Enquanto aquecemos os motores para o encerramento do campeonato 2022 da Extreme E no final deste mês na deslumbrante costa de Punta del Este, analisamos mais de perto as credenciais automobilÁsticas deste pequeno, porém vigoroso, paÁs sul-americano.
Foi em 2014 que a bela Punta del Este, também apelidada de “MÁ´naco da América do Sulâ€, fez parte pela primeira vez do cenário mundial das corridas elétricas, quando sediou a então incipiente Fórmula E.
Punta del Este está situada ao norte da capital, Montevidéu – e ColÁ´nia do Sacramento. Ao longo dos anos, este renomado circuito de rua também sediou vários campeonatos com distintos layouts, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3, que correram ao redor da estância balneária de 3,4 km, assim como o famoso Campeonato Argentino de Turismo Carretera TC 2000 e o World Touring Car Championship.
Duas das atuais protagonistas da Extreme E, as equipes ABT e Andretti Autosports, que também participam da Fórmula E, já correram no circuito uruguaio, mas o terreno que os seus ODYSSEY 21 off-road vão encarar será, sem dúvida, totalmente diferente!
Sendo assim, aproveitamos a ocasião da visita da Extreme E ao paÁs para conhecer um pouco mais sobre o notável passado automobilÁstico do Uruguai.
Em 1913, esta nação relativamente pequena sediou sua primeira corrida, mas foi a partir da década de 1950 que o paÁs passou a ter maior relevância no cenário mundial do automobilismo.
Com a criação do Campeonato Mundial de Fórmula 1 no inÁcio dos anos 50, que incluiu uma etapa na vizinha Argentina, as estrelas do automobilismo uruguaio da
época – como Alberto Uria e Oscar González – aproveitaram a oportunidade para demonstrar suas habilidades para as equipes e pilotos europeus.
Na década de 1960, engenhosos motoristas uruguaios aproveitaram a inexistência de impostos de importação sobre carros de turismo para adquirir máquinas mais
velozes do que as pilotadas por seus rivais argentinos e brasileiros. Usando esses carros, os pilotos uruguaios conquistaram muitas vitórias em várias corridas do Gran
Premio Internacional de Turismo realizadas na Argentina entre 1957 e 1975.
Ao mesmo tempo, no mundo dos monopostos, a maior esperança do Uruguai era Alberto Passadore – um piloto em ascensão nos campeonatos de fórmula júnior na América do Sul. O piloto morreu tragicamente em 1964, na primeira rodada da temporada argentina da categoria.
Apesar do seu triste final, Gonzalo RodrÁguez foi sem dúvida o piloto de corrida mais famoso e bem-sucedido do Uruguai. Rodriguez correu por três temporadas na
Fórmula 3000, entre 1997 e 1999, onde conquistou três vitórias nos famosos circuitos de Spa-Franchorchamps, Nürburgring e MÁ´naco. Rodriguez terminou em terceiro lugar na classificação da Fórmula 3000 em temporadas consecutivas nos anos de 1998 e 1999, e buscava construir uma carreira de sucesso nas corridas de monopostos da América do Norte. Depois de terminar em 12º em sua estreia na CART pela Team Penske em Detroit, Gonzalo morreu durante os treinos para a sua corrida seguinte em Laguna Seca.
Os uruguaios também são apaixonados pelo automobilismo off-road e ainda celebram uma de suas estrelas de rally de maior sucesso, Gustavo Trelles. Trelles
competiu ativamente no Campeonato Mundial de Rally de 1988 a 1993, na maior parte das vezes com um Lancia Delta Integrale, e de 1996 a 2002, com um
Mitsubishi Lancer Evolution.
Atualmente, o Uruguai também se orgulha de defender fortemente a participação feminina no automobilismo. A promissora piloto de 19 anos, Maite Cáceres, tem tudo para fazer parte do futuro do automobilismo no paÁs. Ela vem de uma linhagem de profissionais da indústria – seu pai, Fernando, foi piloto de rally, e seu irmão Juan
correu na ChampCar e na Fórmula 3000 italiana. Além disso, Juan continua sendo o único uruguaio a testar um carro de Fórmula 1, quando provou um Minardi em 2005.
Maite sentiu pela primeira vez o gostinho do sucesso em San José, durante o Campeonato Nacional de Kart do Uruguai, onde alcançou seu primeiro pódio. A piloto fez sua estreia na Fórmula 4 do Uruguai em outubro de 2021, e demonstrou seu valor ao conquistar um pódio em El Pinar depois de uma corrida intensa e molhada, tendo saÁdo do último lugar da classificação. Ela também testou para o campeonato feminino W Series no inÁcio de 2022, junto a outras 15 jovens aspirantes no Inde Motorsports Ranch, no Arizona.
Além de seus pilotos, o Uruguai também possui impressionantes pistas de corrida, on e off-road. O Rally del Atlántico-Minas é um evento internacional realizado no
Departamento de Lavalleja e sediado na capital do departamento, Minas. O evento integra o Campeonato Sul-Americano de Rally Codasur e o Campeonato Uruguaio
de Rally.
O Autódromo de Piriápolis, há muito abandonado, sediou uma série de corridas de duas rodadas em 1952, que contou com a participação de vários pilotos de primeira
linha em máquinas de Fórmula 1, incluindo Juan Manuel Fangio, José Froilan González, Maurice Trintignant e Prince Bira.
O evento da Extreme E em Punta del Este inaugura um novo capÁtulo da história do automobilismo do Uruguai: o das corridas elétricas off-road.
Descubra quem conquistará a vitória na final da segunda temporada, o Uruguai Natural Energy X Prix, que acontecerá nos dias 26 a 27 de novembro.