Jovem piloto é o atual vencedor da categoria no Rally Merzouga e também competirá com o Can-Am Maverick X3 no principal desafio do calendário off-road
Atual campeão dos UTVs no Rally Merzouga, Bruno Varela está em contagem regressiva para encarar o desafio mais importante da carreira, novamente a bordo do veÁculo Can-Am Maverick X3. O piloto paulista de 22 anos irá estrear no Rally Dakar entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, ao lado do navegador Maykel Justo. Além do alto nÁvel técnico da prova, Bruno Varela tem pela frente adversários de peso na categoria para UTVs. Entre eles, seu pai, o piloto paulista Reinaldo Varela, e o navegador catarinense Gustavo Gugelmin – os atuais campeões da categoria no Rally Dakar e representantes da equipe oficial Monster Energy/Can-Am.
“O Dakar é o maior rally do mundo. É uma honra, a realização de um sonho para qualquer piloto, poder disputar essa prova. É minha primeira vez, então estou bastante ansioso para o inÁcio da competiçãoâ€, disse Bruno Varela. A edição 2019 será realizada em um percurso 100% em solo peruano e reserva 5.603 quilÁ´metros de desafios, sendo 2.961 de especiais (trechos cronometrados).
Apesar de muito jovem, o caçula da conhecida “FamÁlia da Poeira†possui bastante experiência na categoria para UTVs – chamada no Rally Dakar de SxS. A vitória no Rally Merzouga representou o primeiro tÁtulo do Brasil na prova no Marrocos, considerada um “mini Dakarâ€. Bruno Varela ainda tem no currÁculo os tÁtulos do Rally dos Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja em 2017. Seu navegador, o paulista Maykel Justo, irá participar do Rally Dakar pela nona vez.Â
O fato de enfrentar o pai na categoria para UTVs não preocupa Bruno Varela – pelo contrário. “Se ele precisar de alguma coisa, alguma ajuda, estarei láâ€, frisou. O piloto se sente bem preparado para a largada. “Fiz alguns treinos muito bons no Nordeste e nas dunas da África. Vai ser um rally duro, as dunas do Peru são difÁceis de andar. Será preciso ter muita atenção, pois qualquer distração pode custar caroâ€, afirmou Bruno Varela.Â
O histórico de sucesso do Can-Am Maverick X3 em terrenos semelhantes, no entanto, traz mais confiança. “O UTV Can-Am Maverick X3 é perfeito para as dunas, é muito difÁcil de atolar e é praticamente inquebrável. Ele tem um histórico incrÁvel, já que o meu pai é o atual campeão do Rally Dakar e eu venci o Rally Merzouga 2018 com o mesmo modelo. É o melhor UTV do mundoâ€, garantiu Bruno Varela, lembrando que o modelo foi a escolha dos seis primeiros colocados no Desafio Inca 2018, também disputado nas areias do Peru.
Além dos treinos com o UTV, Bruno afirma ter intensificado os treinos fÁsicos, na academia, para “poder chegar lá e aguentar esses dez dias e quase seis mil quilÁ´metros de corridaâ€. Para o jovem piloto, o objetivo inicial é completar a prova. “Quem termina, normalmente, já garante uma boa colocaçãoâ€, concluiu.
Sobre a BRP – A BRP (TSX: DOO) é lÁder global em design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veÁculos de propulsão e sistemas de propulsão. O seu portfólio inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, embarcações Sea-Doo, veÁculos Can-Am off-road e Spyder, sistemas de propulsão marÁtima Evinrude e Rotax, bem como motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP suporta sua linha de produtos com um negócio de peças, acessórios e roupas dedicados. Com vendas anuais de CA $ 4,2 bilhões em mais de 100 paÁses, a BRP emprega aproximadamente 8700 pessoas em todo o mundo.