A polêmica do Grande Prêmio do Canadá, envolvendo o piloto Sebastian Vettel, ganhou um novo episódio. Nesta segunda-feira, a Ferrari exerceu o seu direito de revisão da punição imposta ao alemão, que o fez perder a corrida no último dia 9 de junho.
De acordo com o código esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é dado o direito de revisão “caso seja descoberto um elemento novo, significativo e pertinente que não estava Á disposição das partesâ€.
Agora os comissionários esportivos devem estudar a validade do recurso e as provas colhidas pela Ferrari, e em seguida dar a sua avaliação final. Caso aprovado, a FIA ouvirá a escuderia italiana.
Na ocasião, os comissionários da prova entenderam que Vettel realizou uma volta perigosa Á pista na 48ª volta do GP do Canadá, ao espremer Lewis Hamilton (Mercedes) contra a parede depois de sair da pista. Ainda segundo os comissionários, a manobra teria impedindo o britânico de assumir a liderança.
A punição ao piloto alemão foi de cinco segundos, o que lhe custou a vitória, que ficou com Hamilton, seu principal rival na briga pelo campeonato.
A punição causou grande polêmica no mundo do automobilismo, com crÁticas de fãs e ex-pilotos, que entenderam a manobra de Sebastian Vettel como normal.
Fonte: Gazeta Esportiva