O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP da Emilia-Romagna, no Autódromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália, segunda etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Verstappen no ano, e 11ª na categoria. Os britânicos Lewis Hamilton (Mercedes) e Lando Norris (McLaren) completaram o pódio.
A prova começou com chuva. Saindo da terceira posição, Verstappen assumiu a ponta logo na primeira curva, ao superar o pole-position Hamilton, com direito a um toque entre eles, que danificou o aerofólio dianteiro do Mercedes F1 W12.
Pouco depois a bandeira amarela foi acionada pela primeira vez. O canadense Nicolas Latifi (Williams) escapou da pista, e voltou no caminho do russo Nikita Mazepin (Haas), com os carros se tocando. Latifi foi direto no muro.
A prova recomeçou na sétima volta, com Verstappen mantendo a ponta, seguido por Hamilton e o monagasco Charles Leclerc (Ferrari). Nas voltas seguintes Verstappen abriu uma confortável vantagem sobre Hamilton, fazendo a sua parada nos boxes na 26ª volta.
Hamilton assumiu a ponta por duas voltas, entrando nos pits na 28ª volta. A parada do heptacampeão foi mais lenta do que a do holandês, que reassumiu a liderança.
Três voltas depois Hamilton errou, e saiu da pista. Enquanto o piloto do carro #44 voltava a pista, depois de usar a marcha a ré, um fortÁssimo acidente paralisou a prova em bandeira vermelha.
Na disputa pela nona posição o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o britânico George Russell (Williams) se tocaram. Em alta velocidade os dois carros foram direto no muro, espalhando pedaços de carros pela pista. Os dois pilotos trocaram acusações pelo acidente.
A prova recomeçou com um novo procedimento de largada, na 35ª volta. Verstappen em primeiro, seguido por Leclerc, Norris, o mexicano Sergio Pérez (Red Bull), o australiano Daniel Ricciardo (McLaren), o canadense Lance Stroll (Aston Martin), Hamilton e o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), que havia alinhado em último após bater no treino classificatório. O japonês porém rodou logo depois da relargada, caindo para o antepenúltimo.
Depois de largar em segundo, Pérez vinha em quarto, quando rodou na 38ª volta, perdendo dez posições
Com a pista secando, Verstappen manteve a ponta com tranquilidade na sequência da prova. Enquanto isso Hamilton vinha volta a volta ganhando posições, até superar Norris, pelo segundo lugar, faltando três voltas para o final.
Verstappen venceu com 22 segundos de vantagem sobre Hamilton. Norris conquistou o seu segundo pódio na categoria.
Hamilton marcou a melhor volta da prova, 1m16s702 na volta 60. Garantindo o ponto extra, e a liderança do campeonato.
Leclerc foi o quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz Jr., e Ricciardo.
O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri), Stroll, e a dupla da Alpine, o francês Esteban Ocon e o espanhol Fernando Alonso, fecharam a zona de pontos, os primeiros da equipe francesa.
Foi o primeiro ponto de Alonso em seu retorno a F-1.
O finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo) terminou em nono, mas recebeu uma punição de 30 segundos, caindo para a 13ª posição.
Hamilton lidera o campeonato com 44 pontos, um a mais do que Verstappen.
A próxima etapa, o GP de Portugal, no Circuito Internacional do Algarve, acontece no dia 02 de maio.
Final:
1 33 Max VERSTAPPEN Red Bull Honda 63 voltas 2h 02m 34.598s ( 151.276 km/h )
2 44 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes +22.000s
3 4 Lando NORRIS McLaren Mercedes +23.702s
4 16 Charles LECLERC Ferrari Ferrari +25.579s
5 55 Carlos SAINZ Ferrari Ferrari +27.036s
6 3 Daniel RICCIARDO McLaren Mercedes +51.220s
7 10 Pierre GASLY AlphaTauri Honda +52.818s
8 18 Lance STROLL Aston Martin Mercedes +56.909s
9 31 Esteban OCON Alpine Renault +1m 05.704s
10 14 Fernando ALONSO Alpine Renault +1m 06.561s
11 11 Sergio PEREZ Red Bull Honda +1m 07.151s
12 22 Yuki TSUNODA AlphaTauri Honda +1m 13.184s
13 7 Kimi RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari +1m 34.773s
14 99 Antonio GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 62 voltas
15 5 Sebastian VETTEL Aston Martin Mercedes 61 voltas
16 47 Mick SCHUMACHER Haas Ferrari 61 voltas
17 9 Nikita MAZEPIN Haas Ferrari 61 voltas
ab 77 Valtteri BOTTAS Mercedes Mercedes 30
ab 63 George RUSSELL Williams Mercedes 30
ab 6 Nicholas LATIFI Williams Mercedes 0
Y. Tsunoda (13º) foi penalizado com 5s por não ter respeitado os limites da pista.
L. Stroll (7º) foi penalizado com 5s por cortar uma curva e ganhar uma vantagem.
K. RÁ¤ikkÁ¶nen (9º) foi penalizado em 30s por não respeitar o procedimento durante a 2ª partida contÁnua.
Â