Motovelocidade: acerto não é o ideal e Granado sai em quarto

Forte calor foi decisivo no classificatório. LÁ­der da classificação, brasileiro continua confiante para a corrida

Forte calor foi decisivo no classificatório. LÁ­der da classificação, brasileiro continua confiante para a corrida

LÁ­der da classificação, o brasileiro Eric Granado largará da quarta posição na segunda etapa do Mundial de Moto-E, corrida que será realizada neste domingo (26) no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, com transmissão ao vivo pelo canal Fox Sports a partir das 5h00 (de BrasÁ­lia). Como o próprio piloto da equipe Avintia Esponsorama Racing havia previsto, o forte calor do verão espanhol foi um fator decisivo na definição dos primeiros lugares no grid durante a sessão classificatória realizada neste sábado.

“Durante a minha volta rápida eu a moto deu algumas escorregadas”, conta ele. “Eu perdi muito tempo e, infelizmente, não consegui fazer uma volta boa. Por sorte eu não caÁ­, nem excedi os limites da pista. Então, consegui me classificar em quarto, mas longe do que a gente poderia fazer se não fossem esses erros”, comentou Granado. A temperatura ambiente chegou aos 38oC na parte da tarde, quando foi realizado o classificatório.

O piloto explica que sua equipe trabalhou em alternativas de acerto durante o dia. “A temperatura alta fez com que eu tivesse um pouco de dificuldade nos treinos. Hoje de manhã a gente tentou um acerto diferente, e não fomos tão bem”, relata o jovem brasileiro de 24 anos. “À tarde nós voltamos no acerto que a gente está acostumado. Mas a moto não respondeu como a gente não gostaria. Então o quarto lugar foi um excelente resultado”, detalha Granado.

A pole position foi registrada pelo suÁ­ço Dominique Aegerter, da equipe Intact GP. O brasileiro Granado foi o mais veloz no último treino livre de ontem, sexta-feira. Por isso ele continua confiante no trabalho da equipe para a corrida: “A temperatura de hoje está mais quente do que ontem, mais quente do que na semana passada, quando corremos aqui e eu venci a etapa”, lembra ele. “Nas acelerações durante o classificatório eu derrapava e perdia muito tempo. Mas nossa equipe está pronta para a corrida amanhã. A corrida vai ser na parte da manhã, então a aderência vai ser diferente. E a gente vai ter uma boa moto. Vamos para cima!”, avaliou Granado.

Eric Granado soma 25 pontos na liderança da classificação, seguido pelo italiano Matteo Ferrari, que tem 20 pontos. O piloto brasileiro disputa o Campeonato Mundial de Moto-E com patrocÁ­nio de Oakley, Shark, Alpinestars e Thinkers, além do apoio de Orbea, Marazul, Edge e Frota. Confira o grid da corrida deste domingo:
1º – Dominique Aegerter (SUI/Intact GP) – 1min48s158

2º – Matteo Ferrari (ITA/Gresini) – 1min48s425

3º – Lukas Tulovic (ALE/Tech3) – 1min48s525

4º – Eric Granado (BRA/Avintia) – 1min48s576

5º – Jordi Torres (ESP/Pons) – 1min48s743

6º – Alejandro Medina (ESP/Aspar) – 1min48s766

7º – Alex de Angelis (SMN/Pramac) – 1min48s863

8º – Mattia Casadei (ITA/SIC58) – 1min48s897

9º – NiccolÁ² Canepa (ITA/LCR) – 1min49s206

10º – Josh Hook (AUS/Pramac) – 1min49s255

11º – Xavi Cardelus (AND/Avintia) – 1min49s334

12º – Xavier Simeon (BEL/LCR) – 1min49s395

13º – Mike di Meglio (FRA/Marc VDS) – 1min49s525

14º – Alessandro Zaccone (ITA/Gresini) – 1min49s734

15º – Jakub Kornfeil (TCH/WithU) – 1min50s229

16º – MarÁ­a Herrera (ESP/Aspar) – sem tempo*

17º – Tommaso Marcon (ITA/Tech3) – sem tempo**

 

*não respeitou os limites de pista

** deixou os boxes com o sinal vermelho