O terrÁvel acidente protagonizado por Fernando Alonso durante o Grande Prêmio da Austrália, na estreia da atual temporada da Fórmula 1, passou por uma grande investigação. Segundo o relatório da FIA, o espanhol bateu a 305 km/h, e o impacto chegou aos 46G (força da gravidade).
No incidente em Melbourne, o bicampeão mundial escapou da batida sem lesões sérias. Porém, precisou ausentar-se do Grande Prêmio subsequente, realizado no Bahrein, por ter fraturado algumas costelas.
Os detalhes do acidente foram extraÁdos da nova câmera direcionada para a traseira dos carros. Esta foi a primeira vez em que as gravações captadas pelo dispositivo foram utilizadas para análise.
De acordo com o relatório, o piloto espanhol estava a 313 km/h durante sua tentativa de ultrapassagem sobre Esteban Gutiérrez. Depois do impacto de 305 km/h, Alonso teve sua suspensão dianteira quebrada, além de ter batido a cabeça na parte esquerda do suporte duas vezes.
“Do impacto inicial de 305 km/h, o carro de Alonso foi capaz de gerenciar três grandes desacelerações e uma fase de ar sem maiores danos para o pilotoâ€, afirmou o relatório. “Isto ocorreu graças ao sistema de segurança do carro, que funcionou corretamente para este ´propósitoâ€.
Fonte: GazetaEsportiva.Net