F1: GP da China demanda estratégia de pneus

No próximo domingo, dia 15, ocorre na China a terceira prova da temporada 2012 da Fórmula 1. Mais uma vez, as estratégias de pneus irão demandar muito das equipes, pois o circuito de Xangai é um dos mais exigentes do calendário, por suas curvas rápidas e longas, assim como retas compridas e áreas duras de frenagem.

O desenho do circuito na China possui uma área no final da principal linha reta onde os carros passam de 320kph a 68kph em menos de 130 metros de frenagem. Isto significa uma desaceleração de 6G, que é uma das forças mais pesadas que os pneus enfrentarão durante a temporada 2012.

Â

Para encarar este desafio, as equipes vão receber da Pirelli jogos de pneus com compostos médios (P Zero Branco) e macios (P Zero Amarelo) – escolhas que garantem uma boa aderência e desempenho neste circuito. A chuva, no entanto, é uma ocorrência comum nos GPs disputados em Xangai – embora frequentemente leve, costuma ter longa duração – e, para este cenário, serão designados os pneus Cinturato Verde (intermediário). No caso de chuva forte, as equipes terão jogos de Cinturato Azul (chuva) Á  disposição.

Â

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, diz que em 2011, primeiro ano da Pirelli como fornecedora exclusiva da categoria, a China provou ser uma das corridas mais fascinantes da Fórmula 1. “No entanto, a filosofia que adotamos este ano, refere-se Á  janela de alta performance sobre os pneus slick, o que significa que os pilotos devem ser capazes de correr mais rápido e, portanto, mais perto que os seus oponentes”, afirma.

Â

Pneus Pirelli definidos para as seis primeiras etapas da temporada 2012:

Austrália
Macio
Médio

Malásia
Médio
Duro

China
Macio
Médio

Barein
Macio
Médio

Espanha
Macio
Duro

MÁ´naco
Supermacio
Macio

Horários da etapa de Xangai:

Â

12/04 Quinta
23 horas
1º Treino Livre

13/04 Sexta
03 horas
2º Treino Livre

14/04 Sábado
00 horas
3º Treino Livre

14/04 Sábado
03 horas
Treino Oficial

15/04 Domingo
04 horas
Corrida