Este fim de semana, o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) começou a segunda metade de sua temporada com 38 carros no Autódromo Nazionale di Monza (Itália). Na sexta-feira, Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere voltaram a atuar no circuito italiano. Após três sessões produtivas de treino no calor sufocante, Nicolas Lapierre foi encarregado de qualificar o Alpine A480. O francês imediatamente colocou o protótipo da marca A-arrowed em segundo lugar no grid provisório, mas uma bandeira vermelha causada pela paralisação do Peugeot nº 94 o forçou a se contentar com o P3. Ao meio-dia de domingo, Matthieu Vaxiviere estava ao volante para o inÁcio das 6 Horas de Monza. O nº 36 teve um excelente inÁcio e entrou em uma batalha com ambos Toyotas, resistindo ao nº 7 antes de uma bela ultrapassagem no nº 8 na volta três. Uma guerra estratégica rapidamente começou após os primeiros acontecimentos da corrida. Aproveitando sua excelência operacional, a equipe fez seu primeiro pit stop durante a segunda bandeira amarela em toda a pista antes de Matthieu Vaxiviere repassar os dois Toyotas no trânsito. Quando André Negrão assumiu, o brasileiro fez sua parte, permitindo que a estratégia continuasse. Apesar de um pequeno erro sem consequências na chicane Ascari, André Negrão continuou firme até o final durante seu stint duplo antes de Nicolas Lapierre assumir. O francês continuou o duelo com o Toyota nº8, apenas alguns segundos atrás do lÁder. Mais uma vez, Les Bleus demonstrou sua determinação em retomar a liderança com pouco mais de duas horas restantes. Trinta minutos depois, Matthieu Vaxiviere estava de volta ao volante em um trio principal coberto por menos de 15 segundos. O francês rapidamente fechou a lacuna para o nº 8 Toyota, que ele passou do lado de fora do Parabólica depois de três voltas emocionantes. Depois disso, a tensão aumentou quando ele levou a luta para o nº 7 Toyota, que fez contato com ele na reta de chegada/largada. O A480 Alpine escapou ileso e assumiu a liderança da corrida. A partir daÁ, Matthieu Vaxiviere gradualmente aumentou sua vantagem para cinco segundos antes de seu pit stop final. Nos minutos de tensão, Matthieu Vaxiviere foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada com uma margem de vitória de pouco menos de três segundos sobre o seu rival. Com duas vitórias nas quatro primeiras rodadas da temporada, o Alpine Elf Endurance Team consolidou sua liderança na classificação geral. Na quarta-feira, o Alpine A480 será transportado para Fuji. Após uma ausência de três anos do calendário, o circuito japonês sediará a próxima rodada do Campeonato Mundial de Endurance em 11 de setembro, domingo. Nicolas Lapierre “Foi uma corrida brilhante, dentro e fora do cockpit. Não foi vencer os Toyotas por conta do quão diferentes nossos carros são tecnicamente, mas nós usamos todos os nossos pontos fortes para alcançar o nosso objetivo. Tivemos que fazer o nosso melhor aqui, pois nosso próximo encontro é no quintal da Toyota, e fizemos e já estamos ansiosos pelo desafio que temos pela frente em Fuji.” André Negrão “É incrÁvel ganhar em Monza para se recuperar depois da nossa semana difÁcil nas 24 Horas de Le Mans. Acho que os fãs gostaram do show de hoje, e estou muito feliz com a vitória. Ainda lideramos o campeonato. Marcamos alguns pontos valiosos antes das duas últimas corridas no calendário, mas ainda há muito pouco nele.” Matthieu Vaxiviere “Que corrida e que batalha! Eu me diverti muito hoje, com muitas batalhas emocionantes entre todos os Hypercars correndo dentro do mesmo segundo. É disso que mais gostamos em ser pilotos, mas também para os espectadores. Esta é uma vitória de equipe com todos trabalhando perfeitamente juntos em estratégia, pit stops e condução.” Philippe Sinault, Chefe da Alpine Elf Endurance Team “As 6 Horas de Monza nos lembram de tudo o que amamos no automobilismo e por que fazemos isso. Estou tão orgulhoso do nosso papel no show de hoje. Seria uma corrida desafiadora, pois as especificações técnicas de nossos protótipos são muito diferentes. SabÁamos que seria difÁcil ultrapassar os nossos rivais nas retas, por isso trabalhámos arduamente em todos os aspetos da estratégia: undercuts, bandeira amarela, gestão de pneus e consumo de combustÁvel. Alcançamos esse resultado passo a passo a partir de nossas primeiras voltas na sexta-feira. Toda a equipe se recompÁ´s depois de Le Mans para ter um desempenho impecável, assim como os pilotos com alguns movimentos incrÁveis e até mágicos. Todos nós podemos ficar muito orgulhosos da vitória esplêndida de hoje!” CLASSIFICAÇÁ•ES 6 Horas de Monza de 2022 - Alpine Elf Endurance Team n°36 194 voltas
- Toyota Gazoo Racing n°8 +2.762s
- Toyota Gazoo Racing n°7 + 2 voltas
- Realteam por WRT n°41 + 6 voltas
- JOTA n°38 + 6 voltas
FIA World Endurance Championship Hypercar Pilotos - Lapierre – Negrão – Vaxiviere – 106 pontos
- Buemi – Hartley – Hirakawa – 96 pontos
- Conway – Kobayashi – Lopez – 76 pontos
- Dumas – Pla – 70 pontos
- Derani – 47 pontos
Construtores - Toyota Gazoo Racing – 121 pontos
- Alpine Elf Endurance Team – 106 pontos
- Glickenhaus Racing – 70 pontos
- Peugeot TotalEnergies – 12 pontos
|