WEC: Toyota faz a dobradinha em Portimão

O trio Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brendon Hartley (Toyota GR010-Hybrid/Toyota) venceu as 8 Horas de Portimão, em Portugal, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).  Foi a segunda vitória do trio do carro #8 no ano. O trio Mike Conway/Kamui Kobayashi/José Mária López, completaram a dobradinha da Toyota. O trio Alexandre Negrão/Nicolas Lapierre/Mathieu Vaxiviere (Alpine A480-Gibson/Alpine) completou o pódio.

Com a estratégia de economizar combustÁ­vel no inÁ­cio da prova, os carros da Toyota conseguiram fazer um pit stop a menos na parte final, em relação ao trio da Alpine, que liderou as primeiras horas.  Nos minutos finais da prova a direção da Toyota ordenou a troca de posições, entre os carros #7 e #8, com Buemi/Nakajima/Hartley garantindo a vitória com 1s8 de vantagem sobre Conway/Kobayashi/Lopez.

O brasileiro Negrão, em trio com os franceses Lapierre/Vaxiviere, que alinhou na pole, completou o pódio no geral, e na classe Hypercar.

Pela classe LMP2 vitória do trio Roberto Gonzalez/Antonio Da Costa/Anthony Davidson (Oreca 07-Gibson/Jota).

Pela classe LMGTE Pro vitória da dupla Alessandro Pier Guidi/James Calado (Ferrari 488 GTE Evo/AF Corse). O brasileiro Daniel Serra, em dupla com o espanhol Miguel Molina (Ferrari 488 GTE Evo/AF Corse) terminou em segundo na classe LMGTE Pro.

Pela classe LMGTE Am vitória do trio Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto/Antonio Fuoco (Ferrari 488 GTE Evo/Cetilar).

Os brasileiros Augusto Farfus/Marcos Gomes, em trio com o italiano Paul dalla Lana (Aston Martin Vantage AMR/AMR) terminaram em quarto na classe LMGTE Am.

O brasileiro Felipe Fraga, em trio com o norte-americano Ben Keating e o luxemburguês Dylan Pereira (Aston Martin Vantage AMR/TF Sport), terminou em oitavo na classe LMGTE Am.

A próxima etapa, as Seis Horas de Monza, na Itália, acontece no dia 18 de julho.

Final:

1 – Buemi/Nakajima/Hartley (Toyota GR010-Hybrid) – Toyota – 300 voltas
2 – Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota GR010-Hybrid) – Toyota – 1″800
3 – Negrão/Lapierre/Vaxiviere (Alpine A480-Gibson) – Alpine – 1’08″597
4 – Gonzalez/Da Costa/Davidson (Oreca 07-Gibson) – Jota – 4
5 – Gelael/Vandoorne/Blomqvist (Oreca 07-Gibson) – Jota – 4
6 – Hanson/Boyd/Di Resta (Oreca 07-Gibson) – United Autosports – 5
7 – Frijns/Habsburg/Milesi (Oreca 07-Gibson) – WRT – 5
8 – Smiechowski/Deletraz/Brundle (Oreca 07-Gibson) – Inter Europol – 7
9 – Calderon/Floersch/Visser (Oreca 07-Gibson) – Richard Mille – 10
10 – Garcia/Beche/Nato (Oreca 07-Gibson) – Realteam – 10
11 – Hedman/Montoya/Hanley (Oreca 07-Gibson) – DragonSpeed – 12
12 – Magnussen/Fjordbach/Andersen (Oreca 07-Gibson) – High Class – 15
13 – Van Eerd/Van Der Garde/Van Uitert (Oreca 07-Gibson) – R. T. Nederland – 15
14 – Pier Guidi/Calado (Ferrari 488 GTE Evo) – AF Corse – 21
15 – Serra/Molina (Ferrari 488 GTE Evo) – AF Corse – 21
16 – Estre/Jani/Christensen (Porsche 911 RSR) – Porsche GT Team – 21
17 – Bruni/Lietz/Makowiecki (Porsche 911 RSR) – Porsche GT Team – 22
18 – Lacorte/Sernagiotto/Fuoco (Ferrari 488 GTE Evo) – Cetilar – 26
19 – Perfetti/Cairoli/Pera (Porsche 911 RSR) – Project 1 – 26
20 – Flohr/Castellacci/Fisichella (Ferrari 488 GTE Evo) – AF Corse – 26
21 – Dalla Lana/Farfus/Gomes (Aston Martin Vantage AMR) – AMR – 26
22 – Kimura/Jensen/Andrews (Ferrari 488 GTE Evo) – Kessel – 26
23 – Schiavoni/Piccini/Cressoni (Ferrari 488 GTE Evo) – Iron Lynx – 27
24 – Frey/Gatting/Gostner (Ferrari 488 GTE Evo) – Iron Lynx – 27
25 – Keating/Pereira/Fraga (Aston Martin Vantage AMR) – TF Sport – 28
26 – Frey/Gatting/Gostner (Ferrari 488 GTE Evo) – Iron Lynx – 29
27 – Bastien/Seefried/Andlauer (Porsche 911 RSR) – Dempsey-Proton – 31
28 – Perrodo/Nielsen/Rovera (Ferrari 488 GTE Evo) – AF Corse – 33
29 – Konopka/Jackson/Webb (Ligier JSP217-Gibson) – ARC Bratislava – 39
30 – Briscoe/Dumas/Westbrook (Glickenhaus 007 LMH) – Glickenhaus – 54

Volta mais rápida: Matthieu Vaxiviere 1’30″364

Abandonos

Ried/Evans/Campbell (Porsche 911 RSR) – Dempsey-Proton
Hoshino/Fujii/Watson (Aston Martin Vantage AMR) – D’Station