Oliver Bearman foi o mais rápido no final da tarde no primeiro dia para liderar para a PREMA Racing, à frente de Andrea Kimi Antonelli. O britânico marcou 1:36.092 com os pneus Pirelli macios, terminando como o mais rápido, enquanto o italiano ficou 0,165s atrás.
Victor Martins liderou para a ART Grand Prix em uma manhã com muitas bandeiras vermelhas, marcando 1:36.852 com pneus médios na primeira metade do dia.
MANHÃ
Foi uma pitlane muito movimentada quando a sessão começou, mas as coisas não começaram como planejado para Oliver Goethe. O carro #21 da Trident parou pouco antes da Curva 6, acionando a primeira bandeira vermelha do dia nos primeiros cinco minutos.
De volta às condições de bandeira verde, os pilotos voltaram à pista e foi Juan Manuel Correa quem liderou no início da corrida pela DAMS, marcando 1:38.388 na primeira hora. A segunda bandeira vermelha veio pouco depois, cortesia da Trident mais uma vez, já que Goethe parou na pista logo após a Curva 14.
A sessão foi retomada momentaneamente antes de uma terceira bandeira vermelha chegar minutos depois, desta vez depois que Enzo Fittipaldi parou no carro #22 da Van Amersfoort Racing na Curva 7.
Recomeçando, e Jak Crawford foi o primeiro piloto a marcar 1:37s, sendo o mais rápido de todos com 1:37.845 pela DAMS. Ele liderou com uma hora de corrida, mas foi a causa da quarta bandeira vermelha da manhã, parando na Curva 8.
Com uma hora e 50 minutos restantes da manhã, a sessão foi retomada antes da quinta bandeira vermelha ser mostrada em rápida sucessão. Desta vez foi o carro Rodin Carlin de Ritomo Miyata, que parou na Curva 11.
De volta à pista, os tempos estavam ficando mais rápidos à medida que Victor Martins colocou a ART Grand Prix como a mais rápida de todas, mergulhando nos 1:36s para liderar Zane Maloney, da Rodin Carlin, por 0,3s. O francês então tirou alguns centésimos do seu melhor tempo pessoal para chegar a 1:36.852.
Com pouco mais de meia hora restante, Fittipaldi se juntou a Martins nos 1:36s, indo para a segunda posição mais rápida para a VAR, 0,108s atrás do tempo principal. Crawford também fez uma melhora tardia, subindo para o terceiro lugar nos últimos 10 minutos com 1:37.006.
Antonelli foi o piloto mais ocupado da manhã em seu primeiro teste na maquinaria da F2, completando 44 voltas para encerrar o primeiro segmento do dia.
TARDE
Logo após o intervalo para o almoço, Miyata liderou nos primeiros 15 minutos da tarde, marcando 1:37.796 em seu carro #4 da Rodin Carlin. Paul Aron no carro #9 da Hitech Pulse-Eight foi o próximo a ser o mais rápido, com um tempo 0,241s mais rápido que o benchmark inicial de Miyata.
O estoniano permaneceu no topo das tabelas de tempo até que Josep María Martí marcou 1:37.529 para a Campos Racing e assumiu a P1 quando o relógio passou pouco mais de uma hora.
Com corridas longas sendo o foco principal da sessão da tarde, melhorias significativas foram raras. Bearman subiu para a P1 logo após a metade da corrida, marcando 1:37.316 para liderar para a PREMA. Antonelli fez um 1-2 para a equipe italiana, mas perdeu seu tempo devido a ultrapassar os limites da pista, estando apenas 0,090s atrás do britânico.
Aron melhorou para ficar a apenas 0,016s de Bearman quando o relógio se aproximava da última hora de corrida, enquanto Martí e Hadjar colocaram dois carros da Campos dentro dos cinco primeiros, terceiro e quarto, respectivamente.
Com 45 minutos para o final, a dupla da PREMA melhorou mais uma vez, já que Bearman baixou para 1:37.243, enquanto Antonelli se encaixou na P2, 0,049s atrás desse esforço. O campeão da Fórmula 3, Gabriel Bortoleto, foi o próximo a ser o mais rápido minutos depois, o brasileiro marcando 1:37.110 para colocar a Invicta Virtuosi Racing na liderança.
Martins colocou a ART de volta perto do topo, ficando em segundo antes de diminuir o tempo para 1:37.032, à medida que os pilotos se aproximavam cada vez mais da marca de 1:36 mais uma vez. Com pouco mais de meia hora para o final, o francês se tornou o primeiro piloto a ficar abaixo desse tempo, marcando 1:36.986.
Amaury Cordeel foi outro a melhorar à medida que a sessão se aproximava do fim, indo para a terceira posição com 1:37.059, deixando os três primeiros separados por apenas 0,073s.
Nos pneus Pirelli macios, Bearman voltou à P1 com 14 minutos restantes do Dia 1, antes de diminuir isso duas vezes para 1:36.092. Antonelli seguiu em rápida sucessão, subindo para a P2, 0,165s atrás.
Depois de ter caído fora do top 10, Martins estava de volta ao top 3, 0,302s atrás da liderança da PREMA para encerrar o Dia 1. Colapinto terminou como o piloto mais movimentado da tarde, completando 61 voltas para a MP Motorsport.
2023 FIA FORMULA 2 CHAMPIONSHIP – YAS MARINA POST-SEASON TEST, DAY 1, MORNING SESSION
Position | Driver | Licence | Team | Time | Laps |
---|---|---|---|---|---|
1 | Victor Martins | FRA | ART Grand Prix | 1:36.852 | 35 |
2 | Enzo Fittipaldi | BRA | Van Amersfoort Racing | 1:36.960 | 37 |
3 | Jak Crawford | USA | DAMS | 1:37.006 | 34 |
4 | Juan Manuel Correa | USA | DAMS | 1:37.091 | 37 |
5 | Franco Colapinto | ARG | MP Motorsport | 1:37.105 | 38 |
6 | Zane Maloney | BRB | Rodin Carlin | 1:37.120 | 30 |
7 | Dennis Hauger | NOR | MP Motorsport | 1:37.163 | 33 |
8 | Isack Hadjar | FRA | Campos Racing | 1:37.263 | 33 |
9 | Zak O’Sullivan | GBR | ART Grand Prix | 1:37.394 | 33 |
10 | Oliver Bearman | GBR | PREMA Racing | 1:37.522 | 43 |
11 | Amaury Cordeel | BEL | Hitech Pulse-Eight | 1:37.810 | 28 |
12 | Gabriel Bortoleto | BRA | Invicta Virtuosi Racing | 1:37.979 | 33 |
13 | Josep María Martí | ESP | Campos Racing | 1:38.068 | 35 |
14 | Richard Verschoor | NED | Trident | 1:38.094 | 20 |
15 | Andrea Kimi Antonelli | ITA | PREMA Racing | 1:38.124 | 44 |
16 | Joshua Durksen | PRY | PHM Racing | 1:38.168 | 33 |
17 | Paul Aron | EST | Hitech Pulse-Eight | 1:38.171 | 29 |
18 | Kush Maini | IND | Invicta Virtuosi Racing | 1:38.214 | 37 |
19 | Rafael Villagómez | MEX | Van Amersfoort Racing | 1:38.550 | 35 |
20 | Joshua Mason | GBR | PHM Racing | 1:38.582 | 39 |
21 | Oliver Goethe | DEU | Trident | 1:38.663 | 27 |
22 | Ritomo Miyata | JPN | Rodin Carlin | 1:39.201 | 33 |
2023 FIA FORMULA 2 CHAMPIONSHIP – YAS MARINA POST-SEASON TEST, DAY 1, AFTERNOON SESSION
Position | Driver | Licence | Team | Time | Laps |
---|---|---|---|---|---|
1 | Oliver Bearman | GBR | PREMA Racing | 1:36.092 | 37 |
2 | Andrea Kimi Antonelli | ITA | PREMA Racing | 1:36.257 | 37 |
3 | Victor Martins | FRA | ART Grand Prix | 1:36.394 | 43 |
4 | Richard Verschoor | NED | Trident | 1:36.425 | 29 |
5 | Amaury Cordeel | BEL | Hitech Pulse-Eight | 1:36.644 | 41 |
6 | Dennis Hauger | NOR | MP Motorsport | 1:36.690 | 56 |
7 | Paul Aron | EST | Hitech Pulse-Eight | 1:36.801 | 39 |
8 | Zak O’Sullivan | GBR | ART Grand Prix | 1:36.820 | 42 |
9 | Isack Hadjar | FRA | Campos Racing | 1:36.876 | 38 |
10 | Enzo Fittipaldi | BRA | Van Amersfoort Racing | 1:36.891 | 52 |
11 | Oliver Goethe | DEU | Trident | 1:36.959 | 47 |
12 | Gabriel Bortoleto | BRA | Invicta Virtuosi Racing | 1:37.044 | 46 |
13 | Juan Manuel Correa | USA | DAMS | 1:37.170 | 37 |
14 | Josep María Martí | ESP | Campos Racing | 1:37.463 | 32 |
15 | Rafael Villagómez | MEX | Van Amersfoort Racing | 1:37.511 | 54 |
16 | Jak Crawford | USA | DAMS | 1:37.567 | 39 |
17 | Kush Maini | IND | Invicta Virtuosi Racing | 1:37.644 | 28 |
18 | Ritomo Miyata | JPN | Rodin Carlin | 1:37.796 | 43 |
19 | Joshua Mason | GBR | PHM Racing | 1:38.172 | 42 |
20 | Zane Maloney | BRB | Rodin Carlin | 1:38.416 | 47 |
21 | Joshua Durksen | PRY | PHM Racing | 1:39.137 | 53 |
22 | Franco Colapinto | ARG | MP Motorsport | 1:39.699 | 61 |