Fórmula-E: Conheça as regras e o regulamento da categoria

Não se pode mudar as regras no automobilismo, então quais são as regras rígidas e rápidas a serem conhecidas ao assistir à Fórmula E? Aqui está como correr, vencer ou perder.

Como todos os Campeonatos Mundiais da FIA, existem regras e regulamentos rigorosos a serem seguidos. Desde o Código Desportivo Internacional até garantir que o carro seja legal do ponto de vista técnico, há muitas coisas a obedecer. Aqui estão alguns pontos chave que você precisa saber antes da Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.

Campeonato e Classificações

O Campeonato Mundial ABB FIA Formula E consiste em dois títulos separados – um dedicado aos pilotos e outro dedicado às equipes. O Campeonato Mundial de Pilotos é concedido ao piloto que acumulou mais pontos ao longo da temporada. O Campeonato Mundial de Equipes é decidido pela pontuação combinada do par de pilotos de cada equipe ao longo da campanha.

Se houver empate no final da temporada, o lugar mais alto no Campeonato será concedido ao piloto com mais primeiros lugares em uma corrida. Se o número de primeiros lugares for o mesmo, o número de segundos lugares é considerado, depois o terceiro lugar e assim por diante até que um vencedor seja declarado. Se este procedimento não produzir um resultado, a FIA nomeia o vencedor de acordo com os critérios que ela considerar apropriados.

Sistema de Pontuação

A Fórmula E segue um sistema padrão de pontos, usado em outras categorias sancionadas pela FIA – concedendo pontos aos 10 primeiros colocados.

Posição de chegada Pontos do campeonato
1º 25pts
2º 18pts
3º 15pts
4º 12pts
5º 10pts
6º 8pts
7º 6pts
8º 4pts
9º 2pts
10º 1pt

Pontos adicionais também são concedidos por garantir a Pole Position Julius Baer (três pontos no campeonato) e obter a Volta Mais Rápida TAG Heuer (um ponto no campeonato) na corrida. No entanto, o piloto deve terminar entre os 10 primeiros ao final da corrida para receber o ponto extra pela volta mais rápida.

Se a distância de corrida programada não puder ser concluída, devido a circunstâncias raras como tempo torrencial ou um incidente, os pontos serão concedidos com base em critérios definidos. Nenhum ponto será dado se o líder tiver completado menos de duas voltas, e nenhum ponto será concedido a menos que o líder tenha completado pelo menos duas voltas sem intervenção do Safety Car e/ou Full Course Yellow (FCY). Metade dos pontos será concedida se o líder tiver completado mais de duas voltas, mas menos de 75% da distância original da corrida. Finalmente, todos os pontos serão concedidos se o líder tiver completado 75% ou mais da distância original da corrida.

Se o piloto terminar entre os três primeiros no Campeonato Mundial de Pilotos no final do ano, deve estar presente na cerimônia anual de entrega de prêmios da FIA. O Chefe de Equipe da equipe vencedora também deve estar presente. O não cumprimento disso pode resultar em uma multa de até €50.000!

Penalidades

Como Piloto e Equipe, precisam se comportar da melhor maneira possível para evitar penalidades. Você pode ser investigado e subsequentemente sancionado por uma variedade de incidentes, como causar uma colisão, forçar outro piloto para fora da pista ou violar os regulamentos.

Os Comissários são o grupo de indivíduos da FIA que decidem, mediante um relatório ou solicitação do Diretor de Corrida, se os pilotos ou equipes receberão uma penalidade por um incidente. Dependendo da infração, eles podem impor qualquer uma das seguintes penalidades a um piloto:

Penalidade de 5 segundos – na próxima vez que um piloto entrar no pit lane para uma parada, ele deve parar em sua posição por pelo menos cinco segundos antes que qualquer trabalho seja realizado em seu carro. Se não fizer mais nenhuma parada antes do final da corrida, cinco segundos serão adicionados ao tempo total de corrida decorrido do piloto em questão.

Penalidade de 10 segundos – na próxima vez que um piloto entrar no pit lane para uma parada, ele deve parar em sua posição por pelo menos dez segundos antes que qualquer trabalho seja realizado em seu carro. Se não fizer mais nenhuma parada antes do final da corrida, dez segundos serão adicionados ao tempo total de corrida do piloto em questão.

Em ambos os casos acima, o piloto em questão deve cumprir a penalidade na próxima vez que entrar no pit lane e, para evitar dúvidas, isso inclui qualquer parada que o piloto faça enquanto um procedimento de Safety Car ou Full Course Yellow (FCY) estiver em uso.

Penalidade de drive-through – o piloto deve entrar no pit lane e voltar à corrida sem parar.

Penalidade de 10 segundos stop-and-go – o piloto deve entrar no pit lane, parar em seu box por pelo menos dez segundos e depois voltar à corrida.

Se uma das quatro penalidades acima for imposta a um piloto que terminou fora dos 10 primeiros ou se esse piloto não puder cumprir a penalidade devido à retirada da corrida, os Comissários têm o poder de aplicar uma penalidade de grid para a próxima corrida.

Existe também a possibilidade de um piloto receber a anulação dos tempos de volta, penalidade de tempo, advertência, repreensão ou uma queda de qualquer número de posições no grid em sua próxima competição. Eles também podem ser obrigados a largar do pit lane, ser desqualificados ou suspensos da próxima corrida do piloto.

Os pilotos também podem acumular pontos de penalidade em suas e-Licenças. Se atingirem 12 pontos de penalidade, sua licença será suspensa para o evento seguinte, após o qual os 12 pontos serão removidos de sua e-Licença. Os pontos de penalidade permanecerão na e-Licença de um piloto por um período de 12 meses, após o qual serão removidos no aniversário de 12 meses de sua imposição.

e-Licença

Assim como uma carteira de motorista para a estrada, os pilotos da Fórmula E devem possuir licenças atuais e válidas.

Para obter essa licença, os pilotos devem realizar uma sessão específica de treinamento da FIA focada na segurança elétrica, características específicas do carro totalmente elétrico da Fórmula E, além de revisar os aspectos técnicos e esportivos da série. Além disso, eles precisarão acumular pelo menos 20 pontos nos últimos três anos em conjunto com o sistema de pontos da FIA – usado para se qualificar para uma Super Licença. Se não tiverem, precisarão ter anteriormente uma Super Licença ou ter participado de pelo menos três eventos do Campeonato Mundial anterior da FIA Formula E.

O campeão da temporada anterior, que para a Temporada 10 seria Jake Dennis da Andretti, se qualifica automaticamente para uma Super Licença no ano seguinte.

Se esses pontos não forem atendidos – um piloto julgado pela FIA como tendo demonstrado consistentemente habilidades excepcionais em categorias de monoposto, mas com pouca ou nenhuma oportunidade de se qualificar, ainda pode participar.

Mesmo aqueles que estão participando de uma sessão de Treino Livre devem possuir uma das e-Licenças.

Pneus e alocação

Apenas pneus fornecidos pelo fornecedor designado pela FIA, os pneus personalizados de 18 polegadas para todas as condições climáticas da Hankook, podem ser usados ao longo da Competição. Em cada corrida, os pilotos podem usar no máximo quatro pneus novos traseiros e quatro pneus novos dianteiros de especificação idêntica. Para eventos de duas corridas, cada piloto pode usar no máximo seis pneus novos traseiros e seis pneus novos dianteiros de especificação idêntica. Todos os pneus devem ser estritamente idênticos.

Qualquer modificação ou tratamento nos pneus, como cortes, sulcos, amaciamento, aplicação de solventes ou amaciadores, instalação de dispositivos de temperatura elétricos ou mecânicos, como dispositivos de retenção de calor ou pré-aquecimento, é proibido. É proibido remover a borracha de aderência dos pneus.