O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) venceu neste domingo (26/03) o GP da Austrália, em Melbourne, etapa de abertura da temporada. A dupla da Mercedes, o britânico Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas completaram o pódio.
A volta de formação do grid, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) teve problemas em seu carro. Com a largada sendo abortada, e a prova caindo de 58, para 57 voltas. Ricciardo foi para os boxes, conseguindo largar com duas voltas de atraso.
Pole-position Hamilton manteve a ponta na largada, seguido por Vettel, Bottas e Raikkonen. Nas primeiras curvas, o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) e o sueco Marcus Ericsson (Sauber) se tocaram, com os carros indo para a área de escape. Os dois retornaram a prova.
Na 15ª volta, o francês Romain Grosjean (Haas), que vinha na sétima posição, abandonou, com problemas mecânicos.Â
Duas voltas depois Hamilton entrou nos boxes, trocando os pneus ultramacios pelos macios. O britânico voltou em quarto lugar. Vettel assumiu a ponta, seguido por Bottas, o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o holandês Max Verstappen (Red Bull) e Hamilton.
Na 22ª volta Vettel entrou nos boxes. Com Bottas assumindo a ponta por duas voltas, até entrar nos pits. Raikkonen liderou uma volta, parando nos boxes na 26ª volta.
Vettel retornou a liderança, em definitivo, seguido por Hamilton (que perdeu tempo atrás de Verstappen), Bottas e Raikkonen. Nas voltas seguintes, Vettel abriu seis segundos de vantagem sobre Hamilton. Que tinha cinco segundos para Bottas.
O alemão da Ferrari foi abrindo mais vantagem sobre Hamilton, que passava a sofrer pressão de Bottas. No final, Vettel recebeu a bandeirada com 9s975 de vantagem sobre Hamilton. Bottas, apenas 1s5 atrás de Hamilton, completou o pódio.
Raikkonen foi o quarto, seguido por Verstappen e o brasileiro Felipe Massa (Williams). O mexicano Sergio Pérez (Force India) foi o sétimo, seguido dupla da Toro Rosso, o espanhol Carlos Sainz Jr. e Danii Kvyat. O francês Esteban Ocon (Force India) fechou a zona de pontos. conquistando o seu primeiro ponto na categoria.
O estreante italiano Antonio Giovinazzi (Sauber) terminou na 12ª posição. O outro estreante, o canadense Lance Stroll (Wiliams) abandonou na 43ª volta.
Vettel lidera o campeonato com 25 pontos, seguido por Hamilton com 18 e Bottas com 15.
A próxima etapa acontece no dia 09 de abril, o GP da China, em Shangai.
Final:
1. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 57 voltas
2. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes +9.975s
3. Valtteri Bottas FIN Mercedes-Mercedes +11.250
4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +22.393s
5. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG +28.827
6. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +1m 23.386s
7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta
8. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault +1 volta
9. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault +1 volta
10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1 volta
11. Nico Hulkenberg ALE Renault – Renault +1 volta
12. Antonio Giovinazzi ITA Sauber – Ferrari +2 voltas
13. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda +2 voltas
Abandonos:
14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 53 voltas
15. Kevin Magnussen DIN Haas-Ferrari 49 voltas
16. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 43 voltas
17. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAGÂ Â Â 28 voltas
18. Marcus Ericsson SUE Sauber – Ferrari 23 voltas
19. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault   18 voltas
20. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 15 voltas