O piloto oficial Baptista, de 24 anos e o convidado Hellmeister participarão pelo Team RC, que venceu a última corrida de duplas da principal categoria do automobilismo brasileiro, em 2018, no próprio autódromo José Carlos Pace
A principal novidade do Campeonato Brasileiro de Stock Car Pro Series 2022 é o retorno das Corridas de Duplas, que serão realizadas logo na primeira etapa desta temporada, no próximo dia 13 de fevereiro, no Autódromo de Interlagos. É um dos eventos mais badalados do automobilismo brasileiro por atrair pilotos até das principais categorias do automobilismo mundial. Também motiva os nacionais, como é o caso, agora, de Alan Hellmeister, com cinco tÁtulos da Porsche Cup, que será o parceiro de Bruno Baptista, de 24 anos, um dos mais competitivos pilotos da nova geração da Stock. Ele participará da sua 5ª temporada consecutiva no Team RC, a equipe que coleciona mais tÁtulos na categoria, em 13 oportunidades.
“Começar a principal disputa do nosso automobilismo com uma prova de duplas é ainda mais empolgante para qualquer um dos participantes. Imagine, então, para mim e o Team RC, que convidamos um parceiro como o Hellmeister. Ele foi o meu coach desde que passei a correr de monopostos, em 2014, quando conquistei o primeiro tÁtulo sul-americano de Fórmula 4, em 2014, com 16 anos. Logo depois, continuou me treinando e ensinando os principais truques de pilotagem nas principais categorias de monopostos em que competi na Europa, onde até moramos juntos por dois anos seguidos em Barcelonaâ€, lembra o piloto do Team RC, que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.
Além dos pilotos oficiais de todo o campeonato, as duas corridas de duplas da abertura desta temporada de Stock Car terão as participações de pilotos convidados, que serão classificados em três categorias diferenciadas: Ouro (aqueles que já venceram provas de Stock Car); Prata (que já tiveram participação em edições passadas da própria Corrida de Duplas ou em provas isoladas do campeonato da categoria, com classificação entre os 10 primeiros colocados); e, Bronze (sem participação prévia em provas de Stock Car). Assim, o regulamento prevê um sistema de equalização de lastro nos carros, onde os da classe Ouro terão que levar 30 kg a mais ao peso mÁnimo do carro da dupla, os da Prata, 10 kg e os da Bronze não terão peso extra. Outra vantagem dos pilotos Bronze é que podem fazer três treinos exclusivos contra 2 da categoria Prata e apenas 1 da Ouro.
Alan Hellmeister já foi classificado como piloto Prata e o Toyota Corolla de Bruno Baptista terá que carregar 10 kg a mais de lastro, conforme explica Marcel Campos, chefe de equipe do Team RC:
“Nós escolhemos o Alan Hellmeister por ser um piloto experiente e muito rápido em outras categorias. Além disso, a equipe e o próprio Bruno têm bom entrosamento com ele. Já correu bem de Stock e, por isso, teremos que ter 10 kg a mais de peso extra no carro, o único inconveniente. Porém, temos certeza que será competitivo e não deverá demorar para se adaptar ao nosso Toyota Corolla nos dois treinos de 30 minutos cada que terá antes de sua prova. Como piloto oficial da Stock e inscrito no campeonato, o Bruno terá apenas 30 minutos de treino no sábado, antes da classificação oficial para o grid de largada, com o mesmo esquema de Q1 (com todos os participantes) Q2 (com os 15 melhores do Q1) e Q3 (com os seis mais rápidos do Q2). Desta vez, os pilotos convidados não participarão de classificação, ao contrário do que ocorreu na última Corrida de Duplas, há quatro anos atrásâ€, explica o chefe do Team RC.
A vitória da Corrida de Duplas da Stock Car em 2018, também realizada em Interlagos, foi da dupla do Team RC, formada por Daniel Serra e João Paulo de Oliveira. A equipe paranaense de Rosinei Campos, o “Meinha†e do seu filho Marcel também ganhou a prova de 2015, com Ricardo Mauricio e Bedu Girolami.
Bruno Baptista participou da corrida de Duplas, em 2018, tendo como parceiro NonÁ´ Figueiredo.
“Foi uma disputa sob muita chuva e acredito que só não ficamos entre os primeiros, no final, porque um pneu furado na minha tocada nos obrigou até a abandonar. Mas este ano, eu e o Alan temos tudo para conseguir um bom resultadoâ€, adianta Bruno.
As duas corridas de domingo terão 30 minutos de duração, cada uma, mais uma volta, da mesma forma do que uma etapa normal do ano passado e das próximas desta temporada, quando são disputadas apenas por um participante oficial.
Com a obrigatória troca de pilotos após a primeira corrida, os carros, desta vez, farão uma rápida parada no grid de largada, que terá também posicionamento invertido entre os 10 primeiros lugares.
A contagem de pontos da pole-position (2) e da classificação dos 20 primeiros colocados da primeira corrida será idêntica Á atual, valendo 30 pontos a vitória. Já a segunda, de pilotos convidados, a vitória somará 12 pontos para o piloto oficial do carro, ou seja, a metade dos 24 pontos que leva o vencedor de uma segunda prova tradicional. Além disso, em vez dos 20 concorrentes que costumam somar pontos, a segunda corrida de Duplas com convidados premiará somente os 12 primeiros colocados, que receberão 1 ponto a menos entre cada um deles, do 1º ao 12º.
â€œÉ claro que vou torcer muito por uma boa atuação do competitivo e arrojado parceiro Bruno, para tentar me deixar entre os 10 primeiros do grid de largada da segunda corrida. Apesar de valer a metade dos pontos de uma segunda prova normal, a minha vontade é a de conseguir, pelo menos, um pódio para ajudar ele na classificação final desta primeira etapaâ€, finaliza Alan Hellmeister.
Os treinos oficiais de sábado serão transmitidos, ao vivo, pela SportTV2 e as corridas de domingo pela Band e a SportTV2. Vale ressaltar ainda que nas duas Corridas de Duplas desta primeira etapa terá também parada na área dos boxes para troca obrigatória de um dos pneus. Para os treinos extra-oficiais, classificação e as corridas, cada carro terá Á sua disposição de uso 12 pneus novos Lacre 2022 e 10 pneus usados Lacre 2021. Assim, como sempre, a estratégia de cada equipe vale muito entre as duas importantes disputas.