A disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo para definir quem ficará com o GP do Brasil a partir de 2021 segue aberta, mas o presidente executivo da FOM, empresa que controla os direitos comerciais da Fórmula 1, Chase Carey, garantiu ao UOL Esporte que a etapa brasileira de 2020 segue em São Paulo, diferentemente do que declarou o presidente Jair Bolsonaro em evento na semana passada.
“Temos um acordo firmado com São Paulo para 2020”, garantiu Carey. “Temos uma boa relação com São Paulo. Mas temos que resolver o que fazer em 2021. Estamos em negociações com ambas as cidades e apreciamos o interesse das duas cidades, já que o Brasil é um mercado importante para nós e uma parte importante de nossa história. Estamos animado para avançar nessas negociações e seguir adiante, tomar uma decisão.”
A FOM busca acabar com as regalias do Brasil, que atualmente não paga a taxa para receber o GP, diferentemente de 19 das 21 etapas do campeonato – sendo a outra exceção o GP de MÁ´naco. A maioria das provas paga de 20 a 25 milhões de dólares anualmente para receber as corridas.
O contrato especial de São Paulo só foi possÁvel pelas relações comerciais estreitas entre os promotores de São Paulo e o ex-chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. E o desejo da FOM é que essa estrutura seja alterada. A Prefeitura de São Paulo espera Carey em junho na cidade para prosseguir com as negociações.
Já no Rio de Janeiro, o autódromo ainda teria de ser construÁdo na região de Deodoro. Embora os promotores assegurem que o projeto está adiantado, o processo de concessão da área ainda não foi concluÁdo e ambientalistas têm freado a licitação, uma vez que existe a dúvida se trata-se de uma área de preservação de Mata Atlântica.
Confiante de que superarão rapidamente estes entraves, a Rio Motorsports fala em construir a pista em de 14 a 17 meses, abrindo a possibilidade de receber a etapa já em 2020, mas apostando em tirar a corrida de São Paulo após o término do atual contrato.
Seja qual for a decisão, Carey reitera a vontade da Fórmula 1 em permanecer no Brasil, paÁs que representa, sozinho, cerca de 20% da audiência mundial da categoria.
“É um mercado muito importante. Alguns dos nossos melhores números vêm de lá e também algumas de nossas melhores corridas. Estamos focados e comprometidos em continuar correndo no Brasil. Só temos de resolver qual o melhor caminho a partir de 2021.”
O GP do Brasil de 2019 está confirmado para os dias 15, 16 e 17 de novembro, no Autódromo de Interlagos.
Fonte: UOL Esportes