O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi o mais rápido nos treinos livres para o GP de Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, 12ª etapa da temporada. No segundo treino livre o piloto do carro #77 marcou o tempo de 1m17s900.
O holandês Max Verstappen (Red Bull) foi o segundo mais rápido do dia, com 1m18s535.
O britânico Lando Norris (McLaren) terminou em terceiro, seguido pelo lÁder do campeonato o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), com o tempo do primeiro treino (foi apenas o oitavo melhor no segundo treino).
O segundo treino foi marcado por um acidente envolvendo Verstappen o canadense Lance Stroll (Racing Point), já nos minutos finais. Os dois carros se chocaram na curva um, com Strool terminando na brita, e Verstappen conseguindo levar o carro até os boxes.
Verstappen ficou muito irritado, “Esse cara é cego? Que porra tem de errado com ele? Jesus Cristo, que retardado. Sim, tenho danosâ€, reclamou o holandês, claramente irritado no rádio. A sessão foi interrompida com bandeira vermelha.
Os comissários consideraram o acidente como um mal-entendido, sem punições.
“Stroll estava numa volta rápida e foi autorizado a ultrapassar Verstappen na volta anterior ao incidente. Levando em conta a informação da sua equipe e o treino habitual, Verstappen presumiu que Stroll iria tirar o pé na volta seguinte e se moveu para ultrapassá-lo ao longo da reta principalâ€, diz o documento publicado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta tarde.
“No entanto, Stroll foi instruÁdo por sua equipe para fazer uma segunda volta rápida. Stroll presumiu que Verstappen teria tirado o pé para ganhar espaço entre eles, também em linha com os testes habituais, e por isso não estava em busca de passar Verstappenâ€, justificou.
“Em audiência, os pilotos concordaram que o incidente foi o resultado de um mal-entendido entre eles e que, em retrospectiva, os dois poderiam ter contribuÁdo para ter evitado esse incidenteâ€, explicou a entidade.
“Os comissários, portanto, entendem que nenhum dos pilotos foi total ou predominantemente culpado e não vão tomar nenhuma ação adicionalâ€, concluiu.
Tempos, primeiro treino livre:
1 – Valtteri Bottas (Mercedes) – 1’18″410 – 35 voltas
2 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 1’18″749 – 35
3 – Max Verstappen (Red Bull-Honda) – 1’19″191 – 32
4 – Charles Leclerc (Ferrari) – 1’19″309 – 33
5 – Alexander Albon (Red Bull-Honda) – 1’19″365 – 34
6 – Carlos Sainz (McLaren-Renault) – 1’19″441 – 42
7 – Sergio Perez (Racing Point-Mercedes) – 1’19″907 – 31
8 – Kimi Raikkonen (Alfa Romeo-Ferrari) – 1’19″954 – 27
9 – Daniel Ricciardo (Renault) – 1’20″058 – 29
10 – Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) – 1’20″124 – 29
11 – Sebastian Vettel (Ferrari) – 1’20″200 – 37
12 – Lando Norris (McLaren-Renault) – 1’20″207 – 29
13 – Daniil Kvyat (Alpha Tauri-Honda) – 1’20″278 – 32
14 – Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) – 1’20″846 – 28
15 – Lance Stroll (Racing Point-Mercedes) – 1’20″954 – 32
16 – Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo-Ferrari) – 1’21″009 – 35
17 – Romain Grosjean (Haas-Ferrari) – 1’21″169 – 31
18 – George Russell (Williams-Mercedes) – 1’21″374 – 31
19 – Esteban Ocon (Renault) – 1’21″673 – 31
20 – Nicholas Latifi (Williams-Mercedes) – 1’22″054 – 34
Tempos, segundo treino livre:
1 – Valtteri Bottas (Mercedes) – 1’17″900 – 32 voltas
2 – Max Verstappen (Red Bull-Honda) – 1’18″535 – 34
3 – Lando Norris (McLaren-Renault) – 1’18″743 – 35
4 – Charles Leclerc (Ferrari) – 1’18″838 – 34
5 – Carlos Sainz (McLaren-Renault) – 1’19″113 – 32
6 – Sebastian Vettel (Ferrari) – 1’19″175 – 34
7 – Pierre Gasly (Alpha Tauri-Honda) – 1’19″178 – 26
8 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 1’19″308 – 27
9 – Esteban Ocon (Renault) – 1’19″496 – 32
10 – Alexander Albon (Red Bull-Honda) – 1’19″643 – 37
11 – George Russell (Williams-Mercedes) – 1’19″821 – 33
12 – Sergio Perez (Racing Point-Mercedes) – 1’19″901 – 34
13 – Daniel Ricciardo (Renault) – 1’19″987 – 28
14 – Nicholas Latifi (Williams-Mercedes) – 1’20″465 – 33
15 – Kimi Raikkonen (Alfa Romeo-Ferrari) – 1’20″490 – 34
16 – Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) – 1’20″680 – 29
17 – Daniil Kvyat (Alpha Tauri-Honda) – 1’20″729 – 33
18 – Romain Grosjean (Haas-Ferrari) – 1’20″867 – 32
19 – Lance Stroll (Racing Point-Mercedes) – 1’20″983 – 26
20 – Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo-Ferrari) – 1’21″396 – 34