júnior e o novo recordista de vitórias marcaram a primeira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee, no último fim de semana, em Interlagos.
Em momento de despedida e emoção, três carros da Fórmula Vee escoltaram no sábado o corpo de Wilsinho, levado em caminhão dos Bombeiros, que fez a sua última volta na pista de Interlagos.Wilson Fittipaldi Júnior, que morreu na última sexta-feira em São Paulo, foi um dos pioneiros na criação da FVee no Brasil, nos anos 1960. Seu irmão, Emerson, foi o primeiro campeão, em 1967, com o famoso Fitti-Vê, o carro mais vitorioso na primeira fase da categoria no país.
Wilsinho voltou à Fórmula Vee em 2016, e trabalhou durante cinco anos como consultor técnico no desenvolvimento de melhorias nos carros e como instrutor de jovens pilotos.
Marca histórica
Após o adeus a Wilsinho, a FVee abriu a temporada 2024 com a 1ª prova do Campeonato Paulista. E com uma marca histórica: Levi Simões atingiu o recorde de 25 vitórias na categoria, igualando o feito de Heitor Nogueira Filho e João Pedro Maia.“Este foi um dia muito especial. Pela manhã, eu participei do cortejo na homenagem a Wilsinho. E à tarde conquistei este resultado fantástico, que certamente deixou orgulhoso o nosso saudoso mestre”, disse Levi Simões, atual campeão paulista da FVee.
A prova foi encerrada com bandeira amarela a uma volta do final devido à tempestade que atingiu o autódromo.No domingo, uma surpresa. Wallace Martins, campeão da FVee Júnior em 2020, voltou a competir. O garoto que recebeu o apelido de “Hamilton da Favela” trabalha atualmente na equipe técnica da categoria. Ele aproveitou a oportunidade para testar um carro que apresentou problemas nos dias anteriores à corrida. E aproveitou também para vencer a prova!“Sabe como é, quando eu entro para correr, eu vou com tudo em busca da vitória. Recebi o sinal verde da equipe e segui o maior conselho que tive do Wilsinho na minha época de piloto na FVee Júnior: ‘Acelera, Wallace’. Foi o que eu fiz”, disse o jovem piloto da Brasilândia, bairro da Zona Norte de São Paulo, que conquistou a sua 8ª vitória na classificação geral da Fórmula Vee.
Novato na liderança
Os resultados também trouxeram uma outra surpresa. O novato Edmar Silva, com um segundo e um terceiro lugares, assumiu a liderança do Campeonato Paulista, com 34 pontos. Esta foi a primeira vez que o piloto piracicabano competiu em Interlagos. Em 2023, ele participou de algumas etapas na disputa da Copa ECPA de FVee, em Piracicaba. Edmar também cravou a volta mais rápida nas duas provas, com 2min01s572.
Outro novato também surpreendeu. O paranaense Augusto Aguila terminou a primeira etapa na terceira colocação, ao lado do campeão Levi Simões, ambos com 30 pontos. Aguila havia realizado apenas um treino em Interlagos, uma semana atrás, antes de fazer a sua estreia na categoria.Piloto de Umuarama (PR), Augusto Aguila ainda ficou com as duas vitórias na FVee Júnior, para garotos de 14 a 21 anos. O mato-grossense Rafael Marques, que foi campeão da FVee Open (competição para iniciantes) em 2023, ficou com os dois segundos lugares.Na Máster, as duas vitórias foram para Levi Simões. Agora, ele soma 29 conquistas nesta divisão, e se aproxima de mais um recorde.
A maior marca de vitórias na Máster é do paraense Augusto Santin, com 33.
A próxima etapa do Campeonato Paulista será nos dias 12 a 14 de abril. Este ano, todas as oito etapas serão disputadas em Interlagos.
Para saber como competir na Fórmula Vee, acesse www.fvee.com.br ou entre em contato pelo whatsapp 11-96438-7227, ou ainda pelo email contato@formulavee.com.br .Siga também a FVee no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil, e no canal no Whatsapp.