GT Sprint Race abre temporada 2022 com estreia em Santa Cruz do Sul

Inovação é a tÁ´nica do campeonato, que trabalha um calendário intenso e motivador, recheada de muita velocidade, emoção e adrenalina

Uma nova temporada da GT Sprint Race tem inÁ­cio nesta semana. O campeonato dará a largada Á  sua décima primeira edição, entre os dias 11 e 13 de março, e será a primeira vez no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O calendário de competições prevê nove etapas em sete diferentes circuitos brasileiros, que é sempre uma atração Á  parte, diversificado e eclético, que contará também com a estreia em BrasÁ­lia (DF) no mês de novembro.

A aposta da categoria é de sempre entregar a seus competidores um legÁ­timo carro de competição, com o mais alto grau de qualidade, desempenho e segurança. Hoje, graças a este conceito, se destaca, entre as competições nacionais, como a que mais evolui tecnicamente na performance de suas máquinas. E também é considerada a que mais despontou inovações em mais de uma década para o automobilismo brasileiro.

“A cada ano nos fortalecemos e nos estabelecemos no universo do automobilismo mundial. E esta tem sido a tÁ´nica que inspira a todos nós da GT Sprint Race. Passo a passo, com muita calma e cautela para atingir os objetivos traçados, com o firme propósito de sempre evoluir. É um esporte único e apaixonante e estamos orgulhosos por chegar até aqui, iniciando este 11º ano, como um evento consolidado”, declara Thiago Marques, CEO da GT Sprint Race.

Quanto Á s expectativas da categoria para este novo ano, o CEO da GT Sprint Race é enfático. “E estamos superanimados para a temporada. Tem muitas inovações no carro, bastante modificação não só técnica, como estética. O trabalho foi intenso de toda a equipe, sem folga, sem férias para deixar os carros prontos, e estamos preparados para mais um grande ano!”, conclui Thiago.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Para a edição 2022, as máquinas receberam três principais alterações. A primeira delas foram ganhos em itens de segurança no interior, com um dispositivo modelo Nascar de proteção da cabeça e do pescoço do piloto para o movimento lateral. O segundo incremento foi quanto Á  utilização de uma barra estabilizadora traseira. Anteriormente, só havia a barra dianteira, agora teremos também a barra traseira com a possibilidade de manusear para mole, duro ou até desligá-la. E, por fim, houve um avanço no desenvolvimento da injeção eletrÁ´nica, para sentir o motor e entrar com maior qualidade quando for acelerar.

O HISTÁ“RICO

Em 12 de maio de 2012, o campeonato iniciou as atividades nos circuitos nacionais e a primeira etapa foi no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista. Porém, os treinos preparatórios e testes com seus bólidos sempre estiveram concentrados no Autódromo Internacional de Curitiba, no municÁ­pio de Pinhais (PR), onde fica localizada a sede da GT Sprint Race. O evento sempre contou com um calendário eclético e com novidades, em todas as temporadas. Um dos marcos da competição e da história do automobilismo foi Á  estreia da categoria na América do Norte, em 2019, com as provas da Sprint Race Internacional Cup, nos icÁ´nicos autódromos de Homestead e Sebring, na Flórida (EUA) e atravessondo a fronteira ao sul para etapas em Rivera, no Uruguai.

Entre as implementações especiais realizadas nas etapas pela GT Sprint Race e que foram consagradas em mais de uma década, estão atrações como a Guest Race, na qual um piloto consagrado no automobilismo é convidado para compor o grid; a Super Pole (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a Inverse Race, com grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalÁ­ssima Night Challenge, corrida noturna; a corrida no anel externo (oval) do Autódromo Internacional de Curitiba que agora é dado histórico com o circuito desativado; a Set Up Free, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto do seu carro; além da etapa decisiva com o Match Point.

NOVA ERA

As novas máquinas foram a grande novidade da edição 2020 e um novo conceito da marca foi estabelecido como GT Sprint Race. Após oito anos de um projeto bastante elogiado, a categoria teve em seu grid novos carros, mas manteve suas premissas de segurança e equilÁ­brio, em sintonia com as principais competições de turismo no mundo. Esses pontos foram garantidos com o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores, o qual o piloto fica sentado no meio do carro, o que ajuda no distanciamento dos impactos em “T”, ficando longe das laterais e garantindo maior segurança.

A GT Sprint Race, uma das principais categorias do automobilismo nacional, leva como princÁ­pio sempre inovar. Com uma versão bem diferente do habitual trouxe para o calendário, há dois anos, o minitorneio Special Edition e que será mantido na edição 2022. O sistema de classificação segue regulamento ao estilo exclusivo, onde as duas primeiras corridas são classificatórias para a grande final. A cada etapa são três corridas com um ou dois pilotos inscritos nas respectivas classes PRO, PROAM e AM.

OS GTs

O carro GT Sprint Race, conta com chassi tubular de aço inox e peso total de 1.000 kg, motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40 kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação Argentina, marca doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads. Já na parte eletrÁ´nica, passaram a usar o modelo GT Attack, onde o piloto tem todas as informações técnicas do carro no volante, as quais facilitam muito o entendimento dos sinais vitais do motor, evita possÁ­veis quebras e, acima de tudo, traz uma facilidade ainda maior com relação ao equilÁ­brio de todos os carros. Já na parte da suspensão, todas elas são independentes, através de duplo triângulo e push rods. Além disso, os GTs estão compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, superconceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta).Os pneus são Pirelli 265/645 R18  modelos  (Slick – pista seca) e  (Wet-pista molhada).

A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Real Radiadores e Graxa.

 

Calendário da GT Sprint Race 2022:

Etapa 1 – 13 de Março – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapa 2 – 03 de Abril – Velocitta – Mogi Guaçu (SP)

Etapa 3 – 01 de Maio – Interlagos – São Paulo (SP)

Etapa 4 – 05 de Junho – Goiânia (GO)

Etapa 5 – 10 de Julho – Londrina (PR)

Etapa 6 – 21 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP)

Etapa 7 – 18 de Setembro – Tarumã- Viamão (RS)

Etapa 8 – 06 de Novembro – BrasÁ­lia (DF)

Etapa 9 – 11 de Dezembro – a definir