Entre as atualizações que a BMW introduzirá no carro para o Grande Prêmio da Espanha não estará o difusor duplo. Sem tempo útil para a fabricação do aparato, a escuderia alemã terá apenas uma solução provisória em Barcelona, onde a utilização do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) também já está descartada.
Segundo o chefe de equipes dos alemães, Mario Theissen, não houve tempo para que o polêmico difusor, considerado fundamental para o bom rendimento de Brawn GP e Toyota no Mundial da Fórmula 1 até aqui, fosse fabricado, sendo que é provável que ele entre em ação para a corrida de MÁ´naco, em 24 de maio.
“O pacote aerodinâmico para Barcelona está em desenvolvimento faz tempo, entretanto uma introdução rápida do difusor duplo não nos daria muitos benefÁcios”, afirmou o diretor esportivo, explicando o que mudará, então, no F1.09 para o próximo fim de semana. “Teremos uma atualização substancial, desde a asa dianteira até a traseira. Haverá melhorias em cada detalhe”.
Se antes do inÁcio da temporada Theissen esperava brigar pelo tÁtulo mundial, a BMW chega Á terceira etapa do ano com apenas quatro pontos no Mundial de Construtores, na qual ocupa a sexta colocação. Curiosamente, a equipe foi a primeira a iniciar o desenvolvimento do modelo deste ano, o que inclui o KERS. Entretanto, o novo sistema não será utilizado no circuito espanhol.
“Não teremos o KERS nos dois carros em Barcelona, porque trazer um novo pacote e correr com isso não dá certo”, afirmou o dirigente, avaliando os prós e contra do aparato revolucionário bancado para 2009 por Max Mosley. “Como tecnologia o resultado é muito positivo, funcionando sem falhas. Provavelmente utilizaremos novamente o KERS na Turquia”.
Fonte: Gazeta Esportiva.Net