O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou uma novidade para a Fórmula 1 que já pode aparecer na corrida de abertura da temporada, em Melbourne, na Austrália. A notÁcia na verdade é uma velha conhecida da categoria e é boa para os pilotos que costumam ser os mais rápidos, já que será dado um ponto para o corredor que garantir a volta mais rápida de cada GP.
Para a novidade ser garantida, no entanto, ela precisa ser aprovada por voto eletrÁ´nico da Comissão de Fórmula 1 a tempo de ser regulamentada antes da primeira corrida.
O benefÁcio é inspirado na Fórmula E, que dá o ponto ao corredor que fizer a volta mais rápida. No entanto, a Fórmula 1 alterou um pouco a medida, já que o piloto só receberá o ponto se terminar entre os dez primeiros na corrida. Manobra para impedir que pilotos que estejam fora dos pontos e com nada a perder façam uma parada de última hora para trocar para pneus novos.
Se for aprovado, o ponto para a volta mais rápida retorna Á Fórmula 1 depois de 50 anos. Nas nove primeiras temporadas da categoria já existia essa bonificação, que foi crucial em 1958, quando Mike Hawthorn ficou com o tÁtulo superando Stirling Moss.
Fonte: Gazeta Esportiva