Pela primeira vez desde sua criação, em 2017, a Copa Truck visita a cidade e o autódromo de Santa Cruz do Sul (RS) para a disputa da quinta etapa da temporada, nos próximos dias 17 e 18. Localizada a 150 km de Porto Alegre e conhecida por ter uma das melhores festas de Oktoberfest do Brasil, Santa Cruz se une a Tarumã e Guaporé na lista de circuitos visitados.
Essa lista vai aumentar com a etapa do Velopark, no dia 27 de outubro, mas antes a categoria dará um pulinho na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, no Uruguai, para a sexta etapa no Autódromo Eduardo P. Cabrera, já visitado no ano passado, além de visitar Cascavel no dia 6 de outubro. Resumindo: das quatro próximas corridas, três são na região que compreende o Rio Grande do Sul.
Para Santa Cruz, a expectativa é de que os caminhões registrem tempos de volta na casa dos 1min40s – isso se a previsão de chuva para o fim de semana não se confirmar. “Com chuva ou não, frio ou não, vamos em busca de mais um bom resultado. Estamos vindo de um segundo lugar em Curvelo e nada melhor do que representar bem meus conterrâneos com mais dois troféus em Santa Cruz do Sul”, comenta Régis Boéssio, único gaúcho no grid deste ano, competindo com o Volvo de sua própria equipe.
Uma novidade para a etapa de Santa Cruz também é a estreia de Danilo Alamini, um velho conhecido dos famosos arrancadões de caminhões de Santa Catarina, pela equipe Iveco, ao lado de Luiz Lopes na equipe Lucar. “Vou para aprender. Arrancada e corrida são duas coisas completamente diferentes e ainda preciso pegar a manha desse Iveco. Eu venho com a intenção de ficar. É a realização de um sonho”, afirma Alamini.
Outro que retorna neste fim de semana para a categoria é Witold Ramasauskas, pela equipe PP Motorsport, no lugar de Hiro Yano. Witold tem uma vitória na categoria, conquistada justamente em solo gaúcho, no circuito de Tarumã. “Estou muito feliz em voltar para a Copa Truck e com esta ótima equipe que é a PP. Espero me adaptar ao caminhão Mercedes o quanto antes para poder ser competitivo no fim de semana”, completa.
Para este fim de semana estão confirmados 22 caminhões no grid, que, juntamente com os 20 do Mercedes-Benz Challenge e os 25 (até o momento) da Copa HB20, que compõem o evento com junto dos Brutos, formam o contingente de pelo menos 65 carros em ação no interior gaúcho. “Desde a criação da Copa Truck que queremos correr em Santa Cruz do Sul e agora deu certo. Temos uma base forte de fãs que pedem constantemente nossa visita e esperamos entregar um grande espetáculo para eles. Serão nada menos que cinco corridas no fim de semana e o torcedor poderá curtir do jeito que gosta – acampando, fazendo churrasco e tomando mate. Será um fim de semana inesquecÁvel, com certeza”, afirma Vanda Camacho, diretora geral da Mais Brasil, promotora do evento.
Os treinos para a quinta etapa da Copa Truck têm inÁcio nesta sexta-feira, mas serão fechados ao público, que poderá acessar as dependências do Autódromo Internacional a partir das 8h tanto no sábado quanto no domingo. As duas corridas da Copa Truck serão exibidas para todo o Brasil pelo SporTV2 e SporTV Play ao vivo a partir das 13h.