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Um novo regulamento, com apoio da Ferrari e Porsche, entrou em vigor em 1961, com os motores dos carros de F-1 tendo um litro diminuÁdo em sua potencia, de 2,5 litros para 1,5 litros.
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A alteração do regulamento foi anunciada no final do sistema de 1958 pelo então presidente da FIA, M. Augustin Perouse.
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Seu anúncio não agradou os construtores britânicos. Eles se juntaram para apresentar uma oposição unida ao anuncio da FIA e declararam seu apoio a uma Fórmula InterContinental de 3 litros. O meio litro adicionado destinava-se a atrair o maior número possÁvel de inscrições dos Estados Unidos e da Australásia.
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O campeonato teve uma única temporada, em 1961. Com apenas cinco provas sendo realizadas, todas na Grã-Bretanha, e com o final antecipado, não sendo declarado um campeão. O britânico Stirling Moss venceu três provas e o australiano Jack Brabham duas, ambos com Cooper T53.
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Ele atraiu o apoio das principais britânicas, Lotus, BRM, Cooper.
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Além de inscrições adicionais na forma de um dos Scarabs de 1960 com motor dianteiro de Lance Reventlow, com Chuck Daigh, um Vanwall com motor traseiro feito sob medida – apelidado de ‘The Whale – para John Surtees – e vários Maserati de 4 cilindros com motor italiano e Coopers com motor Ferrari. O australiano Lex Davison comprou um dos Aston Martin DBR4, de motor dianteiro, para a disputa das provas. O neozelandês Bruce McLaren foi inscrito com um Cooper T53 pela equipe de Tommy Atkins.
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Primeira etapa:
II Lombank Trophy 1961, Snetterton, Norfolk, Grã-Bretanha, 26 Março:
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1 Jack Brabham, AUS Jack Brabham (Tommy Atkins car) Cooper T53 – Climax S4 (2.5 litre) FII-5-60 59’31.6″ 102.67 mph
2 Cliff Allison, GB UDT-Laystall Racing Team Lotus 18 – Climax S4 (2.5 litre) 915 1:00’53.2″
3 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53P – Climax S4 FI-1-61 36
4 Henry Taylor, GB UDT-Laystall Racing Team Lotus 18 – Climax S4 916 36
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53P – Climax S4 F1-2-61 35
6 Jim Clark, GB Team Lotus Ltd Lotus 18 – Climax S4 371 35
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Segunda etapa:
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XIII Lavant Cup 1961, Intercontinental Formula, Goodwood, Chichester, Grã-Bretanha, 3 Abril:
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1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53 – Climax (DNS Lotus – Climax ) F1-7-61 33’25.6″ 90.47 mph
2 Bruce McLaren, NZ C.T. Atkins Cooper T53 – Climax FII-8-60 33’26.2″
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM P48 484 33’45.0″
4 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Ltd Cooper T53 – Climax F1-5-61 34’26.4″
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Ltd Cooper T53 – Climax F1-4-61 34’42.0″
6 Tony Brooks, GB Owen Racing Organisation BRM P48 487 34’43.2″
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Terceira etapa:
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XIII B.R.D.C. International Trophy 1961, Intercontinental Formula, Silverstone Circuit, Towcester, Grã-Bretanha, 6 Maio:
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1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53P – Climax F1-7-61 2:41’19.2″ 87.18 mph
2 Jack Brabham, AUS Cooper Car Co (Yeoman Credit car) Cooper T53 – Climax F1-5-61 79
3 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-4-61 78
4 Henry Taylor, GB UDT-Laystall Racing Team (RRC Walker car) Lotus 18 – Climax 916 78
5 John Surtees, GB G.A. Vandervell Vanwall VW14 (rear-engined) VW14 77
6 Tony Brooks, GB Owen Racing Organisation BRM P48 487 77
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Quarta etapa:
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XIII British Empire Trophy 1961, Intercontinental Formula, Silverstone Circuit, Towcester, Grã-Bretanha, 8 Julho:
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1 Stirling Moss, GB R.R.C. Walker Racing Team Cooper T53 – Climax S4 F1-7-61 1:27’19.2″ 104.58 mph
2 John Surtees, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-5-61 1:28’09.8″
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM 487 1:28’09.8″
4 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co (Atkins car) Cooper T53 – Climax FII-8-60 51
5 Jim Clark, GB Team Lotus Lotus 18 – Climax 372 50
6 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax F1-4-61 50
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Quinta etapa:
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Guards Trophy 1961, Intercontinental Formula, Brands Hatch, Grã-Bretanha, 7 Agosto:
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1 Jack Brabham, AUS Cooper Car Co Ltd (Brabham R.O. car) Cooper T53 – Climax S4 FII-5-60 2:10’53.6″
2 Jim Clark, GB Team Lotus Lotus 18 – Climax S4 372 75
3 Graham Hill, GB Owen Racing Organisation BRM P48 484 75
4 Bruce McLaren, NZ Cooper Car Co Ltd (Atkins car) Cooper T53 – Climax S4 FII-8-60 75
5 Roy Salvadori, GB Yeoman Credit Racing Team Cooper T53 – Climax S4 F1-4-61 73
6 Lex Davison, AUS Ecurie Australie Aston Martin DBR4/300 DBR4/4 71
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