EXTREME E REVELA SEU CIRCUITO ESTILO MONTANHA

RUSSA PARA A ESTREIA NO CHILE

22 de setembro de 2022, Londres: Com tudo pronto para o inÁ­cio do X Prix

Antofagasta Minerals Copper da Extreme E, que acontece neste fim de semana (24 e

25 de setembro), a série de carros elétricos off-road apresentou a desafiadora pista

que será palco da disputa entre 10 equipes e seus 20 pilotos de nÁ­vel mundial, que já

estão no Chile para o primeiro evento sul-americano do campeonato.

Localizado no coração do Deserto do Atacama – o lugar mais seco do planeta – o

percurso de três quilÁ´metros será um cenário remoto e extremo para as equipes, com

várias mudanças de elevação, variações de inclinação, curvas de alta velocidade e

saltos, o que deve resultar no circuito mais rápido e emocionante para os pilotos até

agora.

James Taylor, diretor do campeonato, disse: "Este circuito promete ser um dos

melhores no calendário Extreme E até agora. Estamos todos muito entusiasmados”.

“Demos muita ênfase Á  criação de um traçado com muitas curvas rápidas e amplas,

variações de inclinação para testar as habilidades técnicas dos pilotos, e saltos que

devem garantir que vejamos todo o potencial do ODYSSEY 21 no Chile.”

“Considerando a largura do traçado, também haverá várias oportunidades de

ultrapassagem para os pilotos ao longo do fim de semana, o que significa que nossa

primeira visita Á  América do Sul promete ser espetacular.”

Fraser McConnell, Championship Driver da Extreme E, disse: "É definitivamente

um circuito com muita adrenalina. O traçado permite que você realmente possa fazer

pressão e ajustar pequenos detalhes na pista para conseguir um tempo de volta mais

rápido. Ganhar cada décimo possÁ­vel será fundamental, especialmente em um

traçado mais curto como esse, que é muito amigável para os pilotos”.

"É como uma montanha-russa. Há também muitos pontos cegos, então você tem que

escolher seus pontos, estar comprometido e ter em mente a linha de visão do que

está adiante, além de estar nivelado nos saltos com o morro para cima."

"Você vai estar pisando no acelerador durante 80% da volta, movendo o ODYSSEY

21 para a esquerda e para a direita, e ficando muito tempo no ar."

Desde a largada, há muitas oportunidades de ultrapassagem, o que permitirá aos

pilotos seguir por várias linhas alternativas para conseguir uma ultrapassagem. A

amplitude do espaço, que facilita as ultrapassagens entre pilotos, é algo chave neste

circuito chileno. É uma caracterÁ­stica de design que sempre buscamos na Extreme E

– porque permitir a criatividade para as ultrapassagens desde o inÁ­cio é crucial – e o

layout de Antofagasta é uma prova disso.

 

O uso de diferentes nÁ­veis de inclinação ao longo do percurso também será muito

importante. A rápida mudança de direção através do uso das margens e dos declives

resultará na existência de muitos pontos cegos, o que vai exigir dos pilotos muita

atenção durante o percurso para aproveitar ao máximo essas zonas.

Algo que também deve gerar muita adrenalina são os saltos do circuito… e há muitos

pelo caminho! A linha que separa o ser veloz demais do não ser veloz o suficiente

será sempre muito tênue, de modo que encontrar o ponto de equilÁ­brio para ganhar

tempo sem sobrecarregar os ODYSSEY 21 com uma direção excessiva será crucial.

Levando em conta a natureza fluida da pista, cometer o mÁ­nimo de erros possÁ­vel é

vital, especialmente pela possibilidade de somar o bÁ´nus de cinco pontos oferecido

graças ao Continental Traction Challenge.

A linha de chegada coincide com um último salto, o que deverá proporcionar um

clÁ­max emocionante ao traçado. É bem possÁ­vel que os pilotos se atrevam a tentar

uma última ultrapassagem logo antes da conclusão da volta, o que pode resultar em

um final de corrida cinematográfico, com os ODYSSEY 21 no ar.