- A Alpine Elf Matmut Endurance Team soube aproveitar as raras oportunidades de uma corrida relativamente calma, para buscar o segundo lugar na etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps.
- Liderando a corrida até a última hora, o A480 sob o comando de Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu VaxiviÁ¨re mostrou que estará sempre pronto para a briga durante toda a temporada.
- Com os avanços conquistados durante toda a semana, os ‘Azuis’ ambicionam o mais alto degrau do pódio no próximo encontro do Campeonato Mundial da FIA de Endurance, em Portimão.
Como manda a tradição, foi dada a largada da temporada com a realização do Prologue, disputado segunda e terça-feira. A Alpine Elf Matmut Endurance Team aproveitou os dois dias de testes em condições reais para continuar o aprendizado do A480, com Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu VaxiviÁ¨re. Com o avanço das sessões, o trio marcou tempos cada vez mais rápidos e completou 190 voltas ou pouco mais de 1.330 quilÁ´metros, sem qualquer problema de confiabilidade. A equipe continuou trabalhando duro na quinta e sexta-feira, quando marcou o tempo de referência na segunda sessão de treinos livres, acumulando mais 92 voltas no marcador antes de confiar o volante a Nicolas Lapierre para as qualificações. O desafio desta verdadeira corrida contra o tempo de apenas dez minutos ficou ainda mais difÁcil quando o A480 teve um problema de sensor, que obrigou Nicolas Lapierre a voltar ao box. O piloto partiu novamente para uma única volta, que resultou em um terceiro lugar na categoria Hypercar. No sábado, a tensão subiu de nÁvel com a primeira corrida da temporada. Apesar de ter feito uma boa largada, o brasileiro André Negrão foi surpreendido por dois concorrentes antes do inÁcio de sua recuperação, no fim da primeira volta. Retomando rapidamente sua posição inicial, o brasileiro até subiu no pódio geral provisório depois de vinte minutos, antes de continuar batalhando em seu segundo revezamento, passando o volante em seguida para Nicolas Lapierre. Com uma mudança nas estratégias, o A480 assumiu a liderança antes da terceira hora, enquanto que Nicolas Lapierre aliou performance e regularidade para consolidar o lugar da Alpine Elf Matmut Endurance Team entre os pretendentes Á vitória. A equipe liderou grande parte da corrida em alternância com os carros da Toyota. Pouco depois da metade da corrida, Matthieu VaxiviÁ¨re entrou em cena e mostrou sua velocidade de ponta, despontando como o mais rápido na pista desde as suas primeiras voltas na competição sob as cores da Alpine. Mantendo os lÁderes sob pressão graças Á reatividade exemplar da equipe durante a primeira neutralização da prova, o n° 36 ganhou uma posição quando o Toyota n° 7 fez um passeio na área de cascalho. A menos de uma hora e meia da chegada, Matthieu VaxiviÁ¨re entrou no box para passar o volante a André Negrão, que teve um pequeno contato com um retardatário. Aproveitando cada oportunidade, o brasileiro liderou a prova até sua última parada, trinta e oito minutos antes de passar pela bandeira quadriculada. Pouco depois, foi declarada Bandeira Amarela em Todo o Circuito (full-course yellow) pela última vez, oferecendo algum respiro Á liderança da Toyota, que pÁ´de então dispensar a última parada para fazer um sprint final. Apesar de todos seus esforços, o brasileiro e o A480 terminaram em segundo, a pouco mais de um minuto atrás dos vencedores. A Alpine Elf Matmut Endurance Team se prepara agora para as 8 Horas de Portimão. A segunda etapa do calendário 2021 do Campeonato Mundial da FIA de Endurance será disputada em 13 de junho.
Philippe Sinault, Diretor da equipe Alpine Elf Matmut Endurance Team: “Esta semana foi longa e intensa, mas nós aprendemos muito. Tivemos um pequeno problema nas qualificações, com um sensor que fornecia informações imprecisas sobre a potência, mas nos recuperamos bem na corrida. Tivemos a satisfação de poder batalhar com os carros da Toyota, mesmo se as estratégias sejam logicamente diferentes, em razão das diferenças em termos de tecnologia. Já havÁamos previsto que eles fariam mais voltas por revezamento do que nós, mas reduzimos essa diferença sendo bastante reativos durante a primeira neutralização da prova. Também apresentamos um excelente ritmo e tivemos um incidente durante a corrida, mas isso sempre pode acontecer em uma prova de seis horas. O André foi extremamente cauteloso no inÁcio e não conseguiu tirar o máximo proveito de sua bela largada. Nós perdemos uns 20 segundos no processo, mas ele partiu para a briga, assim como Nicolas e Matthieu. Nosso objetivo principal era cruzar a linha de chegada e conseguimos isso. Muitos previam que o pódio seria nosso, mas conseguimos este segundo lugar pressionando os carros da Toyota. O resultado dessa primeira corrida é positivo e vamos trabalhar duro para chegar ainda mais longe em Portimão.†Nicolas Lapierre: “Podemos ficar realmente satisfeitos e orgulhosos com o trabalho incrÁvel realizado pela equipe em comparação com nossos concorrentes, que pareciam mais nervosos hoje. Fizemos belos progressos durante toda a semana com um carro confiável, com exceção desse pequeno problema com o sensor nas qualificações. Também nos divertimos bastante ao volante, apesar de que a limitação da nossa autonomia tenha sido um pouco frustrante. Isso faz parte dos pequenos pontos que precisam ser corrigidos e otimizados, tanto por parte da direção de prova como do nosso lado, pois essa foi nossa primeira corrida com o A480. De qualquer forma, apresentamos uma excelente regularidade nessa corrida e as semanas de preparação que antecedem a corrida em Portimão prometem ser emocionantes.†André Negrão: “Foi um inÁcio de temporada fantástico e a batalha com os carros da Toyota promete ser realmente intensa. Acho que fizemos um excelente trabalho, mas precisamos analisar os dados, pois acredito que o A480 tem ainda mais potencial em nossa janela de equilÁbrio das performances. Lamento apenas meu pequeno incidente de corrida, pois cometi um leve erro de cálculo, acreditando que um retardatário tinha me visto quando estava abrindo a porta. Felizmente, tivemos apenas um pneu furado, que não influenciou no resultadoâ€. Matthieu VaxiviÁ¨re: “Trabalhamos a semana toda para fazer uma bela corrida e conseguimos isso evitando erros e penalidades. Nosso objetivo era desafiar a Toyota e foi exatamente isso que fizemos, mostrando que estamos aqui para brigar. Mas ainda temos algum trabalho pela frente. Tive sensações incrÁveis com o carro em uma volta, mas ainda tenho que analisar como otimizar a minha gestão dos pneus. Estamos no caminho certo e isso é um bom presságio. A batalha está apenas começando!†CLASSIFICAÇÁƒO Etapa Total 6 Horas de Spa-Francorchamps 1. Toyota Gazoo Racing n° 8 – 162 voltas 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 +1’07’’196 3. Toyota Gazoo Racing n° 7 + 1 volta 4. United Autosports USA n° 22 + 1 volta 5. JOTA n°38 + 2 voltas Campeonato Mundial da FIA de Endurance 1. Toyota Gazoo Racing – 26 pontos 2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 18 pontos |