A mobilidade elétrica, zero emissão de poluentes no uso, é o destaque da Renault no Salão do Automóvel de São Paulo. Pioneira e lÁder na venda de veÁculos elétricos na Europa, a marca agora começa a vender o Zoe ao público final a partir de 6 de novembro. Até então, o veÁculo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site www.eletricos.renault.com.br, no estande da marca no Salão do Automóvel ou nas concessionárias Sinal, em São Paulo, e Globo, em Curitiba.
“A liderança da Renault no mercado de veÁculos elétricos na Europa é reflexo do nosso pioneirismo. No Brasil, também estamos em primeiro lugar na venda de carros 100% elétricos, com mais de 150 veÁculos vendidos. Agora passamos a oferecer ao público em geral a possibilidade de adquirir um carro zero emissão. Para isso escolhemos o Zoe, que é o carro elétrico mais vendido no mercado europeuâ€, diz Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
A visão da Renault para o carro de 2030 também está presente no estande, com o Renault Symbioz. “Após uma primeira série de carros-conceito criada em torno do ciclo da vida que destacou o novo design de nossos modelos, a segunda série faz um trabalho exploratório sobre a mobilidade do futuro. Não podemos mais imaginar um veÁculo sem pensar no ecossistema ao nosso redor. O Renault Symbioz é um projeto realmente único, que nos permitiu trabalhar com planejadores, designers, engenheiros e arquitetosâ€, explica Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design da Renault.
Dois grandes sucessos da Renault no Brasil também têm novidades. O Kwid, o SUV dos compactos, ganha uma nova versão: a Outsider, que será vendida no primeiro semestre de 2019, traz diferenciais estéticos como barra de teto, skis (frontal e traseiro), faixa lateral, moldura do farol de neblina e adesivo “Outsiderâ€, entre outros itens.
Já o Captur Bose se caracteriza pela exclusividade de uma série limitada. Com sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo, o SUV enriquecerá ainda mais a experiência a bordo. Também começará a ser vendido no primeiro semestre do próximo ano.
Quem visitar o estande da Renault ainda pode conferir a área de esportividade com a série especial do Sandero R.S. Formula One Team, pintada na exclusiva cor amarela Sirius e feita para a promoção Speed Drive, que vai sortear duas unidades do esportivo. Os visitantes podem não apenas conhecer de perto o R.S. 18, o carro da equipe Renault na Fórmula 1, como também têm a oportunidade de viver a experiência de realizar virtualmente uma troca de pneus.
O salão do automóvel é o local ideal para a primeira aparição da picape Alaskan para o público brasileiro. O modelo, com capacidade de carga de 1 tonelada, ainda não tem data para chegar ao paÁs.
Além disso, o estande da marca conta com o inédito Studio Renault Instagram, um espaço exclusivo que servirá de plataforma de criação de conteúdos da Renault em colaboração com o Instagram.
O Instituto Renault também está presente com uma área dedicada Á educação para segurança no trânsito para crianças com o programa “O Trânsito e Euâ€. Na butique presente no estande, além dos produtos da grife Renault, também são comercializados produtos da Associação Borda Viva e Unhileu, entidades que realizam projetos sociais apoiadas pelo Instituto Renault.
A Renault também está presente na área de New Mobility do Salão do Automóvel, com estande e test-drive de dois Zoe e dois Twizy. E o visitante ainda pode testar Kwid, Sandero, Duster e Captur em outra área de test-drive, onde também poderá comprar qualquer veÁculo da marca.
ZOE
O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começa a ser vendido no dia 6 de novembro no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o Zoe.
O Zoe possui autonomia superior a 300 quilÁ´metros (ciclo WLTP), graças Á bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veÁculo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.
A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso.
O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrÁ´nica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veÁculo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no inÁcio de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.
Desde o lançamento, o Zoe é o carro-chefe da tecnologia Renault Z.E., representando a excelência elétrica do Grupo. Entre os destaques desta tecnologia estão a frenagem regenerativa e a bomba de calor, que maximizam a autonomia.
Todos os veÁculos elétricos de série do Grupo Renault são projetados e concebidos pelos designers e engenheiros do Technocentre Renault, localizado em Guyancourt (região de Paris), sendo produzidos nas fábricas do Grupo. Esta expertise elétrica é concentrada principalmente na França, onde é realizada a concepção e produção com alto valor agregado. A Renault é responsável pela concepção e produção do Zoe e da maioria dos seus sistemas mecânicos.
– O Zoe é o primeiro carro concebido na Europa exclusivamente para a tecnologia 100% elétrica.
– O Zoe é produzido na fábrica Renault de Flins (região de Paris).
– O motor R90 do ZOE foi totalmente concebido pela Renault, resultando no depósito de 95 patentes. Uma das maiores inovações deste desenvolvimento consiste na miniaturização do Power Electronic Controller (Controlador EletrÁ´nico de Potência), para integrar o módulo de interconexão, a eletrÁ´nica de potência e o carregador Caméléon, com um volume 25% menor em relação ao motor anterior.
– O motor R90 é produzido na fábrica da Renault de Cléon (região da Normandia), onde o Grupo concentra a produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport, etc.).
– Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe fazem parte dos sistemas mecânicos 100% Renault. Concebidos pela Engenharia de Chassis e VeÁculos Elétricos do Grupo Renault, eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).
Dirigir um veÁculo elétrico Renault é incrivelmente surpreendente, pois as acelerações e retomadas são vigorosas mesmo em rotações mais baixas, sem qualquer ruÁdo do motor ou vibrações.
O Zoe é um veÁculo ágil, fácil de manobrar e agradável ao dirigir, graças a um chassi adaptado Á s especificidades elétricas e ao trabalho realizado no ajuste da direção, pneus e amortecedores.
– Em uma fração de segundo, o motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 22,9 kgfm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.
– A aceleração é fluida, perfeitamente linear e sem solavancos. Do ponto de vista do condutor, é como se ele tivesse o melhor câmbio automático do mercado.
– Paralelamente, a natureza elétrica do Zoe proporciona uma condução mais tranquila principalmente graças Á ausência de ruÁdo do motor e vibrações.
– O som medido na cabine do Zoe entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é 2 a 3 vezes menor se comparado a um veÁculo térmico de potência equivalente.
A Renault já vendeu mais de 150 veÁculos 100% elétricos no Brasil para empresas como a Itaipu, Fedex, Transportadora Patrus e Natura, entre outras.
SYMBIOZ
Para a Renault, a mobilidade do futuro é autÁ´noma, conectada e elétrica. O conceito Symbioz é a representação máxima dessa visão, que joga luz na sociedade de 2030, que demandará mais integração no seu ecossistema. Por isso, o conceito vislumbra como seria o carro enquanto extensão do lar, explorando a simbiose entre a pessoa e sua vida como um todo.
Com 4,70 metros de comprimento (para uma largura de 1,98 metro e altura de 1,35 metro), o conceito Renault Symbioz é um sedã monovolume futurista, cujas dimensões externas correspondem a um veÁculo do segmento D. Entretanto, o amplo espaço interno modulável é equivalente ao de um veÁculo do segmento E.
Com uma forma que corresponde Á arquitetura de uma casa sem desnaturar a linha do veÁculo, esta parte superior otimiza a luminosidade a bordo da cabine. Tudo isso para viajar em um espÁrito de luminosidade desta grande sala de estar, com amplas superfÁcies envidraçadas.
O desenho da parte inferior é totalmente alinhado com o DNA do estilo “French Design†da Renault: atraente e acolhedor, com linhas fluidas e dinâmicas.
A carroceria em fibra de carbono exibe uma pintura em dois tons de cobre. O tratamento fosco na frente remete Á autenticidade e Á serenidade. O tratamento mais acetinado e brilhante na traseira sugere a elegância e o refinamento.
- Tanto na frente quanto na traseira encontra-se a assinatura luminosa dos faróis em formato de C (C-Shape). Maior, mais alongada e estilizada, ela faz um link entre a identidade deste conceito e a gama de veÁculos Renault atual.
- Os faróis traseiros apresentam efeitos visuais dinâmicos, graças a pequenas aletas luminosas que se abrem em função da intensidade da frenagem.
- A terceira luz de freio é integrada ao defletor aerodinâmico localizado no prolongamento do teto. Seus efeitos gráficos verticais também são encontrados sob o para-choque, no farol de neblina traseiro.
- O design das rodas do Symbioz remete Á aerodinâmica e Á leveza dos raios das rodas das bicicletas. Elas são revestidas com pneus Michelin slimline de banda estreita, que foram especialmente desenvolvidos pelo fabricante francês para maximizar a eficiência energética do veÁculo.
- O logo Renault que aparece na frente, na traseira e nas laterais do veÁculo é iluminado no modo autÁ´nomo.
- Os defletores traseiros da carroceria parecem torres de controle, integrando sensores e câmeras utilizados pelo sistema de condução autÁ´noma.
O conceito Renault Symbioz foi pensado como uma autêntica extensão da casa quando em rodagem. Como se fosse uma flor abrindo suas pétalas, o Symbioz abre suas portas por meio de uma dupla ação cinemática: na parte inferior elas se abrem para trás e, na parte superior envidraçada, elas se movem como se fossem as asas de uma borboleta. Este sistema exclusivo de abertura é possÁvel graças Á ausência da coluna central, fazendo com que o ato de se acomodar a bordo se assemelhe a entrar em sua própria casa. Não é preciso se contorcer e nem segurar em uma coluna, pois basta passar pela soleira para poder se acomodar no sofá que gira automaticamente para fora, facilitando o ato de entrar no veÁculo.
– O design interno do Symbioz foi pensado e otimizado para o bem-estar dos passageiros, para permitir que eles aproveitem mais os momentos em que a condução é delegada a um dos modos do sistema autÁ´nomo. Durante o trajeto, tudo fica mais fácil e mais agradável.
– A tela de Ultra Alta Definição OLED (diodo emissor de luz orgânico), localizada Á frente do condutor, reúne em toda a extensão as informações do painel de instrumentos e do sistema multimÁdia.
– Durante a passagem para o modo autÁ´nomo, a coluna de direção e o volante se escamoteiam, enquanto os pedais e o painel de instrumentos recuam automaticamente em aproximadamente 15 cm. Já os bancos se transformam em autênticas poltronas.
– Uma pequena tela de notificações aparece no campo de visão, acima do volante – quando este está no modo retrátil, ela fica Á vista do condutor. Esta tela exibe os principais marcadores do painel de instrumentos.
– Esta transformação é mais completa quando o condutor não está sozinho a bordo. Junto com o passageiro dianteiro, eles se viram de frente para os outros passageiros localizados na traseira, graças aos bancos pivotantes em 180°, cujos descansos para os braços desaparecem para facilitar a manobra.
– Ao mesmo tempo, surge entre os bancos uma pequena mesa com estrutura metálica e tampo em mármore, facilitando a conversa entre os passageiros e permitindo compartilhar as atividades como se fosse uma sala de estar.
– Pequenas telas “touchscreen†que remetem a relógios de pulso estão integradas a cada cinto de segurança. Elas permitem que os passageiros tenham os diferentes controles do carro (ar-condicionado, música, etc.) ao alcance da mão, mesmo quando os bancos estão virados. Para o condutor, estes dispositivos incluem o controle da condução para, por exemplo, preparar a desativação do modo autÁ´nomo.
– Equipado com uma motorização Z.E. 100% elétrica, o conceito Renault Symbioz se insere totalmente na estratégia e na expertise da marca em torno da assinatura Zero Emissão.
– Os dois motores elétricos com Ámãs permanentes – que oferecem uma relação potência/massa e torque/massa elevada – do Symbioz está localizada no eixo traseiro, sendo cada um associado a uma roda. Esta configuração permite uma distribuição diferente do torque sobre cada roda para melhorar a agilidade do veÁculo e a aderência ao solo nas curvas.
– Este sistema de tração traseira oferece também uma melhor transmissão da potência ao solo, para um prazer de condução ainda maior.
– Em termos de performance, o Symbioz apresenta uma potência de 500 kW e um torque máximo de 67,34 kgfm em pico. Ele passa de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. A autonomia fornecida pelas baterias de 72 kWh é superior a 500 km em uso real em autoestradas. A recarga de 80% da capacidade é feita em apenas 20 minutos.
KWID OUTSIDER
Com inÁcio de vendas previsto para o primeiro semestre de 2019, o Kwid também será oferecido na versão Outsider, ampliando a gama do SUV dos compactos. A nova versão se diferencia por itens estéticos, como barras de teto, faixas laterais, skis (frontal e traseiro), molduras dos faróis de neblina e adesivo “Outsiderâ€, entre outros itens.
No interior, a versão Outsider traz um novo tecido para os bancos, com detalhes em laranja – cor que se repete na manopla do câmbio, nos aeradores, na moldura do sistema multimÁdia Media Nav e nas portas.
LÁder do segmento de entrada, o Kwid passa das 50 mil unidades emplacadas no ano. Além de atributos como segurança, economia e espaço interno, o jeito inovador de vender carro também alçou o Kwid Á posição de destaque nos emplacamentos. Uma inovação nesse sentido foi o lançamento do K-Commerce, a mais completa plataforma on-line para a compra de um veÁculo, que está no ar desde janeiro. Mais de 13 mil Kwid já foram vendidos por meio do K-Commerce.
O processo é simples: basta se cadastrar no site loja.renault.com.br e configurar o carro (versão e pintura). DaÁ é só escolher a forma de pagamento e a concessionária para retirada do veÁculo. Durante o processo, o cliente visualiza informações como valor de entrada e das prestações e previsão de entrega. O cliente pode, inclusive, submeter seu usado a avaliação.
SANDERO R.S.
Desde 1976 a Renault Sport apimenta os modelos da marca. No currÁculo estão inúmeros carros de corrida e até uma minivan de absurdos 820 cv, a Espace F1. Há três anos, foi a vez de 75 engenheiros trabalharem no Sandero R.S., o primeiro modelo da divisão esportiva produzido no Brasil.
Para transformar o Sandero em um autêntico esportivo, a divisão R.S. mexeu na alma do carro. A lista de mudanças vai além dos adesivos espalhados pela carroceria. A suspensão foi rebaixada em 2,6 cm, as molas ficaram mais rÁgidas, o escapamento ganhou saÁda dupla, os discos de freio (nas quatro rodas) ficaram maiores e o sistema de direção foi recalibrado. Acoplado a um câmbio de seis marchas, o motor 2.0 16V recebeu algumas mudanças para alcançar respeitáveis 150 cv. O resultado é um carro instigante numa pista e prático no uso urbano.
A série especial Sandero R.S. Formula One Team, pintada na exclusiva cor amarela Sirius, foi feita especialmente para ser sorteada na promoção Speed Drive Renault. O cliente pode concorrer fazendo um test-drive da marca, comprando um veÁculo Renault ou realizando um serviço de pós-venda. A promoção é válida também para os tests-drive feitos no Salão do Automóvel, tantos dos carros elétricos como dos outros veÁculos da gama.