Campeonato passa a ser transmitido em TV aberta pela Band, além da criação de uma nova divisão da categoria, novas especificações técnicas e a volta ao Nordeste.
Após ser a primeira categoria do mundo a criar um protocolo de segurança e conseguir voltar Á s pistas durante o perÁodo de pandemia, com a realização de cinco eventos e oito etapas, todas com grid acima de 23 caminhões, a Copa Truck anuncia para 2021 um grande pacote repleto de novidades dentro e fora das pistas, fortalecendo sua posição de maior campeonato de caminhões do continente e o único com a chancela da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
A grande novidade é a estreia na TV aberta: a partir de 2021, os Brutos vão brilhar na tela da Rede Bandeirantes, com todas as corridas sendo transmitidas ao vivo em Rede Nacional. Além da Band, qualquer pessoa ao redor do mundo poderá acompanhar as corridas, ao vivo, por meio dos canais oficiais da Copa Truck no Facebook e YouTube. As etapas também serão exibidas via TV por assinatura.
O calendário ainda não está com datas definidas, mas contará com provas nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás e outra grande novidade: o retorno ao Nordeste, após três anos de ausência, está sendo negociado. O formato do evento também será levemente modificado: serão sete eventos, sendo duas rodadas duplas, totalizando nove etapas, com mais detalhes sendo apresentados em breve.
“A Copa Truck é um campeonato que move multidões no Brasil inteiro e poder deixá-la ao alcance de todos era um dos nossos grandes desafios desde a sua criação – e um dos maiores pedidos que recebemos nas nossas redes. Estamos muito felizes com a chegada da Band, que sempre foi a casa das corridas de caminhões, que nos ajudará a levar esse grande evento para todos os cantos do Brasil. Sem falar que, a partir do ano que vem, qualquer pessoa ao redor do mundo poderá assistir nossas corridas pela internet, principalmente os fãs caminhoneiros que estão sempre nas estradas. Este é um salto que beneficiará não só os telespectadores, mas as equipes e pilotos na entrega aos seus patrocinadores”, comenta Carlos Col, CEO da Mais Brasil, organizadora do campeonato.
Nova categoria e alterações técnicas visando a qualidade do espetáculo
A partir do próximo ano, a Copa Truck será dividida em duas categorias: além da divisão principal, teremos a Super Truck, destinada a pilotos novatos e/ou recentes na categoria. Esta nova classe terá pontuação e pódios próprios, mas largará juntamente com a divisão principal.
Na parte técnica, os caminhões terão uma redução e equalização da potência dos motores visando a redução de quebras e consequentemente de custos. Também haverá uma implementação de sistemas que ajudem no controle da emissão de fumaça.Â
“Não teremos uma redução drástica ou significativa na potência dos caminhões, mas uma diminuição que permita que os motores tenham maior durabilidade. Já no caso da fumaça, que vem provocando bastante polêmica nesta temporada, iremos adotar soluções para controlar as emissões. Evitando assim, a necessidade de punições durante os eventos.”, completa Col.
“GostarÁamos de parabenizar a Mais Brasil, pelas belas iniciativas para a Temporada 2021 da Copa Truck. A CBA tem sempre por objetivo homologar, regular e fomentar o automobilismo brasileiro. A categoria de caminhões sempre teve uma grande importância no cenário nacional. Para dar continuidade a ela, convidou a Mais Brasil Esportes para ser a única empresa homologada para promover o Campeonato Brasileiro de Caminhões, no caso a Copa Truck, o que esperamos possa acontecer por muito anos.”, afirma Waldner Bernardo, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Antes das mudanças serem aplicadas, a categoria vai Á Interlagos para definir o tÁtulo da temporada 2020, com 26 caminhões, sete pilotos na disputa: Beto Monteiro, André Marques, Valdeno Brito, Wellington Cirino, JÁ´ Augusto, Felipe Giaffone e Danilo Dirani. O grande campeão será conhecido no domingo (13), a partir das14h pelo SporTV2.
A Copa Truck tem o patrocÁnio de Mercedes-Benz e Iveco, com apoio de Omnilink, Frum e Auto Service.