O neozelandês Scott McLaughlin (Team Penske) venceu o GP do Alabama, no Barber Motorsports Park, quarta etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória no ano, e quarta na categoria. O francês Romain Grosjean (Andretti Autosport) e o neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) completaram o pódio.
Com estratégias diferentes de pits, McLaughlin e Grosjean fizeram um intenso duelo pela vitória.
Na 61ª volta Grosjan, que largou na pole, fez o seu segundo e último pit stop. Com a estratégia de tres paradas, McLaughlin entrou nos pits tres voltas depois. Voltando Á frente do francês, mas com os pneus frios. Uma volta depois Grosjean fez uma grande ultrapassagem na última curva. Com Power nos boxes pela terceira vez, Grosjean reassumiu a liderança.
Sem mais puss to pass, Grosjean não conseguiu abrir vantagem sobre McLaughlin, que ainda tinha alguns segundos de acionamento.
Na 72ª volta Grosjean errou na curva 5, e com o uso do puss to pass mclaughlin assumiu a ponta. Abrindo uma confortável vantagem nas 18 voltas finais.
McLaughlin venceu com 1s7854 de vantagem sobre Grosjean, que ainda persegue a sua primeira vitória na categoria. Power fechou o pódio.
O mexicano Pato O’Ward (McLaren) terminou em quarto, seguido pelo espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing) e o dinamarquês Christian Lundgaard (Rahal Letterman Lanigan Racing).
LÁder do campeonato o sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing) terminou em décimo.
O brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) terminou na 21ª posição.
A única bandeira amarela foi acionada na 38ª volta, depois que o norte-americano Sting Ray Robb (Dale Coyne Racing) parou na saÁda da curva 9, cm problemas mecânicos.
Ericsson lidera o campeonato com 130 pontos, seguido por O’Ward com 127.
A próxima etapa acontece no dia 13 de maio, no traçado misto do Indianapolis Motor Speedway.
Final:
1 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 90 voltas
2 – Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Andretti – 1″7854
3 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 3″2699
4 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 20″5745
5 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 20″9762
6 – Christian Lundgaard (Dallara-Honda) – RLL – 23″5319
7 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 24″2769
8 – Alexander Rossi (Dallara-Chevy) – McLaren – 25″0582
9 – Felix Rosenqvist (Dallara-Chevy) – McLaren – 25″5107
10 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 26″0190
11 – Marcus Armstrong (Dallara-Honda) – Ganassi – 28″5527
12 – Kyle Kirkwood (Dallara-Honda) – Andretti – 36″3667
13 – Callum Ilott (Dallara-Chevy) – Juncos – 42″4441
14 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 43″7781
15 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 45″7346
16 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 55″1118
17 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 56″4422
18 – Simon Pagenaud (Dallara-Honda) – MSR – 56″7500
19 – David Malukas (Dallara-Honda) – Coyne – 57″7650
20 – Santino Ferrucci (Dallara-Chevy) – Foyt – 58″5106
21 – Helio Castroneves (Dallara-Honda) – MSR – 1’00″0847
22 – Benjamin Pedersen (Dallara-Chevy) – Foyt – 1’01″3063
23 – Devlin DeFrancesco (Dallara-Honda) – Andretti – 1’03″1924
24 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – RLL – 1’04″5393
25 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 1’05″6055
26 – Agustin Canapino (Dallara-Chevy) – Juncos – 1’06″1483
Abandono:
Sting Ray Robb (Dallara-Honda) – Coyne – 37 voltas
Campeonato:
1. Ericsson 130; 2. O’Ward 127; 3. Palou 121; 4. McLaughlin 119; 5. Grosjean 115.