Há cerca de quatros meses, Guilherme Figueiredo iniciou sua temporada de competições na Europa com um desempenho positivo no circuito de Lonato. Agora, de volta ao tradicional circuito italiano, o sergipano de 13 anos teve um fim de semana de ótimos resultados pela 2ª etapa do Troféu Academy da FIA, conquistando sua primeira vitória em solo europeu e fechando a disputa com o 2º lugar no pódio.
Representando o Brasil na competição criada pela Federação Internacional de Automobilismo com o objetivo de revelar os novos talentos do esporte, onde todos os competidores utilizam equipamentos idênticos, Guilherme já havia andado entre os mais rápidos na etapa inaugural, na França, entre os 51 competidores de mais de 40 nacionalidades diferentes. Para Lonato, um dos poucos circuitos onde o piloto corre mais de uma vez neste ano, a expectativa de uma forte performance se confirmou desde as primeiras atividades.
Os treinos livres começaram na sexta-feira, e o sergipano se manteve sempre entre os 5 melhores. Na tomada de tempos, realizada no mesmo dia, ele fez o segundo melhor tempo de seu grupo, e 4º no geral, a apenas 0.066s da pole position, garantindo assim um lugar na primeira fila de largada para todas as corridas classificatórias.
No sábado, aconteceram dois heats, quando os pilotos se enfrentam entre si em corridas de nove voltas cada, somando dois 3º lugares. Já na manhã deste domingo (15), Guilherme fez uma grande prova classificatória, e cruzou a linha de chegada em 1º, conquistando sua primeira vitória na Europa, com uma vantagem de mais de 1,5s para o segundo colocado. Na soma dos resultados, ele assegurou o 3º lugar na largada para a decisão da etapa.
A corrida final foi emocionante, e confirmou todo o potencial e preparo de Guilherme. Logo no inÁcio, ele assumiu a segunda posição e chegou a pressionar o lÁder. Na metade da prova, ele foi ultrapassado, mas seguiu acompanhando seu adversário, conseguindo retomar a posição na parte final da corrida e comemorar o 2º lugar, levando a bandeira brasileira ao pódio.
Com os resultados da etapa, Guilherme Figueiredo somou 28 pontos, subiu de 22º para 6º na classificação geral do campeonato, e vai com chances matemáticas do tÁtulo para a 3ª etapa, já que ainda está tudo em aberto. A decisão do Troféu Academy acontece entre os dias 7 e 9 de setembro, em Genk, na Bélgica.
Agora, o piloto retorna para o Brasil, direto para a disputa da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, na pista da Granja Viana, em São Paulo. Gui vai competir na nova categoria Codasur Júnior, representando o Estado do Sergipe, já que todos os 36 inscritos foram indicados conforme critérios de suas federações locais. Os treinos começam já nesta terça-feira (17) e a grande final será no sábado (21).
Guilherme Figueiredo tem o apoio de Banese Card, Maratá, Banese Corretora de Seguros e Restaurante Karrancas.
Gui Figueiredo:
“Estou muito feliz com esse resultado, trabalhei demais para isso! O formato do Academy é diferente, todos têm equipamento iguais, e contamos apenas com um mecânico para nos dar suporte, então o equilÁbrio é enorme. Essa primeira vitória e pódio na Europa nos deixa muito animados para os próximos desafios que teremos aqui, e com o objetivo de conseguir o melhor resultado possÁvel na Bélgica, buscando terminar o campeonato no top-5. Além disso, chego embalado na disputa do Brasileiro de Kart. Participei da etapa preparatória, e acredito que poderemos brigar pelas primeiras posições lá tambémâ€.