O sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing) e o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren SP) foram os vencedores da rodada dupla no The Raceway at Belle Isle, em Detroit, válidas pela sétima e oitava etapa da temporada.
No sábado, em uma prova marcada por duas bandeiras vermelhas, Ericsson conquistou a sua primeira vitória na categoria. O ex-piloto de F-1 venceu com 1s7 de vantagem sobre o holandês Rinus VeeKay (Ed Carpenter Racing). O’Ward fechou o pódio.
O japonês Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan Racing) foi o quarto, seguido pelos parceiro de equipe, os norte-americano Graham Rahal e Santino Ferrucci.
A primeira bandeira vermelha aconteceu na 23ª volta, quando o sueco Felix Rosenqvist, parceiro de equipe de O’Ward, teve problemas no acelerador, e em alta velocidade, bateu na barreira de proteção. O impacto foi tão forte que parte da barreira de concreto teve que ser substituÁda. O piloto foi levado para um hospital, e liberado, sem ferimentos.
A segunda bandeira vermelha aconteceu com uma batida do francês Romain Grosjean (Dale Coyne Racing), faltando sete voltas para o final.Â
O carro do então lÁder da prova, o australiano Will Power (Team Penske) morreu, e o piloto só conseguiu relargar com três voltas de atraso. Terminando na 20ª Â posição.
Neste domingo. O’Ward venceu a oitava etapa, a sua segunda vitória no ano e na categoria. O norte-americano Josef Newgarden (Team Penske) foi o segundo, seguido pelo espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing).
Faltando 11 voltas para o final, Grosjean bateu, provocando a última bandeira amarela. O carro do ex-piloto de F1 chegou a pegar fogo, com Grosjean buscando um extintor de incêndio com um fiscal, antes da equipe de resgate chegar.
O’Ward relargou em sétimo, e com pneus novos, foi ganhando posições, até superar Newgarden, que tinha pneus desgastados, faltando três voltas para o final. Vencendo com tranquilos 6s7 de vantagem sobre Newgarden. Palou foi o terceiro.
O norte-americano Colton Herta (Andretti Autosport) foi o quarto, seguido por Rahal e Power.
O norte-americano Oliver Askew substituiu Rosenqvist. Abandonando na 47ª volta.
O’Ward assumiu a liderança do campeonato com 299 pontos, um a mais do que Palou. O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) e ó terceiro com 263.
A próxima etapa acontece em Road America, no dia 20 de junho.
Final, sétima etapa, sábado 12/06:
1 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 70 voltas
2 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 1″7290
3 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – AMSP – 1″9105
4 – Takuma Sato (Dallara-Honda) – RLL – 8″1688
5 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 9″4645
6 – Santino Ferrucci (Dallara-Honda) – Rahal – 9″5670
7 – Alexander Rossi (Dallara-Honda) – Andretti – 10″3406
8 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 10″8956
9 – Ed Jones (Dallara-Honda) – Coyne – 11″9428
10 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 12″5061
11 – Sebastien Bourdais (Dallara-Chevy) – Foyt – 13″5792
12 – Simon Pagenaud (Dallara-Chevy) – Penske – 13″8274
13 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 14″7925
14 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 16″0887
15 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 17″2534
16 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – Shank – 18″2898
17 – James Hinchcliffe (Dallara-Honda) – Andretti – 19″0114
18 – Dalton Kellett (Dallara-Chevy) – Foyt – 1 volta
19 – Scott McLaughlin (Dallara-Chevy) – Penske – 3
20 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 3 giri
21 – Ryan Hunter-Reay (Dallara-Honda) – Andretti – 5
22 – Max Chilton (Dallara-Chevy) – Carlin – 5
23 – Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Coyne – 7
Abandonos:
Jimmie Johnson (Dallara-Honda) – Ganassi – 49 voltas
Felix Rosenqvist (Dallara-Chevy) – AMSP – 23
Final, oitava etapa, domingo 13/06:
1 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – AMSP – 70 voltas
2 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 6″7595
3 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Ganassi – 6″9392
4 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 7″0558
5 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 7″6952
6 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 8″4418
7 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 8″8324
8 – Simon Pagenaud (Dallara-Chevy) – Penske – 9″0641
9 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 9″5248
10 – Santino Ferrucci (Dallara-Honda) – Rahal – 10″6860
11 – Ryan Hunter-Reay (Dallara-Honda) – Andretti – 10″9852
12 – Takuma Sato (Dallara-Honda) – RLL – 11″5761
13 – Alexander Rossi (Dallara-Honda) – Andretti – 14″2097
14 – James Hinchcliffe (Dallara-Honda) – Andretti – 14″9968
15 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – ECR – 15″1529
16 – Sebastien Bourdais (Dallara-Chevy) – Foyt – 15″2726
17 – Ed Jones (Dallara-Honda) – Coyne – 16″1183
18 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 16″8545
19 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – Shank – 1 volta
20 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 1
21 – Jimmie Johnson (Dallara-Honda) – Ganassi – 1
22 – Max Chilton (Dallara-Chevy) – Carlin – 2
23 – Dalton Kellett (Dallara-Chevy) – Foyt – 9
Abandonos:
Romain Grosjean (Dallara-Honda) – Coyne – 59 voltas
Oliver Askew (Dallara-Chevy) – AMSP – 47