No dia mundial sem carro, a Stock E-Bike foi realizada na tarde deste sábado no interior de São Paulo; a ação chamou a atenção para a causa da mobilidade urbana
A Stock Car aderiu, neste sábado (22) ao Dia Mundial Sem Carro, e de uma maneira inusitada por se tratar de esporte a motor: os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro permaneceram de macacão e capacete, mas vem vez de acelerar a quase 300 por hora, eles pedalaram bicicletas por uma versão mais curta do circuito do Velo CittÁ , em Mogi Guaçu (SP).
Cada equipe participante formou sua dupla de pilotos para a disputa na pista, que teve largada no estilo Le Mans (com os pilotos atravessando a pista em direção Á s bicicletas).
No fim das duas voltas de competição, a vitória ficou com a dupla da Eurofarma RC, formada por Daniel Serra e por seu engenheiro Joselmo Barcick, o Polenta. Em segundo ficaram os pilotos da Prati-Donaduzzi, Julio Campos e Antonio Pizzonia, com Bruno Baptista e Lucas di Grassi cruzando em terceiro pela Hero Motorsport. A comemoração teve pódio e estouro de champanhe.
â€œÉ muito mais fácil no carro. Nós somos competitivos: até na brincadeira a gente quer ganhar. Foi muito legal. Mas eu me matei no começo, e a gente sai empolgado na descida e quando chega a subida já demos tudo. A causa foi muito bacana, e também ajudou os pilotos a dar uma descontraÁdaâ€, afirmou Serra.
A Stock E-Bike foi um evento organizado pela Stock Car e que contou com apoio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da EDG, que forneceu as bicicletas do modelo Niobium e-Bike.
Para Rodrigo Amado, Gerente Geral de Mobilidade da CBMM, o envolvimento na causa é altamente positivo. “Foi exatamente como a CBMM vem trabalhando, com modalidades diferentes de mobilidade, e a gente não acredita somente em uma única tecnologia; nós acreditamos em uma mistura de tecnologias e regiões as utilizando. Isso foi uma amostra do que vai ser no dia a dia, na rotina das pessoas. Adoramos a ativação, e gostei que os pilotos aderiram Á ideia. O ambiente da Stock Car é muito competitivo, mas ao mesmo tempo bastante amigável, ainda mais em um lugar maravilhoso como este que foi escolhido a dedo para realizarmos a Stock E-Bikeâ€, elogiou.
“Como principal categoria do automobilismo nacional, onde um dos protagonistas é o carro, a gente não podia ficar de fora de uma ação inusitada como essa no Dia Mundial Sem Carroâ€, destacou Rodrigo Mathias, CEO da Stock Car. “Então, temos que incentivar outros meios de mobilidade. A ideia foi trazer aqui e promover uma corrida de bikes com os pilotos, as equipes, onde eles podem se confraternizar e a categoria se mostrar também de uma outra forma, mais interativa, todo esse relacionamento e universo, que normalmente é feito dentro dos carros, agora em cima das bicicletasâ€, seguiu.
Para Fabio Guillaumon, CEO da EDG, que forneceu as bicicletas, feitas em nióbio, para a corrida, foi interessante acompanhar de perto toda a competitividade dos pilotos na disputa. “Para nós foi uma sensação de extrema satisfação em ver como o evento todo se desenrolou com a corrida, ver a competitividade limpa dos pilotos e principalmente o desejo deles em ganhar a bicicleta. Para nós, conseguir introduzir como essa no meio automobilÁstico foi realmente uma experiência muito interessante para todosâ€, comentou.
Neste domingo (23), os pilotos voltam ao seu habitat natural, dentro dos carros da Stock Car, para a disputa da nona etapa da temporada, cujas corridas acontecem Á s 13 e 14 horas com transmissão ao vivo pelo canal Sportv3.
Resultado – Stock E-Bike:
1. Eurofarma RC – 2 voltas em 5min01s982
2. Prati-Donaduzzi Racing – a 4s809
3. Hero Motorsport – a 5s941
4. Bardahl Hot Car – a 8s125
5. Cimed Chevrolet Racing Team – a 10s001
6. Cavaleiro Sports – a 12s530
7. Ipiranga Racing – a 13s608
8. Vogel Motorsport – a 15s232
9. Blau Motorsport – a 21s472
10. Eisenbahn Racing Team – a 28s356
11. Full Time Sports – a 28s715
12. Cavaleiro Contuflex – a 37s872
13. Cimed Chevrolet Racing – a 38s982
14. Full Time Bassani – a 48s187