A Porsche Cup realizou neste fim de semana durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, a última etapa da temporada 2022 de seu campeonato sprint. Enzo Elias venceu a corrida 1, de sábado, e terminou na terceira posição a prova de domingo, sagrando-se campeão da categoria.
Ao longo deste fim de semana, dividindo a pista com a Fórmula 1 durante o Grande Prêmio do Brasil de F1, a Porsche Cup realizou em Interlagos a etapa final da temporada de seu certame sprint.
Nesse sábado (12), aconteceram a classificação e a corrida 1 dessa última rodada dupla do ano. Pela regra, o piloto mais rápido do classificatório larga da pole position na prova de domingo, e o segundo mais veloz parte da posição de honra na bateria de sábado.
Repetindo o bom desempenho do treino livre de sexta-feira (11), no qual figurou no topo da tabela de tempos, na classificação desse sábado o piloto brasilense Enzo Elias, lÁder do campeonato, imprimiu mais uma vez um ritmo forte e liderou a sessão até os minutos finais, quando viu a pole escapar por apenas 0.038s, ficando com a segunda melhor marca do dia e garantindo a primeira colocação no grid da corrida 1.
Na prova 1, disputada no sábado, Enzo largou bem, se defendeu dos ataques os adversários e se manteve na liderança. Ainda na primeira volta, após alguns pilotos se envolverem em acidentes, o safety car foi acionado. Na relargada, Elias novamente reagiu bem Á bandeira verde e passou a imprimir o bom ritmo que já vinha apresentado ao longo do fim de semana, estabelecendo, inclusive, a volta mais rápida da bateria.
Restando dez minutos para o fim da corrida, o jovem brasiliense já carregava uma vantagem de mais de dois segundo sobre o segundo colocado Miguel Paludo. Em ritmo alucinante, Enzo Elias ampliou ainda mais sua distância para Paludo e venceu de forma brilhante, terminando quase seis segundos Á frente de Miguel.
“Tomei um susto na largada, mas consegui segurar a primeira posição. Consegui um ótimo ritmo, abri uma vantagem considerável e fui para a vitória.â€, disse Enzo.
Na corrida 2, realizada neste domingo (13), Elias partiu da segunda colocação e fez uma largada conservadora para não se envolver em incidentes, fechando a primeira volta na terceira posição.
Enzo Elias passou então a comboiar o vice-lÁder da prova, Werner Neugebauer. Com ritmo mais forte, Enzo estudava o traçado de Werner em busca do melhor momento para a ultrapassagem.
Alguns giros mais tarde, Elias dividiu o ‘S do Senna’ com Neugebauer e ambos se tocaram. Werner Neugebauer rodou e Elias foi ultrapassado por Renan Pizii, permanecendo como o terceiro colocado da bateria. Sem desistir de lutar pela segunda colocação, Enzo Elias começou a pressionar Renan, trazendo consigo Marçal Müller, que vinha na quarta posição. Enzo tentou a ultrapassagem novamente no ‘S do Senna’, mas acabou perdendo a linha ideal da curva e saindo um pouco fraco em direção Á reta oposta, o que possibilitou que Marçal o ultrapassasse.
Instantes depois, os três pilotos, Pizii, Müller e Elias, vinham bem pertos e houve um leve toque do brasiliense em Renan Pizzi, que acabou rodando.
Enzo Elias se manteve então na terceira posição até a bandeirada quadriculada para conquistar o tÁtulo de 2022 do certame, sendo o tetracampeonato do jovem atleta na Porsche Cup, uma vez que em 2019 Enzo sagrou-se campeão da Porsche GT3 Cup e, em 2021, conquistou os tÁtulos ‘Overall’ e Endurance da divisão Carrera Cup.
“Foi uma final bem complicada. Tentei me proteger o máximo possÁvel. Mesmo com todos os contratempos que enfrentei na prova, eu ainda tinha ritmo para buscar os pilotos que estavam Á minha frente, o que era impressionante. Termino a temporada com cinco vitórias e o tetracampeonato na categoria. Muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Estou muito feliz. Foi um ano incrÁvelâ€, relatou o campeão.
Enzo Elias disputa a Porsche Carrera Cup com o carro de número #73 e é patrocinado pelas marcas Banco BRB, Farben Tintas, Arquitech Revestimentos, Deutsch Sport Cars e Procer.