O neozelandês Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) venceu neste sábado o GP de Indianápolis, no Indianápolis Motor Speedway Road Course, segunda etapa da temporada. Foi a segunda vitória de Dixon no ano, e 48ª na categoria. O norte-americano Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Racing) e o francês Simon Pagenaud (Team Penske) completaram o pódio.
Pole-position o australiano Will Power (Team Penske) liderava com 3s6 de vantagem sobre o norte-americano Josef Newgarden, seu parceiro de equipe, quando a única bandeira amarela da prova foi acionada, na 36ª volta. O novato norte-americano Oliver Askew (McLaren) rodou na curva 14, acertando a bandeira amarela. O piloto saiu ileso.
Power, Newgarden e o britânico Jack Harvey (Shank) foram para os boxes, para o primeiro pit stop. Dixon havia parado nos boxes, pela segunda vez, na 33ª volta. Assumindo a terceira posição atrás de Rahal e do norte-americano Spencer Pigot, parceiro de equipe de Rahal. Na na relargada na 39ª volta, Power passou Pigot. E nove voltas depois, assumiu a ponta, ao superar Rahal. Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â
No restante da prova o pentacampeão da categoria perdeu a liderança apenas quando fez o seu terceiro pit stop.
Dixon assumiu a ponta, em definitivo, na 62ª, de 80 voltas disputadas. Vencendo com tranquilos 19s94 de vantagem sobre Rahal. Pagenaud foi o terceiro.
Foi a primeira vitória de Dixon, no circuito oval de Indianápolis.
O norte-americano Colton Herta (Andretti Autosport) terminou em quarto, seguido pelo rookie holandês Rinus VeeKay (Ed Carpenter Racing), e o sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing).
Dixon lidera o campeonato com 104 pontos, seguido por Pagenaud, com 75.
A próxima etapa, em rodada dupla, acontece em Road America, Elkhart Lake, no Wisconsin. Nosdias 11 e 12 de julho.
Final:
1 – Scott Dixon (Dallara-Honda) – Ganassi – 80 voltas
2 – Graham Rahal (Dallara-Honda) – RLL – 19″9469
3 – Simon Pagenaud (Dallara-Chevy) – Penske – 20″5642
4 – Colton Herta (Dallara-Honda) – Andretti – 25″0882
5 – Rinus VeeKay (Dallara-Chevy) – ECR – 25″6361
6 – Marcus Ericsson (Dallara-Honda) – Ganassi – 25″7133
7 – Josef Newgarden (Dallara-Chevy) – Penske – 31″8973
8 – Pato O’Ward (Dallara-Chevy) – McLaren – 33″8363
9 – Santino Ferrucci (Dallara-Honda) – Coyne – 43″0469
10 – Takuma Sato (Dallara-Honda) – RLL – 44″8913
11 – James Hinchcliffe (Dallara-Honda) – Andretti – 46″1674
12 – Conor Daly (Dallara-Chevy) – Carlin – 49″9774
13 – Ryan Hunter-Reay (Dallara-Honda) – Andretti – 50″4892
14 – Zach Veach (Dallara-Honda) – Andretti – 52″2172
15 – Felix Rosenqvist (Dallara-Honda) – Ganassi – 56″6884
16 – Max Chilton (Dallara-Chevy) – Carlin – 1’00″2317
17 – Jack Harvey (Dallara-Honda) – Shank – 1’03″8457
18 – Charlie Kimball (Dallara-Chevy) – Foyt – 1’05″5192
19 – Alex Palou (Dallara-Honda) – Coyne – 1’06″4782
20 – Will Power (Dallara-Chevy) – Penske – 1’11″6129
21 – Dalton Kellett (Dallara-Chevy) – Foyt – 1 volta
22 – Marco Andretti (Dallara-Honda) – Andretti – 1
23 – Sage Karam (Dallara-Chevy) – DRR – 1
Abandonos:
Spencer Pigot (Dallara-Honda) – RLL – 75 voltas
Alexander Rossi (Dallara-Honda) – Andretti – 42
Oliver Askew (Dallara-Chevy) – McLaren – 35
Campeonato:
1. Dixon 104; 2. Pagenaud 75; 3. Newgarden 64; Herta 58; 5. Rahal 54.