Após o encerramento dos testes de pós-temporada da Fórmula 1 no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, as férias oficiais da categoria em 2023 tiveram início na última terça-feira. Enquanto muitos pilotos aproveitam esse período para descanso, o tricampeão Max Verstappen e o bicampeão Fernando Alonso têm outros planos em mente: competir juntos nas 24 Horas de Le Mans.
Verstappen compartilhou seu interesse na corrida de endurance, mencionando a atmosfera única e emocionante de Le Mans, especialmente após ter visitado o evento quando seu pai competia. O piloto holandês revelou ter discutido a possibilidade de participar da prova com Alonso, e o espanhol expressou o desejo de correr novamente em Le Mans apenas se fosse ao lado de Verstappen.
A dupla já havia mencionado a ideia de uma parceria após o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no final de novembro. Verstappen escolheu um potencial parceiro de equipe experiente para sua estreia em Le Mans, embora ainda não haja um acordo oficial. Alonso é bicampeão da prova (2018 e 2019) e conquistou o título do Mundial de Endurance (WEC) da FIA na temporada 2018/2019.
No entanto, Verstappen destacou um desafio potencial: o fato de não haver um peso mínimo para os pilotos em Le Mans. Dado seu próprio peso, ele mencionou a necessidade de encontrar colegas de equipe mais leves para equilibrar as características físicas. Com a estatura de 1,81m, Verstappen é mais alto que Alonso, que possui 1,71m.
“O problema é que na Le Mans não há um peso mínimo para o piloto, e eu sou pesado, então precisaria encontrar colegas de equipe que não pesam muito para compensar. Fernando é bem leve, então acho que funcionaria. Só que nós precisamos de mais um, então, tenho que olhar”, explicou Verstappen.