Fórmula-1: Alonso prevÁª mudanças no grid com retorno da F1 para a Europa

Mesmo com apenas três corridas disputadas até o momento, a atual temporada da Fórmula 1 já proporcionou algumas surpresas aos fãs, como a presença da Aston Martin na segunda colocação do mundial de construtores. Figura central do bom desempenho da equipe inglesa, Fernando Alonso acredita que mudanças de forças no grid podem acontecer quando a categoria retornar Á  ação na Europa, no GP do Azerbaijão, no próximo dia 30.

Com o cancelamento do Grande Prêmio da China, que aconteceria no domingo, 16, acabou ocorrendo um intervalo maior do que o de costume no calendário da F1, com quase um mês entre o GP da Austrália, disputado no último dia 2, e o do Azerbaijão, próxima etapa do campeonato, diminuindo o número de corridas fora do continente europeu.

“Parece que a classificação é bem importante agora, porque o ritmo de corrida é bem similar, e acho que estamos entrando em uma parte do campeonato que será interessante: qual equipe desenvolve o carro mais rápido?”, questionou Alonso.

“Acho que com as primeiras corridas sendo fora da Europa, é difÁ­cil trazer atualizações. Mas, a partir de agora, veremos o nÁ­vel de mudanças aumentando, corrida a corrida, dependendo de quem trouxer boas novidades”, acrescentou o bicampeão.

Duas equipes já sinalizaram que pretendem introduzir atualizações nas etapas europeias. A McLaren fará mudanças no MCL60 já em Baku, mas a própria equipe admitiu que não vê um impacto imediato com as mudanças.

A Mercedes também vem falando sobre novidades na aerodinâmica do W14, mas essa atualização está prevista apenas para o fim de maio, em Ámola. Com o bom desempenho nas pistas, Alonso afirmou que, caso a Aston Martin perca a “guerra de desenvolvimento”, a equipe já tem o que comemorar em 2023.

“São dias felizes. Nunca esperávamos o pódio, mesmo durante a temporada, e já temos três em três corridas. Então, tudo que vier agora é lucro. Talvez estejamos em um processo de aprendizado. Vamos abordar 2023 de forma bem aberta e ver onde que isso dá”, afirmou o espanhol.

“Estamos aproveitando as oportunidades para aprender e crescer como equipe também fora da pista, porque estamos lutando contra Red Bull, Mercedes e Ferrari, times que têm esse ritmo de desenvolvimento”, completou Alonso.

Fonte: Band