Stock Car faz 1ª etapa com embalada por muitas novidades para 2020

Categoria abre a temporada em Goiânia de olho nas estreias dos campos desportivo e técnico

O adiamento das provas do primeiro semestre não arrefeceu o ânimo dos pilotos e equipes da Stock Car. A principal categoria do Brasil abrirá a temporada no próximo domingo (26) noÂ

Autódromo Internacional de Goiânia apresentando uma série de importantes novidades técnicas e desportivas que prometem mexer com a relação de forças de um dos mais competitivos campeonatos do mundo. Devido aos efeitos da pandemia, a categoria também fará pela primeira vez uma corrida sem a presença do público e respeitando um rÁ­gido protocolo de segurança aprovado com as autoridades sanitárias locais, com o objetivo de preservar a saúde de todos os envolvidos.

Para o público, no entanto, há uma novidade importante: as tomadas de tempo para definição do grid, serão transmitidas ao vivo no sábado a partir das 16h20 pelo canal Sportv. As duas corridas de domingo terão inÁ­cio Á s 11h30 e 12h20, e também serão mostradas ao vivo. A transmissão acontecerá a partir das 11h15, desta vez pelo Sportv2.

No campo técnico a novidade mais aguardada é a estreia dos dois novos carros: o Chevrolet Cruze Stock Car e o Toyota Corolla Stock Car se enfrentarão na pista pela primeira vez de forma oficial. O projeto dos dois modelos começou a ser testado no final de 2019, incorporando os monoblocos originais, apêndices aerodinâmicos e material compósito. Somando a nova estética bastante agressiva ao ronco mais agudo tÁ­pico de carros de categorias de ponta e ao efeito visual de labaredas emitidas pelo escapamento nas trocas de marcha, o carro tem tudo para agradar aos fãs.

Na pista, os dois modelos passaram por avaliações com os pilotos de testes da categoria nos circuitos de Velo CittÁ , Velopark, Cascavel, Interlagos e Curitiba. A partir de março, foi a vez dos pilotos oficiais das equipes avaliarem os carros, que agradaram os competidores em função da relação potência versus equilÁ­brio, combinada com as novas exigências em termos de técnica de pilotagem.

No cenário desportivo, a Stock Car traz novidades. A mais evidente é a formação de duplas extremamente fortes em termos de disputa de campeonato. Apesar de buscarem a vitória individualmente, a cumplicidade entre os parceiros de equipe será fundamental nesta fase de aprendizado e descobertas técnicas dos novos modelos. Entre as principais forças dentro de cada box estão os duos Cacá Bueno e Julio Campos (Cruze), Thiago Camilo e Cesar Ramos (Corolla), Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Corolla), Átila Abreu e Galid Osman (Cruze) e o formado pelo atual campeão Daniel Serra e o sempre competitivo Ricardo MaurÁ­cio (Cruze). Além, é claro, da aguardada estreia da parceria entre Rubens Barrichello e o astro argentino MatÁ­as Rossi, ambos com o Toyota Corolla.

Nos bastidores da categoria há também muita expectativa sobre o potencial do jovem Gabriel Casagrande (Cruze), que mudou de equipe e pretende avançar na disputa pelo tÁ­tulo, como fez em 2019. Outro box que merecerá atenção abrigará pela primeira vez Nelsinho Piquet e Rafael Suzuki, ambos pilotando modelos Toyota Corolla.

Nesse ambiente altamente competitivo, pódios e vitórias também estão no horizonte almejado por vários outros pilotos, casos dos parceiros de equipe Lucas Foresti e Gaetano Di Mauro (Cruze), dos vencedores de corrida Allam Khodair e Diego Nunes (Cruze), do campeão de 2015 Marcos Gomes e Denis Navarro (Cruze), e de Guilherme Salas, campeão da Stock Light que ascende Á  categoria principal com um Cruze e que terá como parceiro o experiente gaúcho Vitor Genz, outro que já venceu corridas na Stock principal.

Uma novidade importante no regulamento desportivo é a realização das tomadas de tempo em apenas duas fases, as chamadas Q1 e Q2. No inÁ­cio do treino, todos os pilotos entrarão na pista na tentativa de se classificar para a fase seguinte – que será disputada pelo 15 melhores do Q1. O pole position será definido já nesta segunda sessão – e não em uma terceira como vinha acontecendo até o ano passado, propiciando uma briga intensa pela pole com praticamente metade do grid.

A programação em Goiânia contará também com provas da Stock Light. Confira os horários:

Sexta-feira – 24 de julho

9h20 – 9h40: Stock Light – shakedown

14h40 – 15h10: Stock Light – treino livre 1

16h10 – 16h40: Stock Light – treino livre 2

 

Sábado – 25 de julho

8h00 – 8h15: Stock Car – shakedown

9h10 – 9h40: Stock Light – treino livre 3

9h55 – 11h05 – Stock Car – treino livre 1

12h00 – 12h20: Stock Light – classificação

12h35 – 13h45: Stock Car – treino livre 2

15h23 – 15h55: Stock Light – corrida 1

16h30 – 17h00: Stock Car – classificação

 

Domingo – 26 de julho

9h33 a 10h05: Stock Light – corrida 2

11h30 a 12h05: Stock Car – corrida 1

12h23 a 12h55: Stock Car – corrida 2