O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) venceu o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada. Foi a sua terceira vitória n ano, e quinta na categoria. O holandês Max Verstappen (Red Bull) terminou em segundo, seguido pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes).
Leclerc fez uma grande prova, superando o pole-position Verstappen três vezes na pista (nas voltas 12, 33 e 52). Nas voltas finais Leclerc enfrentou problemas no acelerador do seu Ferrari F1-75 #16, mas conseguiu controlar a vantagem sobre Verstappen, vencendo com 1s5 de vantagem sobre o atual campeão, e lÁder do campeonato. Hamilton terminou em terceiro, pela terceira vez consecutiva.
O britânico George Russell (Mercedes) terminou em quarto, seguido pelo francês Esteban Ocon e o alemão Mick Schumacher (Haas), em seu melhor resultado na F-1.
O britânico Lando Norris (McLaren), o dinanarques Kevin Magnussen (Haas), o australiano Danel Ricciardo (McLaren) e o espanhol Fernando Alonso (Alpine) fecharam a zona de pontos.
O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) rodou e foi para a brita da curva sete, logo na primeira volta, depois de um toque com Russell. O britânico levou cinco segundos de punição. Pérez voltou em último, abandonando na 27ª volta.
Vencedor do GP da Grã-Bretanha, o espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari) disputava a segunda posição com Verstappen, quando o motor estourou na 58ª volta. O piloto parou o carro, que começou a pegar fogo, na grama. Deixando o cockpit desolado. O Safety Car Virtual foi acionado, com Leclerc e Verstappen entrando nos pits juntos, com ambos trocando os pneus duros pelos médios. Leclerc manteve a ponta no retorno a pista. Na 60ª volta, a bandeira verde foi agitada. Mesmo com problemas no acelerador nas voltas finais, Leclerc manteve a liderança até o final. Verstappen marcou a melhor volta da prova, garantindo o ponto extra.
Verstappen lidera o campeonato com 208 pontos, seguido por Leclerc com 170 e Pérez com 151.
A próxima etapa, o GP da França, no Circuito de Paul Ricard, acontece no dia 24 de julho.
Final:
1 – Charles Leclerc (Ferrari) – 71 voltas
2 – Max Verstappen (Red Bull-Honda) – 1″532
3 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 41″217
4 – George Russell (Mercedes) – 58″972
5 – Esteban Ocon (Alpine-Renault) – 1’08″436
6 – Mick Schumacher (Haas-Ferrari) – 1 volta
7 – Lando Norris (McLaren-Mercedes) – 1 volta
8 – Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) – 1 volta
9 – Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes) – 1 volta
10 – Fernando Alonso (Alpine-Renault) – 1 volta
11 – Valtteri Bottas (Sauber Alfa Romeo-Ferrari) – 1 volta
12 – Alexander Albon (Williams-Mercedes) – 1 volta
13 – Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes) – 1 volta
14 – Guan Yu Zhou (Sauber Alfa Romeo-Ferrari) – 1 volta
15 – Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) – 1 volta
16 – Yuki Tsunoda (Alpha Tauri-Honda) – 1 volta
17 – Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes) – 1 volta
Abandonos:
Carlos Sainz (Ferrari) –
Nicholas Latifi Williams-Mercedes) –
Sergio Perez (Red Bull-Honda) –
Campeonat, pilotos:
1.Verstappen 208; 2.Leclerc 170; 3.Perez 151; 4.Sainz 133; 5.Russell 128; 6.Hamilton 109; 7.Norris 64; 8.Ocon 52; 9.Bottas 46; 10.Alonso 29; 11.Magnussen 22; 12.Ricciardo 17; 13.Gasly 16; 14.Vettel 15; 15.Schumacher 12; 16.Tsunoda 11; 17.Zhou 5; 18.Albon, Stroll 3.
Campeonato, construtores:
1.Red Bull-Honda 359; 2.Ferrari 303; 3.Mercedes 237; 4.McLaren-Mercedes, Alpine-Renault 81; 6.Sauber Alfa Romeo-Ferrari 51; 7.Haas-Ferrari 34; 8.Alpha Tauri-Honda 27; 9.Aston Martin-Mercedes 18; 10.Williams-Mercedes 3.