Império Endurance Brasil tem sua quinta etapa noturna marcada por grandes disputas
A dupla José Roberto “Beto†e Nilson Ribeiro, do Mato Grosso do Sul, com AJR #65, sobrou nas Quatro Horas de Interlagos. Após conquistar a pole position, Nilson fez um primeiro stint consistente, sempre atrás de David Muffato, que com o AJR #113, em dupla com Pedro Queirolo, fez uma grande largada e assumiu a liderança. Nilson entregou o carro para seu filho tomar a ponta no segundo stint. Ele se manteve no carro até o final da corrida e venceu com sobra, a ponto de colocar uma volta sobre o segundo colocado, nada menos que Daniel Serra.
“Foi demais! Foi uma vitória muito legal. O carro estava perfeito e só agradecer todo o esforço da NC Racing, que fez um trabalho perfeitoâ€, vibrou Beto, que mais uma vez deu carinho beijo no carro. Essa é a segunda vitória da dupla, que já venceu na temporada a etapa de Santa Cruz do Sul e tem duas poles no ano, pois também conquistaram a posição de honra na etapa de abertura do campeonato em Curitiba.
Queirolo e Muffato tiveram problema na bomba de combustÁvel, o que fez com que perdessem posições finalizando a prova na oitava colocação na geral e em terceiro na categoria P1, onde se mantém na liderança.Â
Na GT3, uma disputa também emocionante, com os quatro carros da categoria chegando a liderar em algum momento da prova. Mas ninguém foi capaz de parar Daniel Serra e Chico Longo, impulsionados pelo desempenho bem acima da média do motor da Ferrari 488 #19 na reta de Interlagos. A dupla ficou com a vitória na categoria e segunda colocação na geral.
“Temos que pensar no campeonato e esse resultado foi bem importante. O carro foi perfeito e o Chico fez um grande trabalho. Tem muito campeonato pela frente e vamos batalhar pelo topo da tabelaâ€, destacou Serra.
O Porsche 911 GT3R conquistou a terceira colocação na geral e a segunda na categoria com um importante resultado para o campeonato, Marcel Visconde e Ricardo MaurÁcio fizeram uma prova perfeita!
Visconde fez os dois turnos iniciais: manteve o Porsche sempre entre os lÁderes e assumiu o primeiro lugar na classe com cerca de uma hora de corrida, quando o Mercedes AMG GT3 de Xandy Negrão/Xandinho Negrão teve um pneu furado. Visconde e Ricardo Mauricio, que assumiu o volante na segunda metade da corrida, mantiveram um ritmo forte durante toda a corrida. As muitas entradas do safety car (foram mais de dez ao longo da prova) impediam os concorrentes de abrirem grandes distâncias entre si. A dupla Guilherme Figueiroa e Júlio Campos terminou em terceiro na GT3.Â
“Foi um resultado importanteâ€, comemorou Visconde. “Quando o Xandy teve o estouro do pneu, fiquei sozinho na frente e consegui manter um bom ritmo, até melhor do que eu imaginava. Eu tinha uma certa resistência a correr de noite, mas ela foi quebrada hoje. Sabemos das limitações do nosso carro: ele tem motor de 6 cilindros aspirados e disputamos contra um V8 biturbo, e terminamos muito perto dele.†Ricardo Mauricio também ficou satisfeito com o segundo lugar na GT3: “A tocada do Marcel foi incrÁvel. Nosso ritmo foi muito forte e o carro esteve muito equilibrado durante toda a corridaâ€, finalizou.
Na categoria GT4, Renan Guerra e Renato Braga deram show! A expectativa era da vitória da Mercedes, que tem um carro melhor para o traçado de Interlagos. No entanto, a dupla da Ginetta fez uma corrida impecável e conseguiu a quarta vitória consecutiva em cinco corridas, fazendo ainda uma dobradinha com o trio da Ginetta, na segunda colocação com Esio Vichiesi, Fabio Scorpioni e Paulo Totaro.Â
A equipe Eurobike também comemorou mais uma vitória! Com uma atuação consistente, a dupla Henry Visconde/Felipe Steyer levou o Audi RS3 ao triunfo na categoria GT4 Light. “Tivemos um probleminha de aquecimento e o modo de segurança foi acionado duas vezes. Não deu para andar tão rápido, mas foi o suficiente para vencerâ€, afirmou Visconde após a prova. Steyer, que obteve sua primeira vitória no Endurance Brasil, estava bastante emocionado: “O carro é espetacular, muito equilibrado. O conjunto é muito bom. E obter uma vitória tornou tudo ainda melhorâ€, comemorou.
Na GT3 Light, o grande destaque foi o trio Ricardo Mendes, Tom Filho e Peter Ferter, que venceu na categoria e o colocou a Ferrari 458 #155, na sétima posição geral em um resultado surpreendente! Na P3, o MRX #72, de Carlos e Yuri Antunes, que dessa vez tiveram o reforço de Sergio Pistilli, venceram e seguem mais lÁderes do que nunca. Na categoria P2, Mauro Kern e Paulo Sousa, conquistaram mais uma vitória a bordo do Tubarão #32. Na P4, a vitória foi da dupla José Tinoco e Ricardo Furquim, com o Spyder #73.
LÁderes do campeonato
Xandy e Xandinho Negrão se mantém na liderança da competição, tanto na geral quanto na categoria GT3. Xandy assumiu as primeiras duas horas de prova, e entregou a Mercedes AMG GT3 #09 depois de completar 60 voltas para o filho Xandinho. Infelizmente tiveram um contratempo com um furo no pneu traseiro esquerdo na volta 25, perdendo a vantagem que tinham na disputa. “Com certeza chegarÁamos melhores sem ter esse furo no pneu, perdemos nossa vantagem, foi uma pena porque ele furou bem na frente dos boxes e eu tive que dar a volta toda no circuito com ele murcho e bem devagar, mas enfim, corridas são corridas, como está equilibrada a disputa é difÁcil recuperar, mas só de chegar está bomâ€, disse Xandy que finalizou a prova com a quarta posição na GT3 e em quinto na geral.
“O maior problema além do pneu, foi que a hora que parou, a parte boa foi que abriu a janela (de pit stop), mas na saÁda, entrou um safety car, foi aÁ que tomamos uma volta de todo mundo. Depois disso tiveram poucas intervenções do safety, e quando eu assumi o carro, a gente estava praticamente andando todo mundo junto, mas eu, uma volta atrás. Uma pena porque teria dado para disputar, nosso ritmo era parecido com os outros carros da nossa categoria, mas vamos pra próximaâ€, explicou Xandinho que pilotou a parte final da prova noturna.
A soma dos pontos deixa a dupla da equipe Mercedes na ponta da tabela, com 400 pontos na geral e 495 pontos na GT3 (sem descarte). A próxima etapa do Império Endurance Brasil acontece em Goiânia (GO) no dia 12 de outubro.
Confira o resultado final das Quatro Horas de Interlagos:
 1º) 65 – Nilson Ribeiro/Jose Ribeiro (AJR, P1), 131 voltas em 4:00:36.607Â
2º)Â 19 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari488 , GT3), a 1 volta
3º)Â 55 – Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche , GT3), a 1 volta
4º)Â Â 8 – Guilherme Figueiroa/Julio Campos (MercedesAMG , GT3), a 1 volta
5º)Â Â 9 – Xandy Negrão/Xandinho Negrão (MercedesAMG , GT3), a 2 voltas
6º)Â 43 – Vicente Orige/G.Martins/R.Campos (AJR , P1), a 3 voltas
7º)Â 155 – Ric.Mendes/Tom Filho/P.Feter (Ferrari458 , GT3 L), a 6 voltas
8º)Â 113 – Pedro Queirolo/David Muffato (AJR , P1), a 7 voltas
9º)Â Â 5 – T.De Andrade/J.Martini/M.Muller (AJR , P1), a 7 voltas
10º)Â 72 – C.Antunes/Y.Antunes/S.Pistilli (MRX , P3), a 9 voltas
11º)Â 555 – Renato Braga/Renan Guerra (Ginetta , GT4), a 9 voltas
12º)Â 75 – H.Assunção/A.Moraes/E.Padron (MRX , P3), a 9 voltas
13º)Â 32 – Mauro Kern/Paulo Sousa (MCRTubarão , P2), a 11 voltas
14º)Â 63 – Sergio Ribas/Guilherme Ribas (AstonMartin , GT3), a 13 voltas
15º)Â 89 – Matheus Stumpf/Renato Stumpf (RadicalSR3 , P3), a 14 voltas
16º)Â 16 – E.Vichesi/F.Scorpioni/P.Totaro (Ginetta , GT4), a 17 voltas
17º)Â Â 4 – Jindra Kraucher/Felipe Bertuol (Sigma , P2), a 21 voltas
18º)Â Â 6 – Henry Visconde/Felipe Strey (AudiA3 , GT4L), a 23 voltas
19º)Â 73 – Jose Tinoco/Ricardo Forquim (Spyder , P4), a 27 voltas
20º)Â 11 – Emilio Padron/Marcelo Vianna (AJR , P1), a 29 voltas
21º)Â 37 – Stuart Turvey/Renato Turelli (ProtótipoKTT , P2), a 33 voltas
22º)Â Â 2 – Gu.Frey/Ge.Frey/S.Cardoso (Dallara , P3), a 34 voltas
23º)Â 46 – Robbie Perez/Jose Cordova (Roco , P3), a 35 voltas
24º)Â 51 – Rodrigo Pereira/Renan Cassetta (Linea , GT4L), a 37 voltas
25º)Â 25 – Ney Faustini/Ney Sa Faustini (Geebee , P2), a 41 voltas
26º)Â 22 – L.Ferrari/S.Jimenez/F.
27º)Â 14 – Junior Victorette/Marcelo Karam (CLA 45AMG , GT4L), a 50 voltas
28º)Â 64 – B.Bonifacio/M.Sala/H.Visconde/
29º)Â 34 – Mario Marcondes/Ricardo Haag (MRX , P4), a 64 voltas
30º)Â 74 – Ale.Cignetti/Walter Junior/L.Totti (Spyder , P4), a 75 voltas
31º)Â 888 – Andre Carrilo/Rodrigo Corbisier (Dodge , GT4L), a 85 voltas
32º)Â 199 – A.Caleffi/M.Lemke/R.Lemke (Linea , GT4L), a 86 voltas
33º)Â Â 7 – Aldoir Sette/Franco Pasquale (Protótipo7 , P3), a 90 voltas
34º)Â Â 3 – Alexandre Auler/Leandro Romera (MercedesAMG , GT4), a 92 voltas
35º)Â 20 – W.Ebrahim/F.Ebrahim/P.Aguiar (GinettaG57 , P1), a 105 voltas
36º)Â 18 – Fernando Poeta/Beto Giacomello (Lambo , GT3 L), a 130 voltas
37º)Â 175 – H.Assunção/L.Floss/R.Kastropil (AJR , P1), a 130 voltas
Melhor Volta: Vicente Orige/G.Martins/R.Campos, 1:31.050 (170.4 km/h)