O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (05/07), o GP da Inglaterra, em Silverstone, nona etapa da temporada. Foi a quinta vitória de Hamilton no ano, e 38ª na categoria. O alemão Nico Rosberg completou a dobradinha da Mercedes. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) fechou o pódio.
O brasileiro Felipe Massa (Williams) fez uma grande largada, saindo da terceira posição, para a liderança. Hamilton, que alinhou na pole, era o segundo, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas (Williams), que superou Rosberg.
Logo nas primeiras curvas, um acidente envolvendo as duplas da Lotus e McLaren, acionou o Safety-Car. O francês Romain Grosjean, o venezuelano Pastor Maldonado e o britânico Jenson Button abandonaram. O espanhol Fernando Alonso conseguiu levar a sua McLaren para os boxes, com a equipe trocando o bico do carro.
Na relargada, Hamilton foi para a cima de Massa, mas errou, foi para a área de escape e foi superado por Bottas, e quase perdeu também a posição para Rosberg.
Sem conseguir superar os carros da Williams, Hamilton foi o primeiro dos lÁderes a entrar nos boxes, na 19ª volta. E colocou pneus duros.
Na volta seguinte Massa foi para os boxes, junto com Rosberg. O brasileiro conseguiu sair a frente do alemão, mas Hamilton já havia assumido a liderança. Bottas fez a sua parada, e voltou atrás de Massa. Com pista livre, Hamilton foi abrindo vantagem.
Na 34ª volta o espanhol Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) ficou parado na entrada da reta principal. O Safety-Car Virtual foi acionado, para a retirada do carro. E a chuva, já esperada, começou a ciar, de forma leve.
Com a chuva aumentando, mas sem os pilotos entrarem nos boxes para a troca de pneus, Bottas errou, e foi superado por Rosberg na 41ª volta. Hamilton também deu uma escapada da pista. Com o fraco rendimento da Williams com pista molhada, devido Á baixa pressão aerodinâmica, não demorou e Rosberg superou Massa. O alemão então partiu para cima de Hamilton.
Com a chuva aumentando, Hamilton foi para os boxes, colocar os pneus intermediários, na 54ª volta. Rosberg entrou na sequencia.
A Williams errou; ao não chamar os carros para os boxes. Massa e Bottas tiveram que fazer uma volta mais lenta, antes de entrarem nos boxes. Com isso, a dupla foi superara por Vettel, que havia antecipado a sua parada.
No final, Hamilton venceu com dez segundos de vantagem sobre Rosberg. Vettel foi o terceiro.
Foi a terceira vitória de Hamilton em Silverstone (2008,2014 e 2015).
Massa terminou em quarto, seguido por Bottas. O russo Daniil Kvyat (Red Bull) foi o sexto, seguido pelo alemão Nico Hulkenberg (Force India) e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari).
O mexicano Sergio Pérez (Force India) e Alonso completaram a zona de pontos. Foi o primeiro ponto do espanhol no ano.
O brasileiro Felipe Nasr (Sauber) com problemas no câmbio, não largou.
Hamilton lidera o campeonato com 194 pontos, seguido por Rosberg com 177 e Vettel com 135. Massa é o sexto com 74 e Nasr com 16 pontos, ocupa a 11ª posição.
A próxima etapa acontece no dia 26 de julho, o GP da Hungria, em Hungaroring.
Final:
1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes   52 voltas em 1h31m27s729
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes +10.9s
3. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari   +25.4s
4. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +36.8s
5. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1m01.1s
6. Daniil Kvyat   RUS Red Bull-Renault +1m 03.9s
7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +1m 18.7s
8. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +1 volta
9. Sergio Perez   MEX Force India-Mercedes +1 Volta
10. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda   +1 volta
11. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta
12. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +3 voltas
13. Will Stevens GBR Manor-Ferrari +3 voltas
Abandonos:
Carlos Sainz Jr  ESP Toro Rosso-Renault 31 voltas
Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 21 voltas
Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 3 voltas
Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 1 voltas
Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 0 voltas
Jenson Button GBR McLaren-Honda   0 voltas
Não largou:
Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari
Foto: FIA