Bicampeão mundial o holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP do México, no Autódromo Hermanos RodrÁguez, 20ª etapa da temporada. Foi a sua 14ª vitória no ano, e 34ª na categoria. O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) terminou em segundo, seguido pelo mexicano Sergio Pérez (Red Bull).
Pole-position Verstappen manteve a ponta na largada, seguido por Hamilton, Pérez e o britânico George Russell (Mercedes), que perdeu duas posições, e a dupla da Ferrari, o espanhol Carlos Sainz Jr, e o monegasco Charles Leclerc.
Com pneus macios Verstappen parou nos boxes na 26ª volta, colocando pneus médios. Hamilton, com pneu médios, assumiu a liderança, entrando nos boxes cinco voltas depois. Colocando pneus duros.
Na liderança Russell afirma a equipe, via rádio, que está confortável com os pneus médios, e que prefere ficar na pista o maior número de voltas possÁvel, para colocar pneus macios na parte final da prova. A equipe contudo chamou o piloto para os boxes na 35ª volta, colocando pneus duros. Verstappen reassumiu a liderança, com sete segundos de vantagem sobre Hamilton. Pérez era o terceiro, seguido por Russell.
Verstappen foi volta a volta aumentando a sua vantagem sobre Hamilton, vencendo com 15s186 de vantagem. Para alegria da multidão mexicana, Pérez completou o pódio.
Foi a 14ª vitória de Verstappen no ano, recorde de vitória em uma mesma temporada.
Russell foi o quarto, seguido por Sainz e Leclerc. Mesmo punido com dez segundos, por uma colisão com Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), que provocou o abandono do japonês, o australiano Daniel Ricciardo (McLaren) terminou em sétimo.
O francês Esteban Ocon (Alpine), o britânico Lando Norris (McLaren) e o finlandês Valtteri Bottas (Alfa-Romeo) completaram a zona de pontos.
Russell parou na penúltima volta nos boxes, colocando pneus macios. Conseguindo fazer a volta mais rápida, 1m20s153 (193,310 km/h) na volta final. Conquistando o ponto extra.
A próxima etapa, o GP de São Paulo, em Interlagos, no Brasil, acontece no dia 13 de novembro.
Final:
1 – Max Verstappen (Red Bull-Honda) – 71 voltas
2 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 15″186
3 – Sergio Perez (Red Bull-Honda) – 18″097
4 – George Russell (Mercedes) – 49″431
5 – Carlos Sainz (Ferrari) – 58″123
6 – Charles Leclerc (Ferrari) – 1’08″774
7 – Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes) – 1 volta
8 – Esteban Ocon (Alpine-Renault) – 1 volta
9 – Lando Norris (McLaren-Mercedes) – 1 volta
10 – Valtteri Bottas (Sauber Alfa Romeo-Ferrari) – 1 volta
11 – Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) – 1 volta
12 – Alexander Albon (Williams-Mercedes) – 1 volta
13 – Guan Yu Zhou (Sauber Alfa Romeo-Ferrari) – 1 volta
14 – Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes) – 1 volta
15 – Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) – 1 volta
16 – Mick Schumacher (Haas-Ferrari) – 1 volta
17 – Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) – 1 volta
18 – Nicholas Latifi (Williams-Mercedes) – 2 voltas
Abandonos:
Fernando Alonso (Alpine-Renault) – 63 voltas
Yuki Tsunoda Alpine-Renault) – 50 voltas
Campeonato, pilotos:
1.Verstappen 416; 2.Perez 280; 3.Leclerc 275; 4.Russell 231; 5.Hamilton 216; 6.Sainz 212; 7.Norris 111; 8.Ocon 82; 9.Alonso 71; 10.Bottas 47; 11.Vettel 36; 12.Ricciardo 35; 13.Magnussen 24; 14.Gasly 23; 15.Stroll 13; 16.Schumacher, Tsunoda 12; 18.Zhou 6; 19.Albon 4; 20.Latifi, De Vries 2.
Campeonato, construtores:
1.Red Bull-Honda 696; 2.Ferrari 487; 3.Mercedes 447; 4.Alpine-Renault 153; 5.McLaren-Mercedes 146; 6.Sauber-Ferrari 53; 7.Aston Martin-Mercedes 49; 8.Haas-Ferrari 36; 9.Alpha Tauri-Honda 35; 10.Williams-Mercedes 8.