O francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) conquistou o tÁtulo da temporada 2017/2018 da Fórmula-E. O tÁtulo foi garantido com o quinto lugar na primeira prova da rodada dupla de Nova Iorque, nos EUA, última da temporada. O brasileiro Lucas di Grassi (Abt) venceu a prova, disputada no sábado (14/07). Neste domingo (15/07) Vergne venceu a segunda prova, coroando a temporada.
Prova 1:
Di Grassi venceu a primeira prova da rodada. Foi a segunda vitória consecutiva do brasileiro, e oitava na categoria. O alemão Daniel Abt completou a dobradinha da Audi. O suÁço Sébastien Buemi (Renault e.dams) fechou o pódio.
Depois de alinhar apenas em 11º, di Grassi fez um grande começo de prova, com diversas ultrapassagens. Alcançando a segunda posição na 20ª volta, ao ultrapassar Buemi.
Depois da parada nos boxes, para a troca de carro, o campeão de 2016/2017 assumiu a ponta na 24ª volta, ao superar Abt. No restante de prova di Grassi controlou os ataques de Abt, cruzando a linha de chegada com 0s965 de vantagem. Pole-position Buemi foi o terceiro.
O francês Tom Dillmann (Venturi) terminou em quarto, seguido por Vergne e o alemão Nick Heidfeld (Mahindra).
Os alemães Andre Lotterer (Techeetah) e Maro Engel (Venturi), o britânico Sam Bird (DS Virgin), que disputava o tÁtulo com Vergne, e o francês Nicolas Prost (Renault e.dams) fecharam a zona de pontos.
O brasileiro Nelsinho Piquet (Jaguar) abandonou.
Final, prova 1, sábado 14/07:
1 – Lucas Di Grassi (Audi) – Audi – 43 voltas
2 – Daniel Abt (Audi) – Audi – 0.965
3 – Sebastien Buemi (Renault) – Renault e.dams – 2’’583
4 – Tom Dillmann – (Venturi) – Venturi – 4’’090
5 – Jean-Eric Vergne (Renault) – Techeetah – 4’’679
6 – Nick Heidfeld (Mahindra) – Mahindra – 5’’142
7 – Andre Lotterer (Renault) – Techeetah – 5’’810
8 – Maro Engel (Venturi) – Venturi – 6’’312
9 – Sam Bird (DS Virgin) – DS Virgin – 6’’833
10 – Nicolas Prost (Renault) – Renault e.dams – 8’’389
11 – Antonio Felix da Costa (Andretti) – Andretti – 9’’114
12 – Stéphane Sarrazin (Andretti) – Andretti – 13’’242
13 – Jerome D’Ambrosio (Penske) – Dragon – 13’’805
14 – Felix Rosenqvist (Mahindra) – Mahindra – 35’’452
15 – Luca Filippi (NextEv) – NIO – 1’29’’169
Volta mais rápida: Daniel Abt 1’15’’082
Abandonos:
Alex Lynn (DS Virgin) – DS Virgin – 33 voltas
Jose Maria Lopez (Penske) – Dragon – 30 voltas
Nelson Piquet (Jaguar) – Jaguar – 30 voltas
Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 0 volta
Oliver Turvey (NextEV) – NIO – Não largou
Prova 2:
Neste domingo (15/07) Vergne venceu a prova de encerramento da temporada. Foi a sua quarta vitória na temporada, e quinta na categoria. Di Grassi e Abt completaram o pódio, garantindo a Audi o tÁtulo de construtores.
Terceiro no grid Verge assumiu a ponta logo nas primeiras voltas. E resistiu aos ataques de di Grassi nas voltas finais, vencendo com 0s5 de vantagem. Abt fechou o pódio.
Buemi foi o quarto, seguido pelo sueco Felix Rosenqvist (Mahindra), o neozelandês Mitch Evans (Jaguar) e Piquet. Heidfeld, Lotterer, que levou largou em segundo, mas levou uma punição de dez segundos por queima de largada, e Bird fecharam a zona de pontos.
Vergne somou 198 pontos. Di Grassi foi o vice-campeão com 144, seguido por Bird com 143.
Final, prova 2, domingo 15/07:
1 – Jean-Eric Vergne (Renault) – Techeetah – 43 voltas
2 – Lucas Di Grassi (Audi) – Audi – 0.508
3 – Daniel Abt (Audi) – Audi – 1’’287
4 – Sebastien Buemi (Renault) – Renault e.dams – 1’’780
5 – Felix Rosenqvist (Mahindra) – Mahindra – 12’’146
6 – Mitch Evans (Jaguar) – Jaguar – 20’’050
7 – Nelson Piquet Jr (Jaguar) – Jaguar – 20’’592
8 – Nick Heidfeld (Mahindra) – Mahindra – 24’’275
9 – Andre Lotterer (Renault) – Techeetah – 28’’821
10 – Sam Bird (DS Virgin) – DS Virgin – 32’’810
11 – Nicolas Prost (Renault) – Renault e.dams – 34’’100
12 – Stéphane Sarrazin (Andretti) – Andretti – 34’’594
13 – Ma Qing Hua (NextEV) – NIO – + 1 volta
14 – Alex Lynn (DS Virgin) – DS Virgin – + 1 volta
15 – Antonio Felix da Costa (Andretti) – Andretti – + 3 voltas
Volta mais rápida: Daniel Abt 1’15’’552
Abandonos:
Maro Engel (Venturi) – Venturi – 15 voltas
Luca Filippi (NextEv) – NIO – 7 voltas
Jerome D’Ambrosio (Penske) – Dragon – 6 voltas
Jose Maria Lopez (Penske) – Dragon – 5 voltas
Tom Dillmann – (Venturi) – Venturi – 4 voltas
Campeonato, pilotos:
1.Vergne 198; 2.Di Grassi 144; 3.Bird 143; 4.Buemi 125; 5.Abt 120; 6.Rosenqvist 96; 7.Evans 68; 8.Lotterer 64; 9.Piquet 51; 10.Turvey 46.
Campeonato, construtores:
1.Audi 264; 2.Techeetah 262; 3.DS Virgin 160; 4.Mahindra 138; 5. Renault e.dams 133; 6.Jaguar 119; 7.Venturi 72; 8.NIO 47; 9.Dragon 41; 10.Andretti 24.